São Paulo, SP--(
DINO - 22 jul, 2021) - O Ministério da Saúde estima que aproximadamente 150 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 serão aplicadas até a segunda semana de agosto. Isso impacta diretamente na confiança da população em sair de casa. Entretanto, o comércio ainda não retomou seu ritmo habitual e segue buscando alternativas para driblar o momento.
Segundo Maurício Koprowski, diretor da Display Style - indústria metalúrgica que produz expositores para o varejo - há alguns passos que podem auxiliar neste momento.
Sensibilidade
Maurício observa que centenas de milhares de famílias perderam algum ente querido para a Covid-19 - e dentre eles, muitos pais. Isso torna indispensável um cuidado especial neste sentido. Talvez uma comunicação em massa não seja bem recebida e desencadeie emoções negativas no cliente, atrelando esta emoção ruim à marca. 'É importante ter tato na construção da mensagem e entender quando um cliente simplesmente optar por não prosseguir com o diálogo', afirma.
Processo de vendas fluído
Maurício Polachini, gestor de marketing da Display Style, ressalta a importância de não haver ruídos no processo de vendas, seja ele físico ou no ambiente digital. 'Preço incorreto no ponto de venda; site que demora para carregar; problemas com a interação humana; produtos sem estoque; entre diversos outros fatores, facilmente fazem um cliente desistir da compra e ir para a loja vizinha', ressalta. Ele diz ainda que é necessário lembrar que o cliente está contente por poder presentear alguém que ama e a última coisa que deseja é encontrar obstáculos neste processo.
Estratégia para a vitrine
Segundo a equipe de visual merchandising da Display Style, no que se refere a marketing, vendas, varejo e comunicação, tudo tem um começo, um meio e um fim. Isto significa que 'em uma vitrine todos os elementos (paleta de cores, expositores, manequins, produtos, iluminação...) precisam ter uma justificativa - e apenas ser bonito não basta', afirmam.
Mencionam ainda algumas perguntas que o gestor da loja deve fazer a si mesmo durante esta análise:
? Qual é o objetivo desta vitrine?
? De que ângulo os clientes costumam visualizar este setor?
? A prateleira seguinte é convidativa? Faz o cliente entrar na loja?
? A proposta de cores tem coerência com a identidade da marca?
? Qual sensação a estética dos manequins provocam no cliente?
? Faz sentido utilizar expositores cromados para esta coleção ou deveriam ser brancos?
Maurício Koprowski finaliza: 'o Visual Merchandising não é apenas a estética. É muito mais sobre a sensação que causa no consumidor'.
A importância do emocional
Na visão de Maurício Polachini, independentemente do valor financeiro, um presente de Dia dos Pais sempre terá grande carga emocional. Segundo ele, é crucial que a equipe da loja compreenda isto e traduza essa percepção em forma de um atendimento acolhedor, honesto e empático. Para Maurício, 'uma loja impecável e uma bonita vitrine não bastam. É preciso um toque final que talvez seja o mais importante: o lado humano. Não há outro jeito de uma marca ser lembrada positivamente no futuro', finaliza.
Para mais informações sobre visual merchandising para o Dia dos Pais, basta acessar o site
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