São Paulo--(
DINO - 24 nov, 2017) - Motivar e incentivar seus colaboradores são desafios constantes às empresas, já que o universo corporativo se mostra cada vez mais dinâmico e competitivo. Além disso, acompanhar a ágil evolução no que diz respeito à inovação não é apenas desejável, mas uma questão de sobrevivência em um mercado interconectado.
Rogério Góes, CIO da MFM, empresa de soluções digitais com enfoque nas áreas de crédito e cobrança, tem o desafio de inovar a cultura de desenvolvimento da empresa por meio da adoção de novas tecnologias e da criação de um novo método de desenvolvimento de softwares, além de aplicar inovação em todos os demais processos da empresa, transformando a forma em que cada colaborador executa suas tarefas.
A MFM Labs, sua primeira iniciativa, nasceu para criar o novo software de cobrança em SaaS (Software as a Services) para as assessorias que fazem negociações de dívidas e, desta forma, facilitar a vida de credores e inadimplentes. A MFM Labs uniu uma equipe composta por colaboradores de diversas áreas da empresa, todos com alto conhecimento no processo de cobrança, perfil flexível e disposição para aprender.
Seguindo o ideal de espalhar a cultura de inovação por toda a empresa, o executivo também desenvolveu o Fórum de Ideias: uma campanha para estimular inovação, aprendizado e desempenho de seus funcionários. "A equipe MFM é composta majoritariamente por funcionários da área de TI. Então, o Fórum visou gerar um conhecimento novo para o time, ampliando a visão de como a tecnologia pode ser aplicada para gerar negócios", explica Góes.
E, já que um dos principais valores da MFM é o trabalho em equipe, o foco da campanha foi a integração entre colaboradores, que envolveu a criação de grupos multidisciplinares. Os projetos, por sua vez, foram desenvolvidos dentro dos temas-pilares da empresa, que são:
? Gestão de cobranças
? Recuperação de crédito
? Restabelecimento de consumo
O resultado foi positivo: todas as ideias geradas pelos grupos surpreenderam a gestão da empresa e alguns projetos foram selecionados para implantação em 2018.
Outras iniciativas adotadas foram as novas tecnologias e novos processos implementados. A MFM implantou a cultura de DevOps (união do desenvolvimento e operação de softwares), assim como os testes com robôs no desenvolvimento de sistemas; estabeleceu indicadores-chave de desempenho para medir a produtividade e analisar como a empresa está avançando em seus objetivos; e fez parcerias com grandes players de tecnologia como: IBM, Google e Amazon.
Todas essas mudanças, que ocorreram no segundo semestre de 2017, fizeram com que os colaboradores pensassem mais em alguns processos, identificassem melhorias e ainda se sentissem cada vez mais inseridos na empresa. "É uma troca muito legal de energia e de experiência", comemora Góes.
Website:
http://www.mfmti.com.br