São Paulo --(
DINO - 25 jun, 2015) - *Por Alexandre Slivnik
A palavra " crise" tem sido um convite para que as empresas repensem a forma como devem levar adiante seus investimentos, principalmente em assuntos ligados a treinamentos de seus colaboradores. Afinal, mesmo em tempos difíceis, trata-se de uma ação estratégica, e que não pode parar porque implica no desenvolvimento profissional e consequentemente, nos resultados futuros das organizações.
Há algumas instituições que optam por palestras, workshops ou até mesmo treinamentos on-line na esperança de que a tecnologia fará o seu papel, encurtando caminhos, aproximando pessoas e reduzindo alguns custos operacionais. Afinal, vivemos em um mundo conectado em que tudo muda diariamente, e os processos organizacionais também.
Devido a todos esses fatores, o treinamento on-line dentro das empresas é bem mais real do que era há alguns anos, porém a escolha por esta "opção" deve ser feita com cuidado.
As necessidades específicas de cada empresa são percebidas e identificadas por indivíduos ou por grupos. Com base nestas informações, é possível traçar ações que possibilitem a melhoria contínua dos treinamentos, tendo em vista a eficácia organizacional. Por exemplo, se a organização precisa melhorar o clima entre seus colaboradores, não adianta apostar exclusivamente no on-line. É preciso ter contato pessoal, pois a experiência prática pode ter um impacto ainda maior para os resultados comportamentais.
Vale lembrar que toda a capacitação presencial abrange também aspectos comportamentais do indivíduo e por essa razão, esses programas passaram também a inserir um conteúdo voltado para o relacionamento interpessoal, afim de que melhore a integração com a organização e, principalmente, que este colaborar passe a vivenciar a cultura da empresa.
Já para um treinamento técnico ou operacional, a internet pode ajudar muito e traz resultados mais impactantes, principalmente pela abrangência e flexibilidade dessa ferramenta.
Mesmo sendo uma modalidade que pode diminuir despesas de forma efetiva, entendo o treinamento como um processo e não como um evento, sendo assim, não podemos simplesmente acreditar que um "evento on-line" seja responsável pela formação do nosso colaborador. É preciso ter cuidado ao utilizar essa extraordinária ferramenta. Por isso, é extremamente necessário pensar estrategicamente nas fases de levantamento das necessidades, aplicação de conceitos e avaliação dos resultados.
A mescla do treinamento presencial e on-line é ainda a estratégia mais poderosa para o desenvolvimento dos colaboradores de uma empresa. O segredo do jogo é saber colocar cada um na medida certa, de acordo com os objetivos traçados.
Alexandre Slivnik é autor do best-seller O Poder da Atitude, sócio-diretor do Instituto de Desenvolvimento Profissional (IDEPRO), diretor-executivo da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). Palestrante e profissional com 17 anos de experiência na área de RH e treinamento, é formado em educação física pela Universidade Mackenzie, com ênfase em qualidade de vida empresarial. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência Disney no Brasil, tendo visitado e estudado profundamente os parques e feito os treinamentos do Disney Institute sobre os temas excelência em liderança, inovação e criatividade, qualidade em serviços e excelência em negócios. Leva periodicamente vários grupos de executivos brasileiros para treinamentos in loco nos bastidores do complexo Disney, em Orlando, nos Estados Unidos, para estudar e ensinar como as empresas podem incorporar a mesma excelência e felicidade, o que é também tema de suas palestras, cursos, treinamentos e seminários. Contatos com o autor:
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