Releases 02/10/2015 - 11:18

Brasil é o principal destino do Azeite de Oliva do Chile


São Paulo--(DINO - 02 out, 2015) - Associação que reúne 37 dos principais produtores de azeite de oliva extravirgem chileno, a ChileOliva anuncia que em 2014 o Brasil se tornou o primeiro destino das exportações de azeite de oliva chileno, superando os Estados Unidos, que liderou a lista até o ano passado.

Reconhecido como "ouro líquido", o azeite de oliva extravirgem do Chile é elaborado a partir de azeitonas frescas e saudáveis, através de um processo de produção que busca preservar a integridade da fruta, resultando em um produto de baixa acidez (0,2%) com a qualidade excepcional de um verdadeiro azeite extravirgem. Além da matéria-prima privilegiada, a utilização de novas e avançadas tecnologias favorece a obtenção de um produto de sabor e aroma ímpares, que leva apenas 24 horas para ficar pronto, considerando o tempo entre a colheita e o engarrafamento do azeite.

Com o Deserto do Atacama ao norte, a neve ao sul, a Cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico, o Chile possui uma barreira natural contra pragas nocivas às plantações, o que faz com que grande parte das azeitonas plantadas seja saudável e de alta qualidade. As vantagens geográficas aliadas à tecnologia de ponta resultam em um produto que tem chamado cada vez mais a atenção de consumidores e profissionais da área gastronômica em todo o mundo.

Aproximadamente 70% das plantações de oliveiras chilenas estão destinadas à produção de azeites de oliva de qualidade extravirgem e 30% para produção de azeitona de mesa. Os azeites são monovarietais (elaborados com apenas um tipo de azeitona) ou blends (quando se mesclam mais de dois tipos de frutos). Atualmente, são 24 mil hectares de oliveiras plantadas e uma produção de mais de 17 mil toneladas de azeite de oliva extravirgem entre os meses de maio, junho e julho. As principais variedades cultivadas são Arbequina, Arbosana, Koroneiki, Frantoio, Leccino, Coratina e Picual.

"A ChileOliva iniciou a campanha com o compromisso de investir na qualidade das exportações para surpreender novos públicos e fidelizar os apreciadores do azeite de oliva extravirgem do Chile. Esse foi o primeiro passo para fortalecer nossos laços comerciais com o Brasil continuaremos engajados para manter a crescente expansão da nossa presença no universo gastronômico dos brasileiros", finaliza Oscar Paez, diretor do ProChile Brasil, escritório responsável pelas relações comerciais entre os dois países.

"Acreditamos que a excelente aceitação do azeite de oliva extravirgem do Chile se dê pelas características do produto, que tem baixa acidez, sabores frescos, equilíbrio entre seus matizes picantes e amargas, além, claro, dos benefícios que um bom azeite traz para a saúde. Também é necessário considerar a confiança que o mercado e o consumidor brasileiros têm em nosso país, que é extremamente preocupado com a qualidade dos artigos que produz", resume Gabriela Moglia, gerente geral da ChileOliva.

Em relação a 2013, o aumento foi de 65% no envio dos produtos para o mercado brasileiro, o que reforça o sucesso da campanha promovida após o lançamento, em 2014, da marca setorial Azeite de Oliva do Chile, que tem como principal objetivo demonstrar a qualidade premium do produto e posicioná-lo em canais de varejo e food service, entre a mídia especializada e os consumidores finais.

Dicas e Mitos sobre o Azeite

Ciente de que o consumidor brasileiro exige produtos saudáveis e está sempre à procura de uma boa relação custo X qualidade, a indústria chilena oferece um produto de altíssima qualidade: o Azeite de Oliva Extravirgem do Chile. Usado corretamente, ele entrega propriedades saudáveis e alternativas culinárias particulares. Então, aqui estão algumas dicas e mitos sobre seu uso:

1. Prefira azeites que não tenham aromas de azeitona em conserva: o azeite deve ter sabores frescos e herbáceos e amargor equilibrado, com picor marcado e persistente, mas nunca aromas de azeitonas em conserva. Isso significa que o produto tem um defeito (tulha), o que diminui a sua qualidade, suas virtudes culinárias e nutricionais.

2. Use em todas as suas refeições: o mito diz que o azeite de oliva não é bom para fritura, que para isso deve-se usar o óleo de girassol. No entanto, de acordo com estudos, o azeite suporta bem as altas temperaturas e, por isso, a comida absorve menos gordura durante a fritura, o que se traduz em refeições mais saudáveis.

3. Consuma para cuidar de sua saúde: rico em polifenóis - substâncias que auxilia o sistema digestivo e possui ação antioxidante -, ajuda a prevenir o câncer, de acordo com vários estudos científicos. Também protege as artérias, uma vez que contém um alto teor de substâncias químicas que aumentam os níveis de colesterol bom e reduzem o ruim.

4. Proteja-o da luz: até hoje muitos acreditam que o azeite deve ser armazenado em recipientes claros, no entanto, isso é o prejudica; o azeite precisa ser mantido em recipientes escuros, porque é um produto sensível à luz.

5. Conserve-o bem fechado: além da cor ou transparência da embalagem, é importante que o recipiente esteja bem tampado, preservando, assim, o sabor e as propriedades benéficas à saúde.

6. Benefícios para a saúde: estudos recentes, comparando diferentes estilos de alimentação, têm mostrado que os países mediterrânicos têm maior expectativa de vida e menores taxas de doenças cardiovasculares e câncer do que outros países. Isto é devido à chamada Dieta Mediterrânea, um estilo de comer onde o azeite tem um papel de protagonista.


ChileOliva

Os principais produtores estão agrupados na Associação ChileOliva, com 37 empresas associadas, que concentram mais de 93% de participação na indústria. Atualmente, o Chile possui por volta de 24 mil hectares plantadas e 30 moinhos que produzem mais de 17 mil toneladas de azeite de oliva extravirgem. A colheita acontece nos meses de maio, junho e julho. Mais informações: www.chileoliva.cl.


ProChile

Escritório comercial do Chile no Brasil, o ProChile apoia a promoção das exportações de bens e serviços chilenos, além de contribuir na atração de investimentos estrangeiros e no fomento do turismo do país. Com 40 anos de experiência e uma rede de mais de 50 escritórios comerciais no mundo, o ProChile apoia empresas chilenas a participarem das mais importantes feiras e conferências internacionais, bem como eventos em que empresários de diferentes regiões do mundo se reúnem para estreitarem relações comerciais. Mais informações: http://www.prochile.gob.cl.


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