Releases 24/09/2015 - 21:09

XPRIZE e Google anunciam os vencedores da "MOONBOTS", competição anual em CTEM - Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (Science, Technology, Engineering and Math, STEM)


LOS ANGELES--(BUSINESS WIRE-DINO - 24 set, 2015) -
A XPRIZE, líder global em competições de prêmios incentivados, e a Google anunciaram hoje os vencedores do Desafio MOONBOTS 2015, também considerada a "Google Lunar XPRIZE para crianças". Trata-se de uma competição internacional que inspira a próxima geração de exploradores e inovadores do espaço, convidando crianças com idades entre 8 e 17 anos a projetar, criar e programar seus próprios veículos exploradores lunares,com base em uma lenda ou teoria que os inspire sobre a Lua.

No próximo mês, as equipes vencedoras embarcarão em uma viagem única na vida ao Japão para conhecer as equipes oficiais que competem pela premiação Google Lunar XPRIZE de US$ 30 milhões, uma competição global para colocar um robô particular na superfície da Lua.

Pela primeira vez desde a inauguração da MOONBOTS em 2010, a maioria dos membros das equipes vencedoras é do sexo feminino ? quebrando estereótipos nos campos da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (CTEM) dominados normalmente pelos homens. As equipes vencedoras da MOONBOTS 2015, representando três países, são:

  • Equipe GalacTECHs(Tustin, Califórnia) composta por duas meninas e dois meninos com idades entre 8 e 11 anos, que imaginaram um futuro em que seja normal para as pessoas passarem as férias em um resort na Lua.
  • Linked Lunas(Fort Lauderdale, Flórida) composta pelas irmãs gêmeas Hadley e Delaney, com 9 anos. Sua missão é baseada em um conto histórico e em uma teoria científica bastante familiar ? que a Terra já teve luas "gêmeas" que colidiram e se fundiram em uma só.
  • Mecaliks(Cuautitlan Izcalli, México) composta por três meninas com idades entre 9 e 12 anos, que se inspiraram na crença da cultura maia de que o tempo é medido pelas fases da Lua.
  • Moonshot(Brooklyn, Nova York. e Nápoles, Itália) composta por dois primos com 10 e 12 anos que vivem em lugares diferentes do mundo, mas compartilham um interesse pela lua e por como ela aproxima as pessoas ? assim como acontece com suas famílias.
"Além de mostrar engenhosidade e inovação em sua construção e programação robóticas, os quatro vencedores dos prêmios foram criativos e construtivos na forma de interpretar seus 'contos' lunares", disse Chanda Gonzales, diretor sênior da Google Lunar XPRIZE. "Ao mesmo tempo em que cada inscrição era única, todas foram incrivelmente interessantes e trarão inspiração às crianças do mundo todo."

As equipes vencedoras viajarão ao Japão em outubro para se encontrarem com as equipes da Google Lunar XPRIZE, que se reúnem para um encontro entre equipes em Tóquio.

"Ao inspirar e incentivar a juventude de hoje, a MOONBOTS está construindo o caminho para as próximas gerações de codificadores, inovadores, exploradores do espaço e sonhadores", disse Yasemin Denari Southworth, gerente de marketing de marcas da Google. "Temos orgulho de construir a confiança de meninos e meninas ao apoiar sua imaginação e criatividade em um jogo de habilidades que é colaborativo e educativo. Fazendo isso, esperamos eliminar algumas barreiras ambientais e sociais que podem impedir a participação e o progresso do CTEM, especialmente com as meninas."

A competição estudantil, que começou em abril, reuniu 235 equipes de 29 países, que entraram na primeira fase enviando um vídeo ou um texto escrito sobre o que chama sua atenção na Lua. As equipes são compostas de 2 a 4 membros (com idades entre 8 e 17 anos) e uma equipe capitã com 18 anos no mínimo. Um grupo de juízes selecionou 30 equipes para a segunda fase, cada uma delas recebeu um dos três sistemas de plataformas (LEGO MINDSTORMS EV3, VEX IQ, MECCANO Meccanoid G15 KS) para construir e programar uma missão robótica simulada baseada na história que eles haviam enviado na primeira fase. Além disso, eles precisaram fazer uma demonstração aos juízes, com transmissão ao vivo pela internet, contribuindo para a educação CTEM ao compartilharem suas inovações com crianças e adultos de suas comunidades.

Desde 2010, a MOONBOTS desafiou milhares de jovens no mundo todo. Além da XPRIZE e da Google, a parceria na competição inclui: FIRST® LEGO® League, Cogmation Robotics, VEX Robotics Inc., Spin-Master Ltd., the Robotics Education and Competition Foundation (RECF), GeekDad, GeekMom, Robomatter Incorporated e Dexter Industries. Mais informações, incluindo a lista completa dos finalistas, podem ser encontradas em moonbots.org.

Sobre a Google Lunar XPRIZE

A Google Lunar XPRIZE, com premiação de US$ 30 milhões, é uma competição inédita que possui o intuito de desafiar e inspirar engenheiros e empreendedores do mundo todo a desenvolver métodos de baixo custo de exploração espacial robotizada. Para vencer a premiação Google Lunar XPRIZE, uma equipe, financiada de forma privada, precisa colocar com sucesso um robô na superfície da Lua para explorar pelo menos 500 metros e transmitir a exploração para a Terra em vídeos e imagens de alta definição. Para mais informações, visite lunar.xprize.org/.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contato: XPRIZE
Eric Desatnik,310-741-4892
eric@xprize.org Fonte: BUSINESS WIRE