Releases 28/10/2013 - 22:01

Legatum Prosperity Index?: prosperidade global aumenta enquanto economias dos EUA e Reino Unido


LONDON, 28 de outubro de 2013 /PRNewswire/ -- O último Legatum Prosperity Index? (Índice de Prosperidade Legatum), que classifica os países de acordo com a riqueza e os fatores de bem-estar gerais, revela que a prosperidade global tem aumentado nos últimos cinco anos, principalmente por meio de melhorias em empreendedorismo, saúde e educação.


A Noruega lidera o ranking geral pelo quinto ano, seguida pela Suíça (2º), Canadá (3º), Suécia (4º), Nova Zelândia (5º) e Dinamarca (6º).


Os EUA (11º) e o Reino Unido (16º) estão enfrentando declínio econômico, caindo quatro e duas posições, respectivamente, neste sub-índice[1]. O Reino Unido também caiu três posições no ranking geral de prosperidade desde o ano passado.


Em seu sétimo ano, o Legatum Prosperity Index? é uma avaliação exclusiva da riqueza e bem-estar globais, avaliando comparativamente 142 países em oito diferentes sub-índices.[1]


Jeffrey Gedmin, presidente e CEO do Legatum Institute, disse: "Desde a primeira edição do Legatum Prosperity Index?, o mundo já viu muitos países experimentarem melhorias contínuas em termos de riqueza e bem-estar."


"Mas não podemos ser complacentes. Questões de guerra, governança e liberdade pessoal continuam atormentando o Oriente Médio e partes da África. As nações líderes não estão isentas, com os EUA e o Reino Unido tendo um desempenho ruim nos últimos anos."


Visão 20:20


Para marcar o progresso global desde o lançamento do índice, o Legatum Institute está destacando vinte países como líderes regionais ou de sub- índice, que deverão subir no ranking até 2020.


Nesta lista estão Bangladesh, que melhorou em sete sub-índices e o Cazaquistão, que subiu sete posições, chegando ao 47º lugar na classificação geral desde 2009.


Trinidad & Tobago e Eslováquia também estão na lista, tendo experimentado aumento de prosperidade e forte crescimento econômico,  dando passos positivos para superar desafios nacionais.


Para conferir a lista completa da "Visão 20:20", visite http://www.prosperity.com/#/media/


As Américas: América Latina em ascensão


A América Latina tem visto um aumento na prosperidade acompanhado de melhorias gerais em sete sub-índices desde 2009. O Paraguai (68º), Trinidad e Tobago (42º) e a Bolívia (86º) mostram as maiores melhorias, enquanto o Uruguai (30º) lidera a sub-região.


O Canadá (3º) lidera o ranking para a região, enquanto os EUA (11º) permanecem fora da lista dos dez melhores.


MENA (Oriente Médio e Norte da África) e África subsaariana: a má governança impede a prosperidade


A queda na pontuação de Governança e os desafios à liberdade pessoal limitam a prosperidade em um número significativo de países.


A Síria (122º) e o Egito (108º) caíram na classificação e até mesmo as nações da África subsaariana melhores colocadas no ranking, como Botsuana (72º), África do Sul (77º) e Namíbia (93º) caíram.


Ásia-Pacífico: a força econômica intensifica a prosperidade


Melhorias no sub-índice de economia têm estimulado os avanços globais na Ásia, com a China (51º), a Tailândia (53º) e a Malásia (44º), experimentando um aumento na prosperidade.


A Índia (106º) caiu na classificação geral, ultrapassada pela primeira vez por Bangladesh (103º). O Paquistão (132º) mostra poucos avanços, prejudicado pelos desafios relacionados à segurança.


Europa: a tendência de duas velocidades continua


A Alemanha (14º) registrou o maior aumento na prosperidade global na Europa desde 2009, ultrapassando o Reino Unido (16º).


A maioria dos países europeus está cada vez mais próspera, fato exemplificado pelas antigas nações comunistas Eslovênia (24º), República Tcheca (29º), Estônia (36º) e Eslováquia (38º).


Notas aos editores


Para obter mais informações ou para marcar uma entrevista com Jeffrey Gedmin, entre em contato com:


Shazia Ejaz+44(0)207-148-5422/ shazia.e jaz@li.com 


Julia Burns+44(0)1273-716-820/ teamlegatuminstitute@manbitesdog.com


[1]  as definições completas dos oito sub-índices podem ser encontradas em http://www.prosperity.com/


Para obter mais informações sobre o Legatum Institute, visite: http://www.li.com/


FONTE  Legatum Institute