Releases 04/05/2016 - 11:58

Chile se consolida como o principal fornecedor de frutas secas para o Brasil


São Paulo--(DINO - 04 mai, 2016) - O Chile continua consolidando sua aposta para tornar-se um grande fornecedor de alimentos para o Brasil. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDCI), além de sua condição de principal provedor de produtos do mar e vinho ao mercado brasileiro (42,51% e 37,19% de participação, respectivamente), o Chile representa 24% do total de frutas secas importadas no Brasil. De acordo com o Banco Central do Chile, considerando apenas o envio de amêndoas chilenas, o crescimento registrado foi de 157%, o que posiciona o Brasil como principal destino desta variedade.

Para celebrar sua forte presença no importante mercado brasileiro, pelo quarto ano consecutivo o Chile desembarca no Brasil para participar da Feira APAS, maior e mais relevante evento supermercadista da atualidade, que acontece entre os dias 2 e 5 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo. Ocupando um amplo espaço de 150 m² ? dobro da área utilizada em suas primeiras participações ? o país será representado por uma delegação de empresas do setor alimentício, além de contar com a presença do embaixador chileno no Brasil, Jaime Gazmuri Mujica.

Nos últimos dez anos, as exportações de frutas secas e desidratadas chilenas triplicaram, com envios totais que partiram de US$ 287 milhões, em 2005, chegando a US$ 871 milhões, em 2014. Neste mesmo ano, as exportações de maçãs e ameixas desidratadas posicionaram o Chile como principal exportador mundial destas variedades, enquanto seus envios internacionais de nozes sem casca e avelãs, garantiram ao país o segundo lugar na categoria. Em movimento crescente e contínuo, este setor chileno se mantém posicionado, atualmente, entre os principais produtos de exportação do Chile, com rendimento de US$ 887 milhões em 2015.

Convidado de honra da última edição da APAS, o Chile reforça sua contribuição ao setor, com o anúncio destes dados significativos e pertinentes ao tema Perspectivas e Oportunidades, que conduz o evento deste ano.

"Valorizamos nossa forte presença no setor de alimentos no Brasil e seguiremos identificando novas oportunidades que nos possibilitem seguir expandindo a presença das empresas chilenas e potencializando nossa participação no mercado brasileiro. A conquista destes objetivos se dá também pela ampla variedade de produtos presentes no dia a dia na mesa dos brasileiros, como é o caso das frutas secas. Queremos tornar as frutas secas chilenas cada vez mais comuns e torná-las tão queridas quanto os vinhos chilenos e salmão, que já conquistaram apreciadores fiéis no Brasil", comenta Oscar Paez, do ProChile Brasil, instituição do Ministério de Relações Exteriores do Chile responsável pela promoção de exportações do país.


Foods from Chile

Nessa 32ª edição da APAS, o Chile mantém o foco em sua campanha internacional de alimentos, a Foods from Chile, que teve início no Brasil, na edição anterior da APAS, e se expandiu para Europa, Ásia e Estados Unidos.

O consumidor brasileiro reconhece as características da oferta de produtos de qualidade, principalmente quanto à sua origem. Este ano, no evento, o público será apresentado a 15 empresas chilenas presentes no pavilhão, que abrangem os seguintes setores: vinhos, azeite de oliva, produtos do mar, alimentos processados e, obviamente, frutas secas.

Ao alcance das Pequenas e Médias Empresas

Desde o final de 2014, os envios de bens chilenos para o Brasil ? categoria que abrange os alimentos ? superaram as exportações de cobre, matéria-prima símbolo da indústria de mineração do Chile, registrando um total de 54%. De acordo com o ProChile, o resultado engloba a participação de Pequenas e Médias Empresas chilenas integrantes de um planejamento estratégico do país, que visa incentivar a presença de players potenciais e abrir novas oportunidades para ampliar as trocas comerciais entre Brasil e Chile.

"Nesse sentido, é importante relevar que parte deste grupo de empresas do Chile na APAS é de Pequenas e Médias Empresas, que buscam oportunidades de internacionalização. Esta presença no evento, irá complementar o trabalho das reconhecidas marcas setoriais Salmón de Chile, Azeite de Oliva, Wines of Chile e AMICHILE (mexilhão)", finaliza Oscar Paez.


ProChile

Escritório comercial do Chile no Brasil, o ProChile apoia a promoção das exportações de bens e serviços chilenos, além de contribuir na atração de investimentos estrangeiros e no fomento do turismo do país. Com 40 anos de experiência e uma rede de mais de 50 escritórios comerciais no mundo, o ProChile apoia empresas chilenas a participarem das mais importantes feiras e conferências internacionais, bem como eventos em que empresários de diferentes regiões do mundo se reúnem para estreitarem relações comerciais. Mais informações: http://www.prochile.gob.cl.

***Todos os dados informados têm como fonte a Inteligência Comercial do ProChile, com dados do Banco Central do Chile, do Serviço Nacional de Aduanas e do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil.

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