LONDRES--(
BUSINESS WIRE-
DINO - 22 jun, 2015) -
O Comitê Olímpico Internacional irá receber uma premiação no IBC2015 pelo seu trabalho de conservação e administração de seus arquivos audiovisuais através de seu programa de Gestão de Ativos Patrimoniais (PAM). O prêmio se deve ao reconhecimento da abordagem positiva do COI na conservação e disponibilização aos locutores de rádio, pesquisadores e outros profissionais.
Datando desde os primeiros Jogos Olímpicos nos tempos modernos, em 1896, os arquivos audiovisuais do Movimento Olímpico incluem 2.000 horas de filme, 33.000 horas de vídeo, 8.500 horas de áudio e mais de 500.000 fotografias, bem como 2.000 documentos de arquivos e 22.000 imagens de artigos do Museu Olímpico.
"O programa de Gestão de Ativos Patrimoniais do COI tem ajudado a proteger o rico legado do COI ao preservar arquivos históricos da organização e levá-los ao século XXI, disse Christophe de Kepper, Diretor Geral do COI. "Foi nos colocado perpetuar a herança cultural de mais de um século de história olímpica que nossos antepassados nos deixaram como herança. O patrimônio do COI pode resistir agora ao tempo."
Michael Lumley, presidente do júri de premiação do IBC, acrescentou "Este projeto é muito importante por duas razões. Primeiro, assegura que mais de um século de história olímpica esteja preservada para o futuro. Mas talvez ainda mais importante seja atrair o foco da indústria sobre um tema que é muito fácil ignorar.
"Há o risco de nossos arquivos se tornarem inacessíveis, não só devido à deterioração do material, mas também porque os aparelhos para reproduzi-los são obsoletos e virtualmente impossíveis de reproduzir", declarou Lumley. "Locutores de rádio, empresas de produção e qualquer um com um arquivo audiovisual podem se ocupar com o projeto de Gestão de Ativos Patrimoniais para ver um modelo de conservação e acesso. O IBC sente prazer em estar apto a dar atenção a este tema através deste prêmio, bem como reconhecer o excelente trabalho que o COI está empreendendo".
Escala
No início do projeto, arquivistas do COI conduziram um estudo em profundidade e descobriram que, dentro de poucos anos, 50% dos vídeos não seriam reproduzíveis, 20% das fotografias desbotadas não teriam uso e não haveria reprodutores de áudio disponíveis para muitos da coleção. Nos filmes, a deterioração química por "síndrome do vinagre" foi ganhando base, pondo em risco a destruição completa.
Um programa de conservação foi estabelecido, com os principais órgãos de liderança de todo o mundo, contribuindo com suas habilidades exclusivas para a restauração, conservação e digitalização de ativos. Uma equipe de até 40 especialistas (registradores, técnicos, engenheiros, um advogado, um responsável por sites e gerentes de projeto) foi recrutada.
Ao mesmo tempo, um novo sistema digital de gestão de ativos foi implantada, com funcionalidade sob medida às necessidades de um arquivo multimídia verdadeiramente integrado, desde a digitalização de meios físicos até sites e distribuição de bens digitais.
O projeto levou sete anos para concluir, com um total de 100.000 horas de trabalho combinado, incluindo catalogação, indexação, operações técnicas e aquisição de direitos de IP. Cada dia, de 40 a 125 fotos e de 15 a 20 horas de registros foram processadas, cada um com escaneamento, digitalização clara, reparo e correção de cores, conforme necessário.
Hoje, o site de empresa para empresa para arquivos do COI,
"The Olympic Multimedia Library", é visitado por 1.200 profissionais a cada mês, bem como por uma equipe doméstica do COI.
Parceria
O programa PAM do COI foi baseado nas sedes do movimento em Lausanne, Suíça. Os filmes mais valiosos ? um quarto da coleção - foram restaurados, digitalizados e gravados para o novo filme pela Protek nos EUA, e o restante dos filmes limpos e recondicionados pela Reto Kromer na Suíça.
Onde o COI ainda tinha reprodutores de vídeo, seus registros foram digitalizados por si próprios, com formatos mais antigos enviados à Vision Global no Canadá e à Sony na França. As gravações de áudio, bem como metade da coleção de vídeos composta de diversos formatos de vídeos antigos, foram manuseadas pela MEMNON na Suécia e Bélgica. Para lidar com o número enorme de fotografias, as que necessitam de mais trabalho foram manuseadas pela Swiss Institute para a conservação das fotos e o restante foi enviado à Onasia na Tailândia.
A integração dos sistemas digitais de gestão de ativos foi conduzida pela RS2i, com parcerias tecnológicas da Amberfin, Front Porch Digital e Ninsight. A oportunidade foi aproveitada para permitir uma pesquisa conjunta de todos os ativos por uma marcação utilizando uma base de conhecimento comum e única que requereu uma cobertura ontológica de mais de 400.000 termos e conceitos de busca, desenvolvidas pela Mondeca. Os arquivos em papel também foram integrados através do sistema ScopeArchiv, sendo que a gestão de ativos também foi ampliada para incluir cerca de 20.000 objetos de museu em uma solução fornecida pela Zetcom.
O programa PAM pode ser concluído, mas o compromisso do COI com seu patrimônio permanece muito mais como um trabalho em andamento. A cada Jogos de Verão, por exemplo, são adicionadas cerca de 3.500 horas de vídeo e 40.000 fotos.
O prêmio será apresentado como parte da Cerimônia de Premiação do IBC2015, que ocorrerá às 18:30h do dia 13 de setembro, domingo, no auditório do Centro da RAI.
## FIM ##
Sobre a IBC
IBC é o principal evento anual para profissionais envolvidos na criação, gerenciamento e disponibilização de conteúdo de entretenimento e notícias no mundo todo. Atraindo mais de 55.000 participantes de mais de 170 países, o IBC combina uma conferência altamente respeitada e revisada por pares com uma exposição que apresenta mais de 1.500 dos principais fornecedores de tecnologia de mídia eletrônica de última geração e fornece oportunidades de networking sem precedentes.
Para mais informação, visite
www.ibc.org
Descubra mais sobre a Conferência da IBC ?
www.ibc.org/conference
Descubra mais sobre a Exposição da IBC ?
www.ibc.org/discovermore
Descubra mais sobre todo o conteúdo da IBC ?
www.ibcCE.org
Datas da IBC2015:
Conferência: 10-14 de setembro de 2015
Exposição: 11 -15 de setembro de 2015
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Ver a versão original em businesswire.com: http://www.businesswire.com/news/home/20150622006381/pt/
Contato:
IBC
Kelly Hyde, Chefe de Marketing
marketing@ibc.org ou +44 (0) 207 832 4104
Fonte: BUSINESS WIRE