Releases 19/09/2016 - 11:44

Plataforma Alfaletrar colabora no desafio de alfabetizar crianças


São Paulo (SP)--(DINO - 19 set, 2016) - A rede municipal de ensino de Lagoa Santa (MG), cidade a 35 quilômetros de Belo Horizonte, desenvolve desde 2007 um sólido programa de formação de professores idealizado por Magda Soares, uma das maiores especialistas em alfabetização do país. A iniciativa tem resultado na melhora dos indicadores educacionais da rede, entre eles, o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que vem crescendo de forma consistente e passou de 4.5 em 2007 para 6.2, em 2015, acima da meta prevista.

Os detalhes do trabalho realizado no município mineiro estão disponíveis para professores e gestores de todo o país a partir de agora, com o lançamento da Plataforma Alfaletrar (www.alfaletrar.org.br), uma iniciativa do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), em parceria com a Fundação Lemann e a Pearson, através de sua iniciativa global do Project Literacy.

A Plataforma contribui para o desenvolvimento profissional de professores e gestores, por meio de vídeos, infográficos, fotos, textos e mediação em cursos online, com teoria e prática sobre alfabetização e letramento de crianças ? um grande desafio brasileiro, previsto na meta 5 do PNE (Plano Nacional de Educação), e uma pauta das eleições municipais.

A Alfaletrar surgiu a partir de aliança do Cenpec com a professora emérita da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Magda Soares, que idealizou e coordenou uma política pública sistêmica de desenvolvimento profissional de todos os alfabetizadores em escolas municipais de Lagoa Santa. Indicadores comprovam o quanto crianças de 5 a 11 anos aprenderam e análises confirmam como a equipe gestora foi fortalecida e os professores, formados e apoiados, no processo.
Desde o início da política de formação, a proficiência dos estudantes da rede municipal cresce de forma significativa. De acordo com análise do Qedu, o percentual de alunos de Lagoa Santa com aprendizagem adequada no 5º ano do Ensino Fundamental em Leitura passou de 48% em 2009 para 61% em 2013. Essa evolução é maior do que a ocorrida no conjunto das redes municipais de ensino no país, cujo crescimento foi de 28% para 32% no mesmo período.

"A Alfaletrar é inovadora porque mostra a execução completa de uma política pública dirigida à melhoria da qualidade da aprendizagem da leitura e da escrita, do ponto de vista do gestor e do professor. Vemos o ciclo inteiro ? concepção, prática, monitoramento e resultados ?, tanto na Secretaria (a gestão), como na sala de aula (a atuação docente)", explica Anna Helena Altenfelder, superintendente do Cenpec. "Essa experiência pode ajudar a desenhar mais políticas bem-sucedidas em outros municípios".

Nessa primeira etapa da plataforma, todos os interessados podem ter acesso a uma grande vitrine do trabalho de Lagoa Santa, com conceitos e instrumentos práticos, por meio de um ambiente interativo e amigável. A segunda etapa, em outubro próximo, oferecerá cursos gratuitos mediados para os professores. Eles poderão aprender sobre três eixos do currículo da língua portuguesa: leitura, produção de texto e sistema de escrita. Haverá ainda compartilhamento das melhores práticas de sala de aula. A terceira etapa, em 2017, será voltada aos gestores e procurará ampliar a experiência de Lagoa Santa, por meio de sua validação no município de Ilhabela (SP), a fim de beneficiar mais cidades que queiram executar políticas públicas de alfabetização e letramento semelhantes.

Acesse a Plataforma Alfaletrar: www.alfaletrar.org.br

"A importância da alfabetização é um debate e uma preocupação imediata no Brasil e no mundo", afirma Luciano Kliemaschewsk, presidente da Pearson. Dados recentes do IBGE apontam que o Brasil ainda tem 600 mil crianças fora da pré-escola e só 11% das crianças têm leitura plena; cerca de 1,7 milhão de jovens acima de 15 anos estão fora da escola; e 13 milhões de jovens acima de 15 anos são analfabetos plenos. "Podemos reverter essa situação por meio de projetos como a Alfaletrar e a iniciativa mundial da Pearson, ambos ligados à geração de oportunidades, desenvolvimento, formação e capacitação continuada de professores em todo o país. A atenção ao educador é o ponto de partida para a mudança da sociedade. A partir de bons modelos, conseguimos pensar em disseminar e replicar as boas práticas em outros municípios e estados", ressalta. A Campanha Mundial de Alfabetização da Pearson acontece simultaneamente em mais de 50 países, incluindo o Brasil, e visa acabar com o risco de uma criança pobre nascer e não ser alfabetizada até 2030.
"A alfabetização é um dos principais desafios enfrentados na tentativa de garantir a aprendizagem de todos os alunos e temos observado uma grande demanda dos professores por materiais e instrumentos práticos que auxiliem neste processo. A plataforma, além de contar com a credibilidade de uma das maiores especialistas no assunto, traz também a oportunidade de darmos escala a uma experiência bem-sucedida", afirma Denis Mizne, diretor-executivo da Fundação Lemann.
Website: http://www.alfaletrar.org.br