Releases 13/10/2015 - 11:57

Dia Nacional da Leitura - Pesquisa aponta hábitos de leitura e informação dos paulistanos


São Paulo - SP--(DINO - 13 out, 2015) - Dentro das comemorações dos 75 anos da criação do primeiro curso regular de Biblioteconomia de São Paulo, a FESPSP, através do seu Núcleo de Pesquisa, divulga a pesquisa LEITURA E INFORMAÇÃO NA CIDADE DE SÃO PAULO, próximo ao Dia Nacional da Leitura, 12 de outubro e espera fomentar a discussão, explica a Profa. Valéria Martin Valls, coordenadora do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação. "Esperamos que esta pesquisa possa favorecer a construção políticas públicas que incentivem e favoreçam a leitura e a busca de informações para a construção de uma cidadania plena para o conjunto da sociedade".

A pesquisa foi realizada entre 10 e 22 de junho de 2015, em pontos de fluxo da capital paulista, foram entrevistados 1.287 pessoas que disseram morar na cidade de São Paulo. O intervalo de confiança da pesquisa é de 95% e o erro amostral é de 3 pontos percentuais para baixo ou para cima.

A pesquisa que foi realizada em julho de 2015, revelou que 84% dos paulistanos utilizam meio eletrônicos para se manterem informados, onde a internet é soberana responsável por 60%, 34% através de portais de notícias e 26% a partir de redes sociais, telejornais foram apontados por 24% dos entrevistados como principal fonte de informação, jornais impressos por 10% e rádios com apenas 4%.

Quanto ao hábito de leitura, a pesquisa mostra que 64% dos entrevistados afirmam terem lido pelo menos um livro nos últimos 12 meses, mas apenas 32% citaram algum autor, 45% afirmam não lembrar e 23% não responderam. Em relação ao gênero literário preferido, 39% optam por livros de não-ficção, 35% por ficção, 25% por autoajuda/religioso e 1% por obras infantojuvenis.

Sobre a FESPSP

FESPSP: 82 anos de Reconhecimento

A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) foi criada em 27 de abril de 1933, por iniciativa de pouco mais de uma centena de figuras eminentes da sociedade paulistana.

Orientada desde o início para o estudo da realidade brasileira e para a formação de quadros técnicos e dirigentes capazes de atuar no processo de modernização da sociedade, a FESPSP mantém o cursos de Sociologia e Política, de Biblioteconomia e Ciência da Informação, de Administração e cursos de Pós-Graduação em áreas de Ciências Sociais e afins.

O seu corpo de pesquisadores e docentes se dedica ao ensino e à pesquisa acadêmica e aplicada, reunindo à atividade de produção do conhecimento a capacidade de intervenção, gestão e planejamento, que tem sido a marca de atuação da instituição nos projetos desenvolvidos para os setores público e privado ao longo dos anos.

Visite o portal http://www.fespsp.org.br/index

Website: http://www.fespsp.org.br/index