Releases 11/04/2017 - 06:03

Sou líder, e agora?


São Paulo--(DINO - 28 mar, 2017) - Quando nos tornamos líderes, ou então já ocupamos essa posição, enfrentamos uma série de inseguranças e questionamentos sobre como inspirar e motivar a nossa equipe da maneira correta. Essa inquietação de muitos líderes me inspirou a escrever uma série de artigos que abordam habilidades que são fundamentais para um bom líder.

Para abrir essa série, falarei sobre algo que é fundamental para quem assume um posto de liderança: saber ouvir.
O ato de ouvir é essencial para que saibamos o que os nossos clientes e colaboradores esperam do nosso trabalho. Ouvir é refletir e compreender o que o seu interlocutor está falando.

Quer saber mais sobre assunto? Então continue lendo esse artigo e você saberá o quanto é importante para um líder desenvolver a habilidade de saber ouvir.

Saber ouvir é a chave para motivar uma equipe
Você sabia que as melhorias que podemos fazer no departamento ou na empresa são oriundas de sugestões dadas pelos próprios colaboradores? Sim, é verdade. Cito como exemplo o caso de Paul O'Neill, ex-chefe executivo da Alcoa, empresa especializada na fabricação de produtos derivados do alumínio. Quando assumiu o cargo, O'Neill disse aos trabalhadores que teria o prazer de ouvi-los a respeito de qualquer assunto. A única coisa que ele considerava algo inegociável era o cumprimento das normas de segurança do trabalho.

A postura de O'Neill como líder, além de reduzir o número de acidentes de trabalho na corporação, fez com que os funcionários perdessem o medo de dar sugestões para melhorar o funcionamento da fábrica. A sugestão mais impactante foi em relação a pintura dos revestimentos de alumínio. Um operário sugeriu que as tintas fossem colocadas juntas para que fossem substituídas mais rapidamente, conforme a demanda de pedidos dos clientes.
A sugestão dada pelo operário foi prontamente atendida por O'Neill e rendeu bons frutos para a Alcoa. Em um período de um ano, a empresa conseguiu dobrar os lucros com revestimentos de alumínio. Para você saber melhor como a liderança de Paul O'Neill inspirou vários funcionários, recomendo a leitura do livro "O poder do hábito" de Charles Duhhig.

Um líder que consegue motivar a sua equipe ou empresa como um todo é aquele que sabe ouvir o que os outros têm a dizer. Porém, isso não significa escutar apenas elogios, mas também aquilo que todos nós precisamos ouvir: problemas, dúvidas, o que está errado e o que pode ser aperfeiçoado.

Um líder deve estar sempre disponível para ouvir a sua equipe

Você é um líder que ouve? Você está disponível para ouvir a sua equipe? Se você respondeu sim, com certeza você já está contribuindo não apenas para o crescimento da sua empresa, mas também para o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus colaboradores.

Se você respondeu não, não precisa se preocupar. Basta que você procure um bom coach para desenvolver a habilidade de ouvir melhor as pessoas que trabalham com você.
Com essa habilidade desenvolvida, você inspirará a sua equipe e, consequentemente, aumentará a produtividade da mesma. Além disso, você alavancará os resultados da sua empresa de forma extraordinária, cumprirá as metas estabelecidas e, por conseguinte, se destacará perante os outros líderes.

Desse modo, você será aquele líder que todos passarão a observar e admirar, pois existe algo diferente em você. Assim, os outros líderes se inspirarão em você, o que lhe transformará em um exemplo a ser seguido. Isso é excelente, não é? Tenho certeza que, depois que você fizer um coaching para potencializar a suas habilidades como líder, você virá aqui para falar sobre os frutos que colheu por saber ouvir os membros da sua equipe.

Para mais informações, entre no meu site: www.luciaquintino.com.br

Website: http://www.luciaquintino.com.br