Releases 05/04/2015 - 22:39

Consultora da Netfarma esclarece as diferenças entre alergia e intolerância alimentar


(DINO - 05 abr, 2015) - Basta ingerir um determinado tipo de alimento para desencadear uma reação, que pode ir de um simples desconforto a uma crise que pode até colocar a vida em risco. Como identificar se um problema recorrente relacionado à alimentação se trata de uma alergia ou intolerância alimentar? A dra. Sulanne Oliveira, nutricionista e consultora da farmácia online Netfarma (www.netfarma.com.br) explica cada uma, em detalhes, e dá dicas de como evitá-las.

Alergia Alimentar

Segundo a especialista, "a alergia é a reação do sistema imunológico que produz anticorpos para se defender de uma substância estranha para o organismo. Também conhecida como hipersensibilidade alimentar", ela é mais comum em crianças, principalmente, menores de 3 anos de idade, mas pode acompanhar o indivíduo por toda a vida. Entre os alimentos que oferecem mais risco de desencadear reação alérgica estão leite, ovos, amendoim, frutos do mar e comidas com glúten, presente na farinha de trigo, por exemplo. Os sintomas rápidos, normalmente, são coceira, rouquidão e dificuldade para respirar, mas outros como congestão nasal, inchaço, náuseas, cólicas, vômitos e diarreias também podem aparecer. "Nos casos mais graves, há o risco de ocorrer uma reação anafilática, extremamente grave e que requer socorro imediato ao paciente. Tontura, dificuldade para respirar ou deglutir e queda de pressão são alguns sinais de alerta que apontam para esse quadro", orienta a nutricionista.

O grau da crise varia de acordo com a quantidade de alimento ingerida e com a idade e condições de saúde da pessoa. O diagnóstico é concluído após análise do histórico do paciente, dos sintomas e após testes como o de pele, que identificam a reação de anticorpos para substâncias suspeitas. "Excluir o alimento da dieta e substituí-lo por outro que não provoque a reação é a forma mais segura de evitar as crises. O acompanhamento médico é imprescindível, assim o paciente não fica sujeito a cair em ciladas, como por exemplo, ingerir um alimento diferente, mas do mesmo grupo do que é nocivo ao seu organismo e acabar sofrendo a mesma reação", afirma a consultora da Netfarma.

Intolerância Alimentar

De acordo com a nutricionista consultora da Netfarma, dra. Sulanne Oliveira, "a intolerância alimentar ocorre quando o organismo não produz as enzimas necessárias para digerir um determinado alimento. Não há ligação com o sistema imunológico". Mais uma vez, glúten, lactose e frutos do mar estão entre os maiores causadores do problema, assim como certos conservantes e corantes. Sintomas como náuseas, vômitos e diarreias figuram como os mais frequentes.

"Essas semelhanças fazem com que as pessoas confundam a intolerância alimentar com a alergia, por isso a avaliação médica é tão importante. O especialista vai realizar os exames que considerar apropriados para chegar ao diagnóstico preciso. Após o diagnóstico, o profissional vai cuidar também de repor os nutrientes na dieta do paciente, substituindo os alimentos que provocam a reação, por outros, mais adequados", explica a nutricionista.

Sobre a Netfarma ? Um dos maiores e-commerces de saúde do Brasil, a farmácia 100% digital comercializa todos os medicamentos, dermocosméticos, suplementos alimentares, produtos de saúde, fitness, higiene, perfumaria e beleza, para atender às necessidades do consumidor de qualquer lugar do Brasil. Através do site http://www.netfarma.com.br, do Aplicativo Netfarma Acha ou do call center (11) 4619-8800, é possível comprar remédios e produtos de saúde com segurança, rapidez, facilidade, melhores preços e condições especiais de pagamento. Fundada em 2012, a Netfarma faz entregas expressas para todos os estados brasileiros e prioriza o cuidado e discrição com a entrega. No #netbox, o pedido fica protegido e chega intacto ao consumidor, que ainda pode receber brindes. A Netfarma conta com o selo Diamante da e-bit, concedido às empresas que demonstram comprometimento com a satisfação do consumidor.
Website: http://www.netfarma.com.br