Releases 19/06/2015 - 13:44

Idosos e Pessoas com Deficiência têm qualidade de vida em Caraguatatuba


Caraguatatuba - SP--(DINO - 19 jun, 2015) - A história de amor de Sueli Costa Machado, de 65 anos, com Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo, começou há seis anos, quando ainda era apenas uma turista. Após ela e o marido, Antonio Humberto Costa Machado, se aposentarem, decidiram, de mala e tudo, morar em Caraguá. Que antes era um sonho, tornou-se realidade.

De acordo com Sueli, que chegou até ser vencedora do concurso de Miss Caraguatatuba da 3ª idade em 2013, a cidade onde morava, não oferece oportunidades para quem está na melhor idade. "Onde vivíamos, não éramos lembrados. Vim para Caraguá por ser uma cidade acolhedora, com muitas atividades. Aqui, participamos de tudo. Pratico ginástica, e quando tem a etapa da Corrida e Caminhada até o Morro do Santo Antonio, também estamos lá. O idoso só fica sozinho e sem nada para fazer, se quiser", afirmou.

Caraguá, que atualmente possui mais de 100 mil habitantes, de acordo com o último levantamento do IBGE em 2010, recebe todo ano, novos moradores. São idosos e pessoas com deficiência que conhecem as oportunidades da cidade e buscam mais qualidade de vida. O município sabe das dificuldades do país e trabalha para oferecer a estas pessoas uma vida com mais saúde, alegria e oportunidades.

Esta escolha também foi feita pela atleta Cristiane de Siqueira, de 45 anos, que tem sequelas de poliomielite na perna esquerda e mora em Caraguá desde 2012. "Sou de Jacareí, mas meu sonho sempre foi morar nesta cidade. Na primeira vez, tentei me inscrever como atleta no site do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Caraguatatuba (Condefi), mas só tinha a modalidade natação. Não desisti e vim assim mesmo, com a cara e a coragem", disse.

Ainda segundo Cristiane, Criss Fox, como é conhecida por todos, Caraguá também oferece muitas oportunidades para pessoas com deficiência. "Aqui somos todos iguais. Não sofremos preconceito e somos muito bem atendidos e recebidos. É mais qualidade de vida com dignidade", afirmou.

Hoje em dia, Criss Fox é atleta nas modalidades dardo, disco, peso e handbike, onde se tornou a 1ª mulher brasileira a competir nesta modalidade no paratriathlon.
Outra atleta, que afirma que Caraguá se preocupa com o bem-estar de todos, é Ellen Cristina Dias Praga, de 30 anos. Morava da cidade desde muito pequena, pratica natação, atletismo, treinamento funcional na Estação Energia-Academia Inclusiva, no Centro, e está sempre na água com a equipe do Praia Acessível, na praia do Centro.

De acordo com Ellen, que tem atrofiamento cerebelar, não há o que reclamar de Caraguá. "Sou muito bem acolhida e atendida. O município tem muito mais recurso que outra cidades", completou.

A população idosa no Brasil cresce a cada década. Assim como o número de pessoas com deficiência. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país possui 23 milhões de idosos, o que significa 11,21%, e 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, ou seja, 23,9%. Em Caraguá, a cidade segue estimativa do país.
Em 2060, a expectativa é que o número de idosos aumente três vezes mais. Este crescimento está relacionado à taxa de fecundidade que estava alta há dez anos. Outro fator importante é a qualidade de vida que melhora com o passar dos anos.

Em relação às pessoas com deficiência, essa porcentagem está relacionada à falta de cuidados com o pré-natal ou a ausência dele, aos inúmeros acidentes, não só com carros ou motos, mas também causados por medicamentos ou erros médicos.

Diversas ações estão dando um rumo diferente na vida dessas pessoas. Alimentação saudável, políticas públicas para os idosos e pessoas com deficiência, academias inclusivas e novas oportunidades.

O sonho possível ? Pensando nesse carinho e na valorização do bem-estar dessas pessoas, Caraguá receberá no segundo semestre o mais novo e moderno Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI), no Jardim Jaqueira, que terá o Centro Dia e o Centro de Convivência.

Com 70% da obra concluída, o espaço, que é inédito na região, um dos poucos no país a atender de modo interdisciplinar, oferecerá atividades de caráter social, educacional, cultural, de esporte, lazer e saúde. Também serão garantidos os direitos, o desenvolvimento de habilidades, a funcionalidade humana, o envelhecimento ativo e a participação social.

Com tantas atividades oferecidas, os idosos e as pessoas com deficiência que pretendem usufruir do espaço estão ansiosos pela inauguração. A miss Sueli é uma delas. "Este novo centro é uma ótima iniciativa. Será tudo de bom. Com grandes ideias que valorizarão a nossa vida e o nosso bem-estar", disse.

A atleta Ellen, já comunicou a família que pretende participar de todas as atividades que serão oferecidas. "Espero poder praticar mais exercícios ainda", afirmou.
Já a 1ª mulher a praticar handbike, Criss Fox, pretende, no futuro, estagiar no local. "Vou iniciar o curso de Educação Física e quero ser Técnica Paraolímpica. Se tudo der certo, vou fazer parte da equipe", completou.

Para a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Malerba, este centro será um divisor de águas. "No CIAPI terá participação social e promoção da capacidade funcional e desenvolvimento humano em um só lugar. Um diferencial para os idosos e pessoas com deficiência", afirmou.

O espaço está em fase de acabamento. Ocupa uma área de 10 mil m² e tem 6.750 m² de área construída. No local, os usuários poderão usufruir de dois serviços específicos ? o Centro Dia e o Centro de Convivência, que funcionarão de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Empresa Inclusiva - Pelo segundo ano consecutivo, a prefeitura de Caraguá promove o concurso "Empresa Inclusiva". As inscrições já estão abertas e vão até o dia 15 de agosto de 2015. Esse concurso foi instituído pela Lei Municipal 2.158, de 25 de abril de 2014.

O "Selo Empresa Inclusiva" será concedido para empresas locais, de diferentes categorias, que se destaquem na implementação de ações de acessibilidade e da empregabilidade de pessoas com deficiência e idosas para inserção no mercado de trabalho, acesso e participação em bens e serviços.

Podem participar do programa estabelecimentos de Comércio e Serviços de Caraguá nas seguintes categorias: microempresa (até nove funcionários); pequeno porte (10 a 49 funcionários); empresa de médio porte (50 a 99 funcionários); e grande porte (acima de 99 funcionários).

O primeiro lugar nas categorias empresa de grande e médio porte receberá R$ 10.000,00 e troféu. O primeiro lugar nas categorias pequena e microempresa receberá R$ 8.000,00 e troféu. O selo poderá ser utilizado nas veiculações publicitárias para promover serviços e produtos da empresa.

Para concorrerem, as empresas devem se inscrever na secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, na Avenida Rio de Janeiro, 860, bairro Indaiá, de segunda a sexta, de 8h às 12h e de 14h às 17h.

Saiba mais no site: www.caraguatatuba.sp.gov.br.