Releases 21/09/2015 - 20:17

Entenda a importância de manter um bom fluxo de comunicação entre os colaboradores


(DINO - 21 set, 2015) - A comunicação corporativa é a peça-chave para o bom funcionamento e a integração harmônica de todos os setores de uma empresa. Os fluxos internos de comunicação garantem um diálogo eficiente e direto, mantendo o correto curso das informações transmitidas. Todo gestor, necessariamente, precisa acompanhar o fluxo de dados da empresa, que, geralmente, possui um grande volume e deve ser de conhecimento de todos os integrantes e setores de uma organização. Uma maneira de garantir a eficiência da transmissão de mensagens na instituição é a utilização de um bom software para comunicação empresarial.

Uma das opções disponíveis no mercado atualmente é o Sabesim, um completo e inovador software de gestão e comunicação organizacional que interliga colaboradores. Por meio dele, é possível definir as etapas das ações de cada setor e controlar a realização de tarefas, garantindo um acompanhamento eficiente de resultados para uma melhor gestão da equipe e aumento da produtividade da sua empresa. O sistema de comunicação corporativa da Sabesim permite que funcionários se comuniquem de forma rápida e integrada, e ainda disponibiliza um aplicativo que pode ser acessado de qualquer lugar, a partir de smartphones ou tablets.

O software de comunicação empresarial da Sabesim opera a partir da troca de mensagens internas, como um sistema de e-mail, mas atingindo apenas os usuários cadastrados pela empresa. Há ainda outros recursos, como o envio de mensagens para todos os colaboradores, ou a seleção de um grupo específico, que pode ser criado a partir de "tags" ou rótulos como agrupamentos por setor, por filial ou por cargo. A interface do sistema é simples e intuitiva, e os textos podem ser enviados em formato HTML ou texto plano. É possível programar ainda o envio de avisos de confirmação de leitura e a destruição de mensagens após a leitura.

Outra vantagem da utilização do sistema Sabesim é a possibilidade da organização das mensagens por hora de recebimento e assunto. O editor de textos de mensagem possui um layout amigável e fácil de usar, e ainda permite a publicação de comentários em cada artigo por cada leitor que tiver recebido a mensagem, de maneira colaborativa. Outra proposta baseada na interação e na colaboração oferecido pelo Sabesim é a criação de um Wiki interno da empresa.

Conhecimento colaborativo

O que significa wiki? Basicamente, wiki seria um termo genérico para designar websites colaborativos, em que usuários podiam criar e modificar conteúdos disponibilizados nesses espaços, de maneira simples e rápida. O primeiro software a utilizar essa proposta foi criado nos anos 90, e basicamente era um sistema ou conceito utilizado no universo da programação e da computação. Com o surgimento da Wikipédia em 2001, vários sistemas digitais passaram a utilizar esse modelo de criação e organização de conteúdos.

O software para comunicação empresarial Sabesim também disponibiliza um recurso de Wiki interno para empresas, como forma de facilitar a comunicação corporativa e o acesso a informações institucionais. A proposta desse Wiki organizacional é disponibilizar para gestores e colaboradores dados relevantes, estratégias e ações que sejam de interesse geral, regras da empresa e procedimentos profissionais que precisam estar registrados e disponíveis para todos ou alguns setores específicos. Assim, funcionários poderão ter acesso a processos importantes para o desempenho de suas funções de maneira prática, rápida e transparente, e ainda podem contribuir, acrescentando novas informações, contribuindo para um ambiente profissional mais colaborativo, interativo e responsável. Acesse o site da Sabesim e descubra como tornar a comunicação da sua empresa mais eficiente e produtiva.