Ilhabela - SP--(
DINO - 18 jan, 2017) -
Ano após ano casais que estão esperando a chegada de um novo bebê optam pelo parto humanizado. Vários hospitais já aderiram a esse tipo de parto e isso se deve ao fato do parto humanizado priorizar o bem-estar da parturiente e do bebê, inclusive a mãe tem a autonomia para decidir como quer parir.
Ela pode escolher a melhor posição para o parto e também conta com o apoio da equipe médica para se movimentar, comer, beber e tomar banho. Pode reduzir a luminosidade do ambiente, ouvir músicas, tomar chás e contar com o suporte do esposo e outras pessoas.
Outro serviço que está em alta nos atendimentos humanizados são os da "doula", que significa "mulher que serve". Essa é uma profissional treinada para servir a mulher durante o ciclo gravídico-puerperal. A função da doula é fornecer apoio emocional, físico e informativo à gestante. O trabalho dos envolvidos no parto humanizado é no sentido de garantir que a gestante esteja em um ambiente seguro, acolhedor e tranquilo.
Hoje em dia, encontramos Hospitais inteiros que trabalham com humanização. A Odontologia Humanizada também vem ganhando espaço já que a saúde começa pela boca. Nossos dentes fazem parte de uma verdadeira engrenagem que movimenta todo sistema digestivo.
A importância da amamentação vai além das qualidades nutritivas
Depois que o bebê nasceu, essa filosofia deve ser mantida e um bom começo é atentar para a importância da amamentação que vai além das qualidades nutritivas do leite materno ou do estreitamento dos laços afetivos entre mãe e filho.
Segundo a Dra. Priscila a amamentação tem também participação direta no desenvolvimento da face do bebê, fortalecendo a musculatura orofacial e estimulando no desenvolvimento da mandíbula. Com a amamentação, o bebê aprende a respirar e a realizar as funções de mastigação e deglutição corretamente.
Através da sucção do leite materno é que o bebê exercita e fortalece os músculos da língua, os lábios e as bochechas, que são os responsáveis pela articulação das palavras e para que a criança consiga, na época certa, falar corretamente.
Hoje existem dentistas treinados e focados em atender gestantes e fornecer a essas futuras mamães todas as informações necessárias para que seu filho tenha um desenvolvimento facial adequado, uma primeira dentição saudável e livre de cáries.
Onde a Odontologia Humanizada se diferencia da Odontologia Convencional?
Na Odontologia Humanizada, o profissional faz uso de Terapias Complementares, além das técnicas e equipamentos convencionais.
Cromoterapia, Aromaterapia, Florais, Hipnose Clínica, Massoterapia, Acupuntura são algumas das alternativas que o profissional pode utilizar para dar ao seu paciente, em qualquer idade e em qualquer condição bucal, um atendimento personalizado, onde ele se sinta acolhido, seguro e informado.
"O dentista humanizado é um profissional que não só investe em sua carreira, se atualizando constantemente, mas também cuida de sua parte física, psíquica e emocional com esmero, para estar inteiros no momento em que forem realizar um atendimento ao seu paciente" explica Dra. Priscila Ferreira, que trabalha com humanização e ministra cursos para dentistas que querem trabalhar com este conceito.
A boa notícia é que esse tipo de atendimento não se restringe apenas a pessoas com condição financeira abastada. Inclusive muitas prefeituras têm procurado aderir ao sistema para utilizar em postos de saúde. Assim como no parto humanizado, a Odontologia Humanizada está ao alcance de todos, basta procurar um profissional habilitado.
Website:
http://odontohumanizada.com.br/