Releases 18/05/2017 - 11:30

Tecnologia inovadora de distribuição chega ao Brasil


São Paulo - SP--(DINO - 17 mai, 2017) - A atuação dos facilities (responsáveis pela gestão de edifícios) cresceu e se profissionalizou muito nos últimos anos. A Associação Brasileira de Facilities (ABRAFAC) estima que o setor emprega aproximadamente 1,3 milhões de pessoas e movimenta mais de R$ 100 bilhões em contratação de profissionais, serviços terceirizados e aquisição de produtos, equipamentos e de sistemas prediais. De acordo com Luciano Brunherotto, presidente da ABRAFAC, a área de Facilities representa hoje a segunda maior linha de investimentos das empresas brasileiras. "Trata-se de uma oferta com ampla demanda, pois conta com serviços de suporte essenciais para a boa gestão de um negócio", declara.

Em paralelo, as atribuições dos facilities também se multiplicaram: garantir o bom funcionamento das instalações, otimizar o uso dos recursos para economizar suprimentos, ter acesso a produtos de bom desempenho, aprimorar o trabalho dos operadores de limpeza, reduzir o impacto ambiental e promover a saúde e bem-estar dos usuários.

Equilibrar todas essas demandas com um controle efetivo de custos configura um desafio permanente para estes profissionais. Para complicar, a ausência de fornecedores de soluções em higiene e limpeza com atuação nacional (e mesmo regional) e as inúmeras demandas não atendidas de clientes há muito pediam uma solução inovadora em distribuição neste segmento.

No exterior, esta resposta foi dada por meio de organizações colaborativas, formadas por uma rede de distribuidores associados. Nos Estados Unidos, a Network é um gigante com cinco décadas de atuação, enquanto sua rede coligada Inpacs cobre Europa, Ásia e Oceania. Juntas, apresentam um faturamento anual de US$ 17 bilhões, com presença em 750 localidades em mais de 50 países.

Este modelo de negócios tem se mostrado eficaz para aprimorar os mercados, trazendo benefícios diretos a todas as partes envolvidas ? clientes, empresas associadas e fornecedores: ganho de escala na aquisição de produtos e serviços, com aumento da eficiência na cadeia de suprimentos e fortalecimento das economias locais; simplificação do processo de compra e gestão; padronização dos produtos, serviços e processos, difundindo as melhores práticas; e criação de novos mercados, com o atendimento de contas corporativas nacionais e internacionais.

O resultado é que este formato de distribuição se tornou a primeira escolha para corporações mundiais que operam em redes e multisites, que buscam unir abrangência geográfica com o cuidado de quem atua localmente em segmentos diversos como edifícios corporativos, redes de alimentação, saúde, educação, varejo e supermercados, hotéis, indústria e serviços.

Por meio da expansão das redes Network e Inpacs para ampliar o atendimento a empresas globais, em 2016 este movimento chegou ao Brasil. Aqui, a ALLIA integra os melhores distribuidores de higiene e limpeza profissional de cada região, e está em vias de se estender para os demais países da América do Sul. "A oportunidade de trocar experiências entre nós, bem como aprofundar os elementos de cooperação em escala global, trará ainda mais benefícios significativos para nossos membros no longo prazo", destaca José Del Pino, CEO da Inpacs.

Para difundir este novo conceito de distribuição ao mercado, a ALLIA estará presente na EXPO FACILITY (principal evento do setor) junto com seu associado RL Higiene, responsável pelo atendimento em São Paulo. A feira ocorrerá nos dias 24 e 25 de maio, no Centro de Convenções Frei Caneca (em São Paulo), e a participação é gratuita.

Mais informações podem ser obtidas nos sites da ALLIA (www.allia.com.br), RL Higiene (www.rl.com.br) e da Expo Facility (www.eventosinfra.com.br/14-Congresso-Infra-Sao-Paulo-2017).

Website: http://www.allia.com.br