Releases 05/06/2018 - 11:11

Site para o setor hoteleiro: a peça fundamental na estratégia de marketing digital


Curitiba, PR.--(DINO - 05 jun, 2018) - A nova geração de hóspedes está 100% do tempo conectado e quando estão planejando uma viagem, é na internet que buscam todas as informações, além de comprarem passagens, fecharem pacotes e, claro, reservarem hospedagens.

E para que um negócio hoteleiro consiga mais reservas diretas, o web site é a peça fundamental na estratégia de marketing digital. Isso por que é nele que os visitantes entrarão para obter mais informações e, se visualizarem promoções, benefícios e vantagens, certamente irão concluir a reserva direto com o estabelecimento.

Mas, para que um web site realmente converta as reservas diretas, é preciso se preocupar com vários aspectos. E para ajudar os hoteleiros a se destacarem na imensidão do mundo virtual, a HotelariaWeb reuniu algumas dicas básicas que todo mundo precisa seguir.

1 - Responsividade e Layout
Para começar, o web site deve ter layout voltado para o hóspede, não para as preferências do hotel. Deve ter seu visual clean, atrativo e moderno.
Para isso, é preciso utilizar um design que foi estudado e projetado para reservas, com imagens, descrições, recursos persuasivos e canais de comunicação que facilitem ao máximo para o visitante encontrar as informações e efetuar uma reserva, como explica Roger de Cerqueira Leite, diretor de desenvolvimento da HotelariaWeb.
"E outro ponto que não pode ser esquecido é a responsividade, ou seja, o site deve se adequar à visualização em diferentes tamanhos de tela, já que hoje a maioria das pesquisas na internet já são feitas via mobile", completa Roger.

2 - Canal para Reservas
E para o visitante que quiser fechar uma reserva direta é preciso ter um canal bem acessível.
Pode ser um motor de reservas (sistema integrado ao próprio site), um formulário de solicitação, ou até mesmo o número de WhatsApp para contato.
O principal é estar sempre ativo e atento às mensagens, respondendo rapidamente quando um potencial hóspede procurar o hotel.
"Estabelecer esse canal eficaz pode ser toda a diferença entre receber clientes diretamente pelo seu web site ou vê-los reservando nos intermediários", comenta Thaisy Sluszz, diretora de marketing da HotelariaWeb.

3 - Informações e Imagens
Outro ponto que vem se tornando um diferencial para todo negócio hoteleiro é a forma de apresentar suas informações e imagens.
As descrições de acomodações, instalações, serviços, entre outras informações precisam ser claras, objetivas e detalhadas, transmitindo com nitidez o que o hóspede encontrará no destino.
E, nada melhor que imagens para convencer um hóspede. "Com a realidade virtual melhor a cada dia, fotos em 360 graus, tour virtuais e vídeos de alta definição ajudam o viajante a ter certeza se aquela hospedagem é como ele realmente pensa e deseja, ampliando ainda mais as chances dele fechar uma reserva", explica Thaisy.

4 - Velocidade de Carregamento
E, com viajantes querendo informações instantâneas, alguns aspectos técnicos também precisam ser observados com atenção na criação e hospedagem do site hoteleiro.
Hoje em dia, quem pesquisa uma informação não tem paciência em esperar 1 minuto para obter a resposta. Então o carregamento rápido é fundamental.
Roger explica que "o tempo de abertura do site na web em computadores, por exemplo, deve ser menor que 7 segundos, e em torno de 3 segundos para abrir no celular".
Para conseguir, "é preciso utilizar um sistema leve com CSS otimizado, otimizar também as fotos e imagens para que tenham um tamanho e formato adequado, e usar servidores com a tecnologia mais avançada e com equipe especializada no seu gerenciamento", complementa o gestor.

5 - Google e Trip Advisor
Outro ponto importante em um web site é ele estar integrado aos grandes canais disponíveis, como o Google e o Trip Advisor.
"Esse tipo de integração não gera cobrança de comissões. O Google e TripAdvisor irão, na verdade, auxiliar o estabelecimento a captar mais visitas, bem como a dar mais credibilidade ao local pela divulgação de comentários e avaliações. Assim, para alcançar mais reservas diretas é preciso usar os recursos desses canais de maneira inteligente e focada", esclarece Thaisy.

6 - Recursos Persuasivos
E não há dúvidas que é sempre útil dar aquele empurrãozinho no visitante do site para ajudá-lo a se convencer e tomar a decisão de reservar.
Para isso, usar recursos persuasivos é a melhor opção - e é imprescindível atualmente.
"Utilizar essas recursos mentais pode aumentar a probabilidade do visitante se tornar um hóspede. Há, por exemplo, pop-ups e barras de notificação que podem ser usados como gatilhos para reservas, que mostram promoções, pacotes ou descontos. Vale a pena também apostar em narrativas como a escassez, mostrando que só as primeiras reservas terão desconto, ou que restam apenas dois quartos ou pacotes. A efemeridade também atrai, como a última oportunidade ou oferta por tempo pré-determinado, bem como a reciprocidade com os benefícios VIP e dicas exclusivas", destaca a diretora.

7 - Multidiomas
E para finalizar os itens básicos fundamentais que um site de hotel, pousada ou hostel precisa ter, falamos em outros idiomas.
Com o mundo globalizado e os viajantes tendo maiores oportunidades de conhecer milhares de destinos diferentes, ter o site com a opção de traduzir o conteúdo para outros idiomas é fundamental.
"O inglês e o espanhol são idiomas obrigatórios para tradução, visto que a maioria dos visitantes estrangeiros no Brasil vem de países onde essas línguas são oficiais. Mas, quando possível, agregue o alemão, francês, japonês e chinês. Mercados crescentes de turistas que vêm ampliando no país", finaliza Thaisy.

Para saber mais sobre sites para hotéis, pousadas ou hostels, e descobrir estratégias de marketing digital para atrair mais reservas diretas acesse HotelariaWeb.com.

Website: http://hotelariaweb.com/