São Paulo e Rio--(
DINO - 13 out, 2015) -
O comércio varejista já anunciou: serão menos vagas este ano. E, com grande número de desempregados, a disputa vai ser maior. Então, como se destacar?
Ana Beatriz Tartuce, consultora da Toolssearch, que já tratou da contratação de mais de 10 mil vendedores para redes de loja, dá as dicas: " sabe a primeira impressão sempre conta? Então, vá para a entrevista vestida de acordo com a vaga que vai disputar. Luxuosa demais para comércio popular pode ter efeito contrário. Já se a loja é de luxo, não precisa exagerar em nada. Mas o cabelo bem cuidado, bem penteado, maquiagem leve para as mulheres, roupa bem passada conta muito, só que nada disso vale sem sorriso no rosto. E olhar perdido nunca tá?"
Concorrência forte? "Ano passado contratei 30 temporários para as 4 lojas da minha rede, porém para este ano, a previsão é de somente 10", afirma Marrer Abed, gerente da Ascona Malhas, rede de lojas que está há mais de 25 anos no Brás, maior polo comercial de roupas do país. Ana Beatriz aponta mais diferenciais para ser contratado de cara: " parece óbvio, mas vendedor tem que ter vontade de vender. E essa vontade os recrutadores veem expressas na postura corporal e no jeito de falar. Portanto, peito aberto, movimentos vigorosos e voz firme. Bom vendedor sabe destacar qualidades na medida certa, use isso a seu favor. "
Quer ficar confiante para a entrevista? Dizem que tem um truque que funciona. Faça escondidinho no banheiro, na rua, nunca na frente do recrutador: 30 segundinhos com braços abertos, olhar firme num ponto. Esse exercício não é achismo, surgiu de uma pesquisa. Falando em pesquisa, separe um tempinho antes da entrevista para saber mais sobre a empresa. Dê uma boa olhada nos produtos e separe umas informações importantes. Se a loja é de eletrônicos, precisa ter habilidade para interagir com cada tecnologia. Treine antes.
As vagas vão surgir de última hora: "Geralmente as contratações começam no fim de setembro para início de outubro, porém este ano iremos aguardar para ver o movimento e se houver necessidade, começaremos a fazer as contratações a partir de 15 de novembro, porém em regime de 45 a 90 dias, não mais do que isso", confirma Marrer Abed, Portanto, esteja preparado e não desista de bater na porta. "Insistência mostra força de vontade e esse é certamente um diferencial," ressalta a consultora da Toolssearch.