Releases 13/10/2015 - 10:14

Morar de aluguel no centro do Rio de Janeiro está mais barato


(DINO - 13 out, 2015) - Você já pensou em morar na região central da capital fluminense? À primeira vista pode parecer loucura, afinal o Centro do Rio, assim como em boa parte das capitais brasileiras, é uma área majoritariamente composta por imóveis comerciais e com escassa oferta de lojas e serviços durante a noite. No entanto, o aluguel no centro do Rio de Janeiro está ficando mais barato. O Centro do Rio já foi uma região residencial e o plano de revitalização da Zona Portuária, empreendido pela Prefeitura do Rio, pretende retomar a vocação perdida da região para moradia. Além de muitas empresas, a ideia é que empreendimentos residenciais também seja construídos. Alguns fatores estão influenciando a redução do custo com moradia na localidade.

De acordo com a pesquisa realizada pelo Sindicato de Habitação do Rio de Janeiro (Secovi Rio), durante os primeiros seis meses de 2015, o aluguel no centro teve queda de 11,9%. E uma das explicações da entidade para esse barateamento é o aumento da oferta de imóveis residenciais na área. Segundo o mesmo estudo, este crescimento foi de 83%.

Outro fator que está tornando os aluguéis no centro do Rio mais atrativos, segundo especialistas, é o investimento em segurança pública. A implantação de 38 Unidades de Polícia Pacificadores (UPP) e as Unidades de Ordem Pública (UOP) em todo município, inclusive na região central, está colaborando para a construção de novos imóveis na área. Confira as regiões que possuem segurança reforçada.

Providência: Em 2010, foi a implantada a primeira unidade pacificadora do centro do Rio de Janeiro. Entre os bairros de Gamboa e Santo Cristo, o Morro da Providência está na zona portuária que está sendo revitalizada pela prefeitura do Rio.
Coroa, Fallet e Fogueteiro: Em 2011, foi a vez da região de Santa Teresa e adjacências receberem a UPP. Os morros da Coroa (Santa Teresa), Fallet (Catumbi) e Fogueteiro (Rio Comprido) foram pacificados.
São Carlos: Também em 2011, o Morro do São Carlos, que fica no Estácio, recebeu a unidade de polícia pacificadora.
A guarda municipal da UOP faz patrulhamento 24 horas em locais estratégicos como a Avenida Rio Branco, que é o coração do centro financeiro do Rio, e Almirante Barroso. Confira algumas ruas do centro que possuem policiamento constante:

Rio Branco
Almirante Barroso
Primeiro de Março
Assembleia,
Sete de Setembro
Avenida Presidente Antônio Carlos
Praça XV
Cinelândia
Lapa
A revitalização da zona portuária também contribui positivamente para a maior procura por imóveis no centro do Rio. Desde 2014, a prefeitura do Rio está concedendo incentivos fiscais para construções residenciais na área. Mas, apenas dois prédios foram lançados na região. A inauguração de novos imóveis como o Museu de Arte do Rio, por exemplo, vem colaborando com a valorização do local.

O centro financeiro da cidade do Rio também já foi endereço nobre de muitas famílias. As redondezas da Rua do Ouvidor, por exemplo, já foi uma badalada área residencial. Os melhor da noite carioca, além dos restaurantes mais sofisticados estavam localizados nessa região até os anos 40. O centro só se tornou local só para trabalhar quando a classe média começou a se mudar para a zona sul.

Como encontrar os melhores aluguéis no centro do Rio

Morar próximo ao local de trabalho é o sonho de muita gente. Não precisar pegar engarrafamento e poder investir esse tempo em outras atividades como cultura e atividades físicas aumenta a qualidade de vida e a motivação profissional. Uma dica de ouro para quem vive de aluguel no Rio de Janeiro é procurar as melhores ofertas na RioKasa. A administradora de imóveis, localizada no centro da capital fluminense, possui quase 30 anos de experiência no ramo imobiliário.