Releases 08/11/2016 - 13:35

Campanhas buscam conscientizar condutores levando simuladores de direção ao Salão do Automóvel


(DINO - 08 nov, 2016) - Com o objetivo de informar e sensibilizar os visitantes do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que acontece de 10 a 20 de novembro, a ProSimulador, empresa do Grupo Tecnowise, homologada pelo Departamento Nacional de Trânsito para o fornecimento de simuladores de direção veicular para todo o país, está apoiando o Denatran e o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) na promoção de campanhas que alertam motoristas sobre a importância de adotar posturas responsáveis na condução de veículos. Para isso, os estandes das instituições contarão com simuladores de direção que podem reproduzir situações de risco no trânsito.

A Polícia Rodoviária Federal divulgou que a embriaguez ao volante foi responsável pela morte de 479 pessoas nas rodovias federais em 2015. Isso demonstra que, apesar das campanhas sistemáticas, realizadas ao longo do ano, sobre o risco de misturar álcool e direção, 24,3% dos motoristas assume a direção do veículo após ter ingerido bebida alcoólica. Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Ministério da Saúde e pelo IBGE.

Por esse motivo, o tema é uma preocupação recorrente para o Denatran, que traz a reflexão "Como você dirige depois de um gole?" para o público do Salão do Automóvel. Na ocasião, os motoristas presentes poderão experimentar a sensação de dirigir embriagado, graças ao simulador de direção veicular, que reproduz os efeitos do álcool nas funções motoras e cognitivas do motorista.

Outro grande foco de acidentes de trânsito é a relação entre motociclistas e automóveis. Pelas estatísticas do seguro obrigatório (DPVAT), 40 motociclistas morrem por dia no país. Dentre as principais causas está o chamado "ponto cego", quando uma moto ou outro carro fica "escondido" no ângulo da coluna traseira direita do automóvel. Pensando nisso, o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) lançou a campanha "Blind", para conscientizar os condutores a sinalizar as mudanças de faixas e sempre olhar para o lado.

Na ocasião, estará em exibição no estande do ONSV no Salão do Automóvel um protótipo do simulador de direção veicular para motociclistas. Este equipamento, em breve, servirá para capacitá-los para enfrentar situações adversas e de risco com segurança. A campanha realizada durante o evento permitirá que os condutores de carros tenham a experiência vivida por motociclistas nas ruas diariamente.

"A conscientização sobre os perigos do ponto cego é importante tanto para os motociclistas quanto para os motoristas. Utilizaremos o equipamento para despertar nos motoristas de automóvel a consciência de que esse é um problema grave, mas que pode ser solucionado com uma simples ação de ajuste de retrovisor", explica Paulo Guimarães, diretor técnico do ONSV.