São Paulo--(
DINO - 24 nov, 2017) - A Black Friday, que concentra o maior número de vendas em um único dia, acontece hoje (24) em todo o mundo. No Brasil, o feriado de compras acontece desde 2010 e, nestes sete anos, o evento cresceu exponencialmente e conquistou o gosto do brasileiro. Para se ter uma ideia, a primeira edição faturou 3 milhões de reais - nesse ano, a expectativa é que sejam movimentados 2,19 bilhões de reais com mais de 3,1 milhões de pedidos, somente nessa sexta-feira. A data ficou tão popular que transcendeu a última sexta-feira do mês. Boa parte dos varejistas do e-commerce brasileiro está trabalhando com Black Week e até Black November, criando um desafio para a infraestrutura das lojas virtuais do país.
Desde o início de novembro, as lojas que utilizam as soluções do ecossistema da
Rakuten Digital Commerce apresentaram um aumento de mais de 40% em número de pedidos em relação aos outros meses do ano e, a expectativa para hoje, o dia da Black Friday, é que as vendas cresçam mais de 7 vezes em comparação aos dias normais. Mesmo com todas essas variações de vendas e pico no número de acessos, pressionados pelo investimento dos lojistas em todo o mês de novembro, todas as propriedades do ecossistema Rakuten (Plataforma, Pagamentos, Logística e Hub de Marketplaces, um dos únicos que permitia a atualização de preços, estoques e descrições de produtos durante esses dois dias de pico) não apresentou uma indisponibilidade sequer.
Suportar um número tão grande e concentrado de transações exige robustez e tecnologia da plataforma, que já teve sua reputação comprovada durante a venda de todos os ingressos dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, onde entregou e processou sem problemas mais de 107 mil ingressos em menos de 24 horas. Tal nível de serviço só é conseguido pela dedicação da equipe da Rakuten Digital Commerce em garantir a reputação global em atendimento aos seus clientes - o que demanda investimentos apropriados em tecnologia e equipamentos usando arquitetura de Data Centers locais e globais, 24 horas por dia, 7 dias da semana, 365 dias por ano. A companhia não tem terceiros: a equipe é própria, treinada nos centros dos EUA e Japão, e possui suporte técnico interno com mais de 50 profissionais especializados e capacitados em três níveis de atendimento que garantem um atendimento ágil e assertivo.
Para o CEO da Rakuten Brasil, René Abe, outros fatores que distinguem a Rakuten das demais empresas do mercado são as soluções integradas, agregadas de centros de excelência no Brasil, dos EUA e do Japão. Pontos que são custo para os lojistas que usam outras soluções, como a Busca Inteligente, é parte integrante da solução, sem custo adicional. Um grande destaque é a plataforma de pagamentos e fidelidade Rakuten Pay: "A colaboração internacional conjugada com os melhores profissionais de pagamentos do mercado resultou no sistema de pagamento e fidelidade mais seguro, completo e flexível do mercado, com conectividade baseada em APIs, split de pagamentos (incluindo gestão Multi-CDs), checkout transparente, análise antifraude com garantia de chargeback, gestão de recebíveis e conciliação automática", comenta.
Para ajudar os lojistas no que hoje é considerado o maior gargalo do e-commerce nacional e continua sendo um desafio até mesmo para lojas bem estruturadas, a empresa oferece o Rakuten Logistics Gateway, capaz de reduzir até 37% dos custos com frete do empreendedor. Este sistema integra dezenas de operadores logísticos, incluindo os Correios e oferece comparação, cálculo e validação de peso, dimensões e volume, além de rastreamento das encomendas, conciliação financeira dos fretes e impressão de etiquetas diretamente do administrador da loja. E ainda não afeta o fluxo de caixa dos lojistas, já que o pagamento dos fretes vai direto dos compradores para os operadores logísticos automaticamente, sem onerar o caixa dos vendedores.
Só um grupo global como a Rakuten Digital Commerce consegue aliar a diversidade de soluções integradas com robustez, confiabilidade e flexibilidade em forma de um ecossistema que oferece plataforma, pagamentos, gestão da logística, gerenciamento de canais de venda múltiplos (omnichannel e marketplaces) com aumento comprovado do engajamento dos clientes, de maneira personalizada e a um custo muito menor que a média do mercado. A Rakuten Digital Commerce resolve os maiores desafios do e-commerce - integração, controle de fraudes, geração de tráfego e relevância para a loja virtual integradas com o engajamento de seus compradores sempre com estabilidade e segurança.
Sobre a Rakuten Digital Commerce
Única plataforma de comércio eletrônico do país aliada ao maior ecossistema global de internet do mundo, a Rakuten Digital Commerce foi a primeira empresa no Brasil a fornecer tecnologia para lojas virtuais. Atuando desde 1995 quando ainda se chamava Ikeda, a Rakuten Digital Commerce é 100% subsidiária da multinacional japonesa Rakuten Inc., e alia o conhecimento do mercado local às suas soluções de alta performance em Comércio Eletrônico, Inteligência Artificial, Fintechs, Marketing Digital e Economia Compartilhada de suas propriedades em todo o mundo. O Grupo Rakuten possui mais de 14 mil colaboradores e atua em 29 países e regiões e leva sua marca globalmente sendo o Patrocinador Global do time espanhol de futebol do FC Barcelona e do atual time de basquete campeão da NBA americano, o Golden State Warriors. No Brasil, além de plataformas para grandes operações de comércio eletrônico, como Le Postiche, Panasonic e Hope, entre outras, a companhia empodera também o pequeno e médio lojista com soluções acessíveis sempre almejando a construir histórias de sucesso empoderando as pessoas e a sociedade através da Tecnologia, Inovação e a Internet.
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