Releases 04/12/2025 - 11:30

CBF Academy acelera profissionalização do futebol brasileiro


Cursos de pós-graduação da escola qualificam profissionais para atuar nas mais diversas áreas do mercado futebolístico.

Braço educacional da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a CBF Academy oferece um portfólio dinâmico de cursos de pós-graduação, com novidades sendo lançadas a todo momento em resposta às demandas e tendências do mercado. Ao mesmo tempo, os cursos já existentes são atualizados para que permaneçam atendendo às expectativas dos participantes.

Um dos novos cursos de pós, sobre inteligência artificial, vai além da teoria para mostrar como a tecnologia pode contribuir efetivamente para o ecossistema do futebol. Demonstrados por meio de ferramentas, estudos de caso e projetos aplicados, os usos incluem estruturação e tratamento de bases de dados esportivos e modelos preditivos para performance e prevenção de lesões.

Outras novidades no portfólio são a pós em Análise de Desempenho e Ciências de Dados Aplicados ao Futebol, área em forte crescimento por conta da relevância que vem alcançando, e o Mestrado em Economia e Gestão do Esporte (ofertado pelo IDP, em parceria com a CBF Academy), pioneiro ao unir finanças, gestão e ciências de dados aplicadas ao esporte. "É a primeira formação de mestrado no Brasil pensada especificamente para integrar esses pilares e, com isso, preparar profissionais para os novos desafios da indústria esportiva", diz Davi Feques, gerente-geral da CBF Academy.

Um ano de aprendizado

Com 12 meses de duração e carga horária entre 360 e 420 horas, os cursos de pós da CBF Academy envolvem dezenas de professores e palestrantes ao longo do ano. A seleção combina curadoria acadêmica, experiência prática no mercado, reputação e paridade com o conteúdo - são executivos de clubes, gestores, coaches, analistas de desempenho, advogados especializados, publicitários e cientistas de dados, entre outras formações.

Os cursos são realizados no formato online, mas a metodologia combina conteúdo gravado com aulas síncronas e outras atividades ao vivo, como debates, webinars e encontros presenciais. Para concorrer a uma vaga nos cursos de pós, a condição mínima é ter graduação, mas há casos com público-alvo indicado, a exemplo da pós em Direito Esportivo, destinada a profissionais formados em Direito, e da pós em Marketing, que aponta comunicação e publicidade como perfis preferenciais.

Não é obrigatório ter vivência anterior no mundo do futebol, mas esse critério é valorizado no processo seletivo e pode ser decisivo para obtenção de bolsas e benefícios. Para nivelar os diferentes níveis de experiência dos alunos, a CBF Academy desenvolve conteúdos estruturados em módulos que vão do conceitual ao aplicado, com muitas atividades práticas e estudos de caso. Há também a possibilidade de participar de trabalhos em grupo e de contar com a presença frequente de convidados e palestrantes que ajudam a aproximar teoria e prática.

Formação completa

A Pós-Graduação compõe uma das quatro escolas da CBF Academy, cada uma delas com funções e formações específicas - as demais são Escola de Gestão, Escola Técnica e Masters. Diversas personalidades do futebol já passaram pelos cursos da instituição como alunos, palestrantes ou ambos, a exemplo de Dorival Júnior, Diego Ribas, Samir Xaud, César Sampaio e Guilherme Bellintani, entre vários outros.

Para oferecer a melhor experiência de planejamento financeiro aos alunos, o pagamento dos cursos de pós pode ser feito em até 24 parcelas - prazo suficiente para que os participantes obtenham novas oportunidades profissionais ainda durante o período em que estão quitando as prestações.

Dos mais de 20 mil alunos já certificados pelos cursos da CBF Academy, 45% têm mais de 40 anos (20% até 30 anos e 35% entre 30 e 40 anos). A participação feminina, ainda minoritária, vem aumentando graças a iniciativas como o Programa Mulheres no Jogo, que oferece formação qualificada e ambientes de desenvolvimento profissional para estimular a entrada e a permanência de mulheres em posições estratégicas dentro do esporte, incluindo reserva mínima de 20% das vagas para alunas e descontos que podem chegar a 50%.

São novos e relevantes passos de uma instituição que nasceu em 2016, a partir da necessidade urgente de padronização e qualificação do ecossistema do futebol brasileiro - era preciso se adequar às exigências do Licenciamento de Clubes da Fifa e da Conmebol, que passaram a exigir certificações específicas para a atuação de treinadores e gestores. "Antes da Academy, a formação era fragmentada", lembra Feques. "Nós centralizamos isso para garantir que o 'futebol pentacampeão' também fosse campeão na teoria e na metodologia."