Releases 05/04/2017 - 15:41

Em tempos de crise, mercado de serviços de limpeza fatura até R$ 106 bilhões ao ano


São Paulo--(DINO - 05 abr, 2017) - Em período de recessão, é comum vermos certos mercados apresentarem queda na indústria e comércio. Mas, na contramão a crise, o mercado de limpeza segue estável e com faturamento de até 106 bilhões de reais ao ano, segundo estimativa feita pela Parafuzo ? startup intermediadora de diaristas. No Brasil, O mercado de limpeza é composto por três segmentos distintos: diaristas, mensalistas e empresas de limpeza, que ao todo representam até R$ 106 bilhões de faturamento anual. Só as diaristas representam quase 40% desse mercado, podendo faturar até 17 bilhões ao ano.

Felipe Brasileiro, diretor de marketing da Parafuzo e responsável por esse levantamento, explica que o mercado de serviços domésticos é grande e já consolidado no Brasil, sendo essa a principal razão do setor continuar em alta, mesmo em tempos de recessão econômica. "Na crise, as mensalistas ? que compõem parte do segmento de serviços domésticos ? deixam a função para tornarem-se diaristas e assim continuarem dentro mercado. Enquanto os patrões trocam seus empregados domésticos por profissionais de limpeza autônomos. Dessa forma, o setor, mesmo com essas migrações, consegue adaptar-se e manter-se ao longo dos anos." explica.

Por meio dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é possível confirmar esse cenário, pois a proporção de empregados domésticos com carteira assinada caiu para 31,9% no último trimestre de 2016. Enquanto no mesmo período de 2015, esse número era de 33,3%.

Diaristas ganham espaço no mercado
A tendência é que a proporção de diaristas, com o tempo ultrapasse os profissionais mensalistas. Desde a PEC das domésticas em 2013, o número de diaristas vem aumentando ano após ano. E além da PEC, outro fator responsável pelo crescimento de profissionais de limpeza autônomos é que trabalhando em várias residências é possível obter uma remuneração maior do que a de um empregado doméstico e, ao contribuir com a Previdência Social, a diarista consegue garantir seus direitos trabalhistas como auxílio doença, maternidade e aposentadoria.

"Nós percebemos que dentro do mercado de limpeza, existiam muitas domésticas tornando-se autônomas e que, ao mesmo tempo, por parte dos clientes, havia uma grande procura por profissionais de limpeza competentes e de confiança. Foi então que, há três anos, nós criamos a Parafuzo e, desde 2013, facilitamos esse processo tanto para os clientes como para as diaristas, que hoje encontraram uma plataforma para que as ajuda a gerenciar seu trabalho." afirma Felipe.

Acesse o site da Parafuzo e conheça a plataforma.
Website: https://parafuzo.com/