Diretor Global das empresas da Gi Group Holding destaca necessidade de um estilo de gestão mais flexível e adaptável para enfrentar as mudanças aceleradas no país pós-COVID-19.
Nos últimos anos, as marcas globais de recrutamento Grafton, Wyser e QiBit, que pertencem à Gi Group Holding, uma das líderes globais do setor de recursos humanos, têm registrado um crescimento acelerado, impulsionado por um plano de expansão focada em mercados estratégicos. O Brasil e outros países da América Latina estão no centro desse planejamento.
Olhando para o futuro, as expectativas para a Grafton, empresa de recrutamento e seleção de profissionais especializados, Wyser, que foca em recrutamento executivo, e Qibit, dedicada a posições de TI, na região são otimistas. “De 2018 a 2024, o lucro bruto foi multiplicado em cinco vezes, somando as unidades QiBit, Grafton e Wyser, e a empresa continuará a expandir sua presença e impacto, especialmente em mercados promissores como os da América Latina”, revela Jerome Lafuite, Diretor Global das duas divisões.
Segundo o executivo, a América Latina, tornou-se uma prioridade para as três empresas do Gi Group. Lafuite destaca que o Brasil, em particular, desempenha um papel central nessa estratégia.
“Com uma população de mais de 200 milhões de habitantes, o Brasil sempre foi um mercado-chave para a Gi Group. A forte presença da companhia no segmento de trabalhadores operacionais oferece uma oportunidade valiosa para também expandir os serviços da Grafton, Wyser e QiBit no país”, afirma.
Em 2024, a Grafton e a Wyser também expandiram suas operações para o México, Colômbia e Chile, com resultados positivos.
“Esses mercados estratégicos têm mostrado uma dinâmica forte, e queremos continuar desenvolvendo as operações para atender tanto clientes internacionais quanto empresas locais que estão em expansão”, comenta Lafuite.
Com sua economia diversificada, o Brasil apresenta tanto desafios quanto oportunidades. Lafuite acredita que a capacidade das marcas de atender a demandas tanto em grande volume quanto em perfis especializados será um trunfo.
“A companhia está expandindo sua expertise para setores como energia, manufatura e TI, áreas que estão em crescimento no Brasil e onde nossa presença pode fazer uma diferença significativa. Nossa expertise em gerenciar grandes programas de RPO também é um ativo para várias grandes organizações que atualmente estão em um rápido crescimento”, aponta.
Lafuite observa ainda que a pandemia trouxe mudanças significativas nas demandas de liderança, especialmente em mercados como o brasileiro.
“No Brasil, observa-se uma transformação nas expectativas de gestão. Hoje, é necessário um estilo de liderança mais adaptável e remoto, que consiga manter as equipes engajadas e produtivas em um ambiente de constante mudança”, analisa.
Para se adaptar a essas novas demandas, a Grafton, a Wyser e a QiBit têm oferecido soluções que combinam expertise global com um profundo entendimento das particularidades locais.
“A capacidade de identificar talentos em diferentes países e oferecer-lhes oportunidades interessantes de carreira é um diferencial competitivo, especialmente em setores como TI, finanças e engenharia”.
Tecnologia e inovação impulsionam resultados
A integração de tecnologia aos processos de recrutamento tem sido um dos pilares do sucesso da Grafton e Wyser na América Latina.
“Investimos em tecnologia para aumentar a capacidade de sourcing e melhorar a gestão de big data, o que permite entender melhor as dinâmicas dos diferentes pools de talentos na região”, explica Lafuite.
No Brasil, a digitalização tem sido essencial para melhorar a eficiência dos serviços oferecidos, permitindo que os consultores da Grafton, Wyser e QiBit se concentrem no relacionamento direto com os candidatos.
“O foco é criar um impacto real na vida das pessoas, ajudando-as a tomar decisões importantes de carreira em um ambiente de confiança”, destaca.
Sobre a Gi Group Holding
Fundada em 1998 em Milão, Itália, a Gi Group Holding é uma das principais provedoras de serviços voltados para a evolução do mercado de trabalho global. Com um amplo ecossistema de soluções para recursos humanos e terceirização de serviços gerenciados, que inclui sete divisões globais (Gi Group, Gi BPO, Wyser, Grafton, Intoo, Tack TMI e QiBit) e duas locais (Gi Group Horeca e C2C), o grupo oferece uma oferta integrada para empresas de todos os segmentos.
A Gi Group Holding trabalha para promover um mercado de trabalho sustentável, ágil, eficiente e gratificante para empresas e profissionais, atendendo às necessidades em constante transformação. Com mais de 8.000 funcionários e presença direta em 37 países na Europa, APAC, Américas e África, a empresa atende a mais de 25.000 clientes e registra um faturamento de 3,9 bilhões de euros (2023).
No Brasil, a Gi Group Holding conta com 21 escritórios, atuando em todo o território nacional. Saiba mais em: www.gigroupholding.com.br.
Conteúdo publicado por:
Lab Persona Estadão