São Paulo, SP--(
DINO - 26 set, 2018) - Criar um negócio de sucesso e tornar-se um expert dos negócios é um dos sonhos mais comuns entre os jovens brasileiros. Pessoas com idade entre 18 e 34 anos já representam 57% dos empreendedores em fase inicial em 2017, de acordo com dados da pesquisa GEM, realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP).
No entanto, muitas das pessoas que se decidem por esse caminho não possuem conhecimentos em todas as áreas necessárias para um negócio fluir bem. Uma pessoa que entende bem de tecnologia e cria uma empresa de TI, por exemplo, não necessariamente entende de finanças e investimento. Da mesma forma, investidores podem não conhecer mercados específicos e a forma como seus públicos e clientes se comportam diante de ações específicas. Esse tipo de lacuna é comum a praticamente todos os negócios, mas existem algumas posturas que precisam ser encaradas para evitar erros que podem ser fatais ao negócio.
Um dos erros mais comuns é o de menosprezar a importância da divulgação e do marketing impresso para uma empresa. A primeira coisa que se deve ter em mente é que a publicidade é sempre importante, o que é provado pelo fato de que todas as marcas consagradas pelo público ainda realizam campanhas de divulgação, e não deve ser pensada somente em momentos de crise.
Um exemplo disso é o caso da
Gráfica Online Eskenazi , presente no mercado brasileiro há mais de 60 anos, que decidiu reestruturar seus negócios e reposicionar-se no mercado. Os negócios iam bem à moda antiga, mas a empresa identificou uma oportunidade de ampliação e mudança de escopo que se estruturava basicamente na migração para a atuação digital, o que reduziria os custos e se refletiria em preços mais competitivos para os clientes.
"Percebíamos que cada vez mais empresas e consumidores precisavam de peças gráficas de qualidade e com preços baixos. Investimos no aumento do parque gráfico, que atualmente conta com 9.500 metros quadrados", explica Marcelo Eskenazi, sócio da empresa.
A ideia era inegavelmente vantajosa para a empresa e para os clientes, mas a divulgação da modificação foi essencial para o sucesso da ação. "Não se pode pensar na divulgação como uma despesa, mas como um investimento contínuo. O público não precisa conhecer apenas seu nome, mas todos as promoções, os produtos e os serviços que são oferecidos, de modo a encontrar aquele que mais lhe agrada", destaca Marcelo. "Além disso, é interessante apontar os demais valores da empresa, como tradição, confiabilidade e ética, no caso de nossa empresa", arremata.
O reposicionamento de uma marca tem praticamente as mesmas necessidades de um lançamento, com o diferencial de que precisa mudar uma imagem pré-fabricada em vez de criar uma do zero. Para quem busca esse tipo de mudança, a dica é sempre mostrar as atividades passadas como um ponto de partida, destacando que a empresa decidiu fazer o que fazia de melhor de uma maneira ainda mais interessante e vantajosa para seus clientes. Programas de incentivo para clientes antigos, indicação de amigos como clientes e atividades que permitam a experiências de novos usuários (como desconto para primeira compra, por exemplo) são boas estratégias que podem ser agregadas.
Já para os empreendedores de primeira viagem, vale a pena realizar um bom diagnóstico das atividades que serão desempenhadas e dos públicos que podem se interessar por elas antes de realmente começar a divulgação. A segmentação dos públicos e a definição das ações, bem como do planejamento dos valores investidos, garante a otimização dos gastos e aumenta as chances de que as táticas tenham resultados melhores e com métricas mais bem controladas.
Saiba mais
Há mais de seis décadas com presença forte no mercado gráfico brasileiro, a Gráfica Eskenazi tem sede em São Paulo e oferece frete grátis para todo o território nacional através da sua
gráfica online .
Além disso, a gráfica oferece um
kit de amostras gratuito , contendo
flyers ,
cartão de visitas ,
folders ,
panfletos , entre outros impressos. A gráfica conta também com um
Clube de Descontos com oportunidades especiais para quem imprimir com qualidade e preço justo.
Website:
http://www.lojagraficaeskenazi.com.br