Araraquara/SP--(
DINO - 02 jan, 2018) - Manter uma empresa competitiva é uma tarefa que exige do empresário muito planejamento e boas estratégias. Nesse contexto, estar atento às tendências de mercado é essencial para o crescimento empresarial.
Nos últimos anos, as empresas brasileiras se viram obrigadas a comprovar a máxima de que é na crise que surgem as oportunidades. Para 2018, as projeções apontam para um crescimento de 2,38% da economia brasileira. Anteriormente, essa estimativa estava em 2,30%. Os números constam do Boletim Focus, documento semanal elaborado pelo Banco Central com estimativas de cerca de 100 analistas. O aumento da projeção para o PIB ocorre após o avanço da economia no segundo trimestre do ano. No período, a economia cresceu 0,2%, acima do esperado diante do aumento surpreendente do consumo das famílias. Diante desse cenário, o próprio Banco Central reviu em um relatório suas projeções para a economia. Em 2018, a instituição aposta em um crescimento ainda maior, de 2,2%.
Diante deste cenário mais otimista, conhecer bem o mercado em que se atua e acompanhar as inovações empresariais são algumas das premissas que auxiliam as empresas à traçar metas realistas, encontrar meios de se diferenciar e se destacar entre seus concorrentes e nada melhor que se antecipar as tendências de marketing e adaptar os processos de sua empresa às novas exigências do comércio.
A experiência de compra personalizada é uma tendência que mais chama atenção, pois apesar se não ser nenhuma novidade, em 2018 ela estará mais forte do que nunca. Será baseada no histórico de navegação dos usuários e nos dados obtidos pela própria interação com a loja virtual. A opção de apresentar produtos similares aos já visualizados serve como um exemplo dessa personalização. Contudo, sabe-se que é necessário ir muito mais além, fazendo com que a plataforma de e-commerce atue diferentemente para cada cliente, criando conteúdos que serão enviados e mostrando que ele foi feito especialmente para ele e gerando assim um senso de exclusividade.
Aumento das compras no mobile é também uma das tendências que mais deve ser explorada em 2018, pois a cada dia se nota que os consumidores estão abraçando inteiramente as compras online em seus celulares e, principalmente as gerações mais novas, estão dando preferência à simplicidade e usabilidade. A prova de toda esta conectividade foram os resultados informados pela Ebit referente a Black Friday de 2017, em que o comércio eletrônico registrou faturamento de R$ 2,1 bilhões. O resultado representou uma alta de 10,3% na comparação com 2016, quando o segmento teve faturamento de R$ 1,9 bilhão. O número de pedidos cresceu 14% e chegou a 3,76 milhões. O tíquete médio, isto é, o valor de cada compra teve retração de 3,1%, passando de R$ 580 para R$ 562, na comparação entre os anos.
"O cliente se digitalizou e ampliou o seu poder de decisão, ele está mudando seus hábitos de compras e vai à loja física informado sobre o que deseja. O consumidor da Era Digital quer encontrar tudo no menor tempo possível e com mais facilidade, podendo comprar a qualquer momento e as empresas que ignorarem essa transformação estão destinadas a perder gradativamente visibilidade e oportunidades de negócios, observa Pâmela Ribeiro, Commercial Strategy Manager da empresa Comtele (
www.comtele.com.br). Ela ainda complementa que "ficar atento às novas tecnologias, deixa de ser uma tendência para virar uma necessidade para as empresas que desejam evoluir e conquistar seu espaço no concorrido mundo do e-commerce".
Adotar uma cultura de inovação dentro de seu negócio é uma maneira interessante de se adequar às novas exigências de mercado, aumentando a produtividade e economizando dinheiro. Dessa forma, acompanhar o surgimento de novas tecnologias e assim buscar aplicá-las em sua empresa se torna essencial para sua evolução.
Em momentos de grande concorrência, estar antenado as tendências de mercado é imprescindível para se ter uma visão mais realista e conseguir tomar decisões mais acertadas e assim conseguir se manter sempre nas das opções de compra dos consumidores.
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http://www.comtele.com.br