Certificação AQUA-HQE™ reconhece a qualidade ambiental e o uso de tecnologias sustentáveis desde a concepção do Edifício Integrador
Com quase seis décadas de história, a
Fundação Vanzolini concedeu a certificação internacional de sustentabilidade
AQUA-HQE™ para o projeto do Edifício Integrador da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).
O selo atesta a elevada qualidade ambiental do projeto, que adota desde a sua concepção tecnologias inovadoras e materiais sustentáveis para criar uma nova área de convivência no campus, alinhada aos princípios de sustentabilidade ambiental e social.
A entrega da certificação ocorreu durante o evento “Energia em Transição: Desafios da Integração”, realizado em 28 de novembro, data que também marcou a inauguração do Auditório PRO.
No Brasil, a certificação AQUA-HQE™ é uma exclusividade da Fundação Vanzolini. O reconhecimento conquistado pelo projeto do Edifício Integrador chancela o respeito da iniciativa ao meio ambiente e bem-estar dos usuários em todas as etapas, desde a concepção até a futura operação.
Espaço sustentável e colaborativo
Idealizado há 20 anos como um
projeto de pós-doutorado, o Edifício Integrador foi concebido para conectar três edificações do campus da USP, criando um espaço de convivência e colaboração para alunos, professores e funcionários. A sustentabilidade é um dos pilares centrais do projeto, que segue critérios rigorosos para garantir que a eficiência caminhe lado a lado com a sustentabilidade.
Entre os diferenciais do projeto estão o uso de estruturas modulares e de madeira engenheirada (MLC), proveniente de reflorestamento. Este material renovável possui um balanço de carbono negativo, pois captura e armazena CO2 durante o crescimento, contribuindo para mitigar as mudanças climáticas.
Outras inovações incluem a implementação de jardins de chuva e cisternas para reaproveitamento e gestão inteligente da água pluvial, além da reconfiguração dos acessos, priorizando a acessibilidade e a circulação eficiente. Todas essas escolhas refletem uma tendência global de buscar alternativas sustentáveis para reduzir a pegada de carbono na construção civil.
Certificação internacional AQUA-HQE™
Baseada na renomada certificação francesa Haute Qualité Environnementale (HQE), a AQUA-HQE™ foi adaptada pela Fundação Vanzolini para atender às particularidades do clima, da cultura construtiva e da legislação brasileira. O selo combina qualidade de vida, respeito ao meio ambiente, desempenho econômico e gestão eficiente, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
Atualmente, mais de 1.000 edificações no Brasil possuem a certificação, totalizando mais de 20,5 milhões de metros quadrados de área construída.
Sobre a Fundação Vanzolini
Criada em 1967 por professores do Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP, a Fundação Vanzolini é referência nacional em certificações de produtos e sistemas de gestão. A instituição sem fins lucrativos promove o desenvolvimento sustentável e a inovação tecnológica, oferecendo soluções para organizações privadas e públicas.
Entre os serviços prestados, a Fundação Vanzolini avalia e certifica mais de 70 padrões normativos em áreas como Alimentícia, Automotiva, Construção Civil, Saúde, Sustentabilidade e Tecnologia da Informação.
A instituição também integra redes internacionais como a International Certification Network (IQNET) e possui acreditações como a ISQua - The International Society for Quality in Health Care e a Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Inmetro.
Para mais informações sobre a Fundação Vanzolini e seus serviços, acesse o site
vanzolini.org.br.