Releases 22/05/2015 - 19:55

Cinco razões para utilizar um serviço LAN to LAN


(DINO - 22 mai, 2015) - A complexidade e a sofisticação da web criou a necessidade de serviços que vão além de uma mera conexão compartilhada de internet. Os links dedicados surgiram para atender às empresas e grupos que precisam dimensionar a banda que utilizam em tráfego de dados de modo exato e preciso, além de necessitar de algo estável e previsível em seus negócios.

Mas isso não basta, antes mesmo de a web existir, empresas já possuíam redes locais desenhadas e estruturadas, e mesmo depois que a internet se consolidou como uma ferramenta mundial, essas redes continuaram a ser utilizadas e também atualizadas.

Entretanto, talvez seja a hora de colocar essas várias redes e sistemas locais para "conversar". Isso demanda um bocado de capacidade de tráfego ? é a partir daí que surge o serviço chamado LAN to LAN, um dos serviços do portfólio da Hostfiber e outras operadoras de internet dedicada.

Conheça o serviço LAN to LAN da Hostfiber

A Hostfiber atua nesse mercado permitindo a seus clientes uma contratação com base na velocidade, que pode variar ou sofrer ajustes de forma dinâmica, a depender do volume de uso. Isso é particularmente útil para empresas que, por exemplo, possuem um perfil de maior tráfego próximo a fechamentos trimestrais e anuais, mantendo um fluxo de dados mais baixo no restante do ano.

O LAN to LAN pode ser ajustado a esses picos, fornecendo a rapidez desejada nos momentos de maior utilização, porém reduzindo a banda (e os custos) em meses nos quais o volume de dados não é assim tão alto.

Mas quais são as vantagens de usar esse "canal" para trafegar dados entre redes locais dentro de sua empresa ou corporação? Confira abaixo os diferenciais do serviço LAN to LAN:

Exclusividade - Há dados que apenas devem trafegar entre suas redes internas, de forma direta e sem interferências ou compartilhamento com aqueles dados que são enviados e recebidos diretamente da web, de modo comum e corriqueiro. O serviço de LAN to LAN permite adequar essa via de trânsito de informações às reais necessidades da empresa, sem que o volume de dados trafegados atrapalhe o uso normal da internet e vice-versa.

Segurança - Por muitas razões, para algumas empresas não é nada interessante ter seus dados estratégicos trafegando pela internet, de forma comum, expostos a hackers, tentativas de roubo e adulteração e até mesmo à ação de curiosos. O serviço de LAN to LAN oferece as vantagens de velocidade e facilidade no tráfego de dados apresentadas pela internet comum, em uma boa banda de conexão, sem expor seus dados de forma direta, o que atende, sem dúvida, às necessidades de segurança de empresas maiores, com bancos de dados mais ativos.

Modernização - Por mais que pareçam uma tecnologia "ultrapassada", o fato é que redes locais ainda são necessárias no caso de muitas empresas, que detêm sistemas e softwares próprios, além de possuírem datacenters próprios, com dados confidenciais e estratégicos. Muitas dessas redes foram, com o tempo, modernizadas, e um bom serviço de LAN to LAN para realizar a comunicação de redes distantes é o próximo passo natural em uma arquitetura de dados competente. Em linha com as necessidades de um mundo conectado, o serviço de LAN to LAN transforma suas redes locais em datacenters dinâmicos, que funcionam como uma "internet privada" dentro de sua empresa, sem prejuízos para as operações diárias envolvendo a web em si.

Custos - Trafegar dados em grande volume por meio de links dedicados ou conexões de internet comuns é algo que tem um preço, nem sempre tão amigável. O serviço de LAN to LAN em muitos casos pode reduzir seus custos com o uso de banda, principalmente tornando-os mais previsíveis, um atributo desejável para qualquer grande negócio.

Escalabilidade e rapidez - O fluxo de dados entre redes locais em sua empresa é algo que também pode variar enormemente. Manejando esses dados em uma via separada do serviço de link dedicado ou conexão à internet em sua empresa, por meio de uma ligação LAN to LAN, é possível dimensionar e ajustar a banda utilizada com frequência, evitando gastos excessivos e desperdícios, mas ao mesmo tempo garantindo banda suficiente para as operações realizadas.