Releases 24/03/2015 - 10:01

Aumenta utilização de tubos de aço em oleodutos e gasodutos


(DINO - 24 mar, 2015) - Segundo o senso comum, muitos de nós consideram que qualquer tipo de mercadoria é, geralmente, transportada por caminhões, navios ou trens. Não estamos errados, porém em alguns casos específicos, líquidos e fluídos são transportados em terra de outra maneira completamente diferente: por tubulações e dutos.
Os tubos utilizados em oleodutos e gasodutos exigem cuidados especiais ? precisam ser mais resistentes à abrasão e à pressão e também ser acoplados com rosqueamentos e junções que não permitam vazamentos: as substâncias são sempre transportadas com pressões altíssimas e, ainda por cima, são inflamáveis.
Divisão
Há basicamente dois tipos de tubos usados em larga escala pela indústria de petróleo e gás: o primeiro deles, os tubos OCTG, são usados para exploração e perfuração, enquanto que os chamados tubos de "condução", ou line pipes, são aqueles usados para o transporte e transferência de petróleo, gás e uma infinidade de derivados, entre eles nafta, gasolina, eteno, propeno e muito mais.
O line pipe, ou tubo de condução, é desenvolvido especialmente para suportar grandes diferenças de pressão e temperatura e também para receber em seu interior substâncias tóxicas, corrosivas, abrasivas e ácidas. A Tubonasa oferece dois tipos de tubos redondos de condução, que abrangem as normas técnicas NBR 5580 e NBR 5590.
O primeiro grupo de tubos, sob a norma NBR 5580, abrange a condução de líquidos e fluídos comuns e não corrosivos, como água, ar comprimido, gases em geral e vapores e líquidos não corrosivos. Contudo, os tubos sob a norma NBR 5590 podem ser usados em condições específicas de pressão e corrosão. Chamados também de tubos "schedule", são adequados para usos diversos:
? Caldeiras, aquecedores e condensadores, transportando líquidos e gases em altas temperaturas e pressões altíssimas.
? Indústrias químicas, transportando substâncias tóxicas e abrasivas, muitas vezes também sob pressões muito acima da atmosférica.
? Oleodutos e gasodutos, contendo substâncias altamente inflamáveis e sob grande pressão.
Especialmente para gasodutos, tubos de grande diâmetro costumam ser empregados, tanto em peças com costura (soldadas) ou laminadas sem costura.
Volume
Geralmente obras de gasodutos e oleodutos, mesmo em distâncias relativamente pequenas, demandam um grande volume de tubulações e junções. O mais comum é que esses sistemas de condução se estendam por quilômetros, empregando tubos com diâmetros que podem exceder um metro ou mais.
O gasoduto Brasil-Bolívia, por exemplo, talvez o mais famoso de toda a malha de gasodutos brasileira, possui 3.150 quilômetros de extensão ao todo e é um dos mais longos do mundo. O transporte por dutos elimina a exposição de combustíveis, petróleo e gases, reduz a propensão a acidentes e também oferece enormes vantagens econômicas em relação ao transporte em navios-tanque ou vagões.
Fonte: Tubonasa