BETTLACH, Suíça, 28 de setembro de 2015 /PRNewswire/ -- O par de esculturas até então desconhecidas de Michelangelo Buonarroti, datadas de 1494, foi apresentado ao público em uma coletiva de imprensa em 8 de setembro, juntamente com uma explicação do estudo detalhado das esculturas pela "Art Research Foundation (Fundação de Pesquisa da Arte)".
Foto -
http://photos.prnewswire.com/prnh/20150924/270373 Foto -
http://photos.prnewswire.com/prnh/20150924/270374
O estudo analisa a plausibilidade da época de origem dos objetos utilizando métodos técnicos e científicos.
Um relatório de análise dos pigmentos e agentes ligantes foi escrito pelo Professor Dr. Hermann Kühn de Munique. O exame da superfície e a sequência das camadas nos cortes transversais e sua aparência analisada com microscópio provam claramente que as tintas representam a primeira policromia ou a policromia original. Adicionalmente, as análises dos pigmentos e dos agentes ligantes confirmam a época de origem como cerca de 1494 e o país de origem como a Itália. O Prof. Dr. Kühn também escreveu um relatório sobre o estado de preservação dos consoles Atlantese, no qual o par de esculturas é descrito como estando em muito bom estado, levando em consideração que as esculturas de madeira têm mais de 500 anos e ainda estão em sua preservada condição original, incluindo a pintura.
A datação por carbono[14] que foi realizada pelo Dr. G. Bonani do Institute for Particle Physics (Instituto de Física de Partículas) do Swiss Federal Institute of Technology (Instituto Federal Suíço de Tecnologia). A datação da madeira foi realizada utilizando Espectrometria de Massa do Acelerador e mostrou que a data assumida (1494) estava no período de tempo calibrado (dendrocorrigido), com probabilidade de 100%.
Somente quando o período da criação foi provado além que qualquer dúvida a análise no contexto da história da arte foi iniciada e as comparações estilísticas foram feitas com os trabalhos confirmados. No estudo, o assunto dos consoles Atlantes putti foi identificado em 52 casos nos trabalhos autenticados de Michelangelo. Para comparações com o trabalho autenticado no contexto da história da arte, o desenho geral das figuras foi identificado em 71 casos, com 79 paralelos estilísticos da cabeça aos pés feitos em detalhes e documentados em mais de 100 placas fotográficas.
Além disso, foi impossível encontrar um único elemento estilístico nas esculturas que não pudesse ser comparado com o trabalho autenticado. Este fato dissipa qualquer dúvida remanescente de que este par de esculturas é de fato trabalho de Michelangelo.
-Referência cruzada: Fotos disponíveis na AP Images (
http://www.apimages.com) e
http://www.presseportal.ch/de/nr/100058443
Art Research MT GmbH, Geschäftsstelle, CH-2544 Bettlach,artresearchgmbh@bluewin.ch,artresearchfoundation@bluewin.ch
http://www.artresearchgmbh.chhttp://
http://www.artresearchfoundation.chMarietta Thommen+41-798312448
To view the original version on PR Newswire, visit:
http://www.prnewswire.com/news-releases/par-de-esculturas-ate-entao-desconhecidas-de-michelangelo-buonarroti-foi-apresentado-ao-mundo-300148578.html
FONTE Art Research MT GmbH