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DINO - 13 dez, 2016) - A TV passa por reconfigurações a quase todo momento, desde sua existência, não somente em suas programações, mas inclusive no aparelho de televisão. Com a chegada de novas tecnologias, novamente ela precisa se reinventar e aderir a esses novos meios tecnológicos, transformando o aparelho acessível para internet e reformulando a forma de se fazer TV. Uma pesquisa realizada por Carlos Eduardo Marquioni se propôs a analisar os programas jornalísticos atuais da TV aberta brasileira, verificando qual o impacto dessas atualizações.
Tomando como referência as redes Globo e a Record, essa obra aborda as similaridades entre os programas jornalísticos Jornal Nacional e Jornal da Record, além das revistas eletrônicas Fantástico e Domingo Espetacular. Programas jornalísticos na TV aberta brasileira: entre atualizações da experiência televisual e a manutenção de antigos contratos de leitura envolve a possibilidade de constatar, no passado da TV, um cenário e um padrão no qual a definição das grades de programação pela TV Excelsior e Globo foi utilizada como referência (e adotada) pelas demais emissoras.
Em uma grande corrida pela maior audiência, as emissoras estão sempre procurando a melhor forma de segurar o telespectador, que muitas vezes pode ser perdido por conta dos comerciais, indispensáveis devido ao seu patrocínio. Com isso, táticas como diminuir a quantidade de comerciais ou até mesmo trocar o horário da programação em questão são importantíssimas nesse processo de busca pela audiência.
"Enquanto, por um lado, a audiência vem desenvolvendo uma nova experiência, de Segunda Tela, por outro, as emissoras de TV aberta [...], parecem não acompanhar o ritmo do avanço experiencial. O cenário tem acarretado queda de audiência (eventualmente apontada como fuga da audiência para a internet) e consequente preocupação com investimentos pelos anunciantes" (Carlos Eduardo Marquioni).
A obra tem por objetivo analisar o cenário atual da TV brasileira, através dos programas jornalísticos, frente à chagada da internet e novas tecnologias, observando as redefinições e adaptações culturais que ocorrem independentemente de iniciativas das emissoras ou do interesse dos anunciantes.
Ficha Técnica
Editora: Paco Editorial
Autor: Carlos Eduardo Marquioni
Páginas: 220
Formato: 14x21 cm
ISBN: 9788546206148
Sobre o autor:
Carlos Eduardo Marquioni é doutor e mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), além de graduado em Análise de Sistemas pela PUC-Campinas. Investiga adaptações culturais no processo comunicacional e variações na experiência motivadas pelo uso de novas materialidades tecnológicas. É professor adjunto do PPGCom (mestrado e doutorado) da UTP, vice-coordenador do GP Estudos de Televisão e Televisualidades da Intercom, atuando, também, como pesquisador nos seguintes grupos de pesquisa: Interações Comunicacionais, Imagens e Culturas Digitais (INCOM ? PPGCOM UTP/Curitiba) e Estudos Culturais (GECu ? FCHS Unesp/Franca).