Releases 27/04/2015 - 18:40

Conheça melhor a funcionalidade da bola suiça na prática de pilates


(DINO - 27 abr, 2015) - Um dos equipamentos mais utilizados na prática de pilates é a bola suíça, feita de um material elástico macio. Devido às suas diversas funcionalidades, ela também é conhecida como bola de equilíbrio, bola de fitness, bola corporal, entre outros nomes.

Sua criação data em 1963, sendo desenvolvida por uma fabricante italiana, que tornou as bolas de plásticos mais resistentes. Desta forma, as bolas passaram a ser utilizadas em tratamentos para gestantes, recém-nascidos e para pessoas com problemas ortopédicos ou motores.
O termo bola suíça é utilizado por conta do uso da bola ter iniciado na Suíça, com fisioterapeutas da Escola de Fisioterapia em Basileia.

Função da bola durante os exercícios

A bola é utilizada no pilates com o intuito de intensificar os exercícios que são realizados no solo. Há diferentes tamanhos e bolas, para elas que possam ser adaptadas para distintas funcionalidades e aos diversos tipos físicos das pessoas. Por isso, é preciso observar a altura e peso de quem vai utilizar a bola.

Uma dica é observar se o tamanho da bola está sendo correspondente à distância entre o chão e o joelho do usuário. Quando a pessoa estiver assentada na bola, os joelhos devem ficar dobrados em um ângulo de 90 graus.

Na Shopfio, há diversas bolas suíças, com ótimos preços. A partir de R$ 34,90 é possível obter um bom equipamento para os principais exercícios de pilates, para distintos portes físicos. É válido ressaltar que a Shopfio é uma empresa autorizada pela ANVISA.

Seguem os tamanhos de bolas suíças disponíveis na Shopfio e as suas indicações:

Bolas de 45 cm - pessoas com altura inferior a 1,50m.
Bolas de 55 cm - pessoas de 1,50m até 1,60m.
Bolas de 65 cm - pessoas de 1,60m até 1,70m.
Bolas de 75 cm - pessoas com mais de 1,70m.
Bolas de 85 cm - pessoas com mais de 1,85m.
Bolas de 95 cm - pessoas com mais de 1,95m.

O que é o Pilates?

Já mostramos a utilidade da bola suíça no pilates, mas em que consiste o método pilates?

Essa modalidade foi desenvolvida na década de 20 pelo alemão Joseph Pilates, e tem como base o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo.

O pilates proporciona diversos benefícios à saúde, visto que trabalha com a aplicação de vários princípios de forças que atuam em cada um dos ossos do esqueleto, além de trabalhar com o conhecimento dos mecanismos funcionais de todo o corpo. Também são aprimorados os princípios de equilíbrio e gravidade, que são aplicados a cada movimento da prática de pilates.

Desta forma, o pilates também possibilita um enorme condicionamento dos músculos, tonificando-os e tornando-os mais fortes. Além disso, seus exercícios trazem melhorias para a postura e até mesmo alívio de dores na coluna, por conta do fortalecimento abdominal que é feito durante o exercício.

Não é a toa que diversas celebridades têm procurado cada vez mais a prática de pilates. A prática de pilates permite que os músculos mais fracos fiquem fortalecidos, além de alongar os que estão encurtados e ainda aumentar a mobilidade das articulações.

A grande vantagem é que a prática de pilates não tem restrição. Pode ser praticada por jovens, atletas, idosos e até mesmo gestantes. O que vai mudar são os exercícios, que são definidos a partir do objetivo de cada pessoa, respeitando os limites de cada um.

Dessa forma, o pilates configura uma forma de exercício físico agradável, fácil e que traz resultados rápidos para qualquer pessoa, independente do nível de condicionamento físico, desde que feita uma avaliação médica prévia, para que assim se possa ter um embasamento melhor do que deve ser feito durante o pilates, a fim de focar nos problemas individuais, desde postura até dores intensas.

Como a prática é direcionada às necessidades individuais os ganhos são enormes e os resultados são ainda melhores. É válido ressaltar que a prática de pilates é baseada em seis princípios: respiração, concentração, centro, precisão, fluidez e controle. O que faz com que os praticantes consigam aliviar as tensões do dia a dia, diminuindo consideravelmente o estresse.

Além disso, o pilates tem a capacidade de melhorar a coordenação motora e proporcionar maior mobilidade das articulações, e ainda estimular o sistema circulatório e oxigenação do sangue. Há ainda outras vantagens como: a melhoria na drenagem linfática, a eliminação das toxinas, o fortalecimento dos órgãos internos, o aumento da flexibilidade, do controle corporal e respiratório.