São Paulo--(
DINO - 22 jun, 2015) -
O Inspiramais ? Salão de Design e Inovação de Materiais - chega à sua 12ª edição levando as principais inspirações da próxima temporada para a cadeia produtiva da moda brasileira. Trata-se do momento em que a indústria entrará em contato com os conceitos e os materiais desenvolvidos para a estação, incluindo as novidades em tecidos, sintéticos, couros, saltos, enfeites, aviamentos e outros itens que estarão disponíveis no próximo inverno.
Realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), pelo Footwear Components by Brasil e pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), o Inspiramais Inverno 2016 ocorrerá nos dias 08 e 09 de julho das 09 às 19 horas, no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca ? 5º andar (Rua Frei Caneca, 569, São Paulo).
Quinze projetos integram a programação do Salão, entre eles o Inovamais, que aposta em mais interação com o público com o conceito com a Arena da Inovação, espaço aberto e participativo para a realização de seminários com o tema "Calçados Esportivos", bem como demonstrações das soluções inovadoras das empresas de insumos. Outro destaque é o Preview do Couro, que antecipa as novidades em couro para o Verão 2017.
Os visitantes poderão também conhecer o resultado final do intenso trabalho de pesquisa e desenvolvimento do Fórum de Inspirações Inverno 2016, orientado para a produção de uma moda com design e identidade brasileiros. A pesquisa, que foi elaborada ao longo de seis meses, foi disseminada por todas as regiões do Brasil por meio dos fóruns, passando por 28 polos produtivos de calçados e confecções e por um polo varejista.
Além da exposição de materiais ? voltada a empresários, designers e demais profissionais da cadeia produtiva da moda ? o Inspiramais reúne uma série de projetos que auxiliam diretamente na consolidação de um design originalmente brasileiro. Para conhecer mais sobre o Salão e realizar sua inscrição entre no site
www.inspiramais.com.brO CONCEITO ? Inverno 2016
Por Walter Rodrigues
"A importância das imagens em nossos dias é tão significativa que uma boa câmera pode ser item decisivo na hora da compra de um celular, e já existem até cursos e aplicativos (apps) que ensinam a fazer o melhor selfie (autorretrato), não importando se ele será compartilhado com cinco seguidores de um núcleo familiar ou com milhões de fãs pelo mundo.
Essa plateia mundial, hipnotizada por participantes de reality shows, artistas pop e celebridades de 15 minutos, sempre está em busca de entretenimento, o que revela um comportamento contemporâneo em que o instantâneo e o imediato têm o poder de se tornar virais e ser o assunto número 1 no mundo, até ser suplantados por outro acontecimento fugaz.
Desde os anos 90, quando as modelos foram preteridas das capas das principais revistas de moda em favor das celebridades, mais marcas de luxo estão usando atores e atrizes em sua publicidade. Para mim, a moda sempre foi algo inspiracional, instigando o desejo de "se parecer com". Acredito que todo consumidor se inspira em alguém, e a pose do selfie imitando a capa da revista nada mais é que a força da imagem impulsionando o consumo. Assim, de simples coadjuvante, o consumidor passou a ser propagandista, cocriador, fiscal e até inspirador para as marcas.
O mais interessante é que a mensagem enviada por essa profusão volátil de rostos e nomes estrelados nas redes sociais e na mídia estimula o consumo de luxo, geralmente inacessível para a maioria de seus seguidores. Cria-se, assim, o desejo de consumo de itens mais acessíveis, que geram lucros milionários, desde que os logos estejam bem visíveis para satisfazer o voyeurismo contemporâneo.
O consumidor atual estabelece com as marcas de luxo uma relação de protagonista independentemente de usar o produto original ou o "genérico". O que importa é que, no filme de sua vida, na timeline de suas redes sociais, todos o reconheçam como um exemplo a invejar.
Ostentar, hoje, deixou de ser pecado e foi resignificado como uma atitude normal ? afinal, a exibição proporciona mais likes e, em consequência, mais status.
O mais fascinante disso tudo é que, cada vez mais, se expor, se comunicar utilizando a própria imagem está contribuindo para uma nova maneira de apresentar produtos.
Empresas atentas a essas manifestações têm proporcionado a seus clientes inúmeros canais para eles divulgarem sua satisfação com os produtos e atitudes das marcas. Afinal, nada melhor do que a propaganda boca a boca, ou, melhor, cara a cara.
Nesta estação, a palavra ostentação também se refere a pertencimento, à apropriação de tradições, da exclusividade e da essência dos produtos artesanais, aqueles que contêm alma, pois... tudo que reflete é conteúdo."
Realização - A realização é da Assintecal, Footwear Components by Brasil, CICB e Sebrae. O patrocínio é das empresas Altero, Bertex, Brisa Intexco, Cipatex, Grupo Cofrag, Colorgraf, Diamond Acessórios, Comunicação Impressa, Espugum, Magma, Sappi | Warren Release Papers, Twiltex e York. A parceria é da Agência Brasileira de Promoção às Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O apoio é da Associação Brasileira de Estilistas (Abest), Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem (Abiacav), Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), Texbrasil, Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Instituto Nacional de Moda e Design (IN-MOD) e Instituto by Brasil (IBB).
Website:
http://www.inspiramais.com.br