(
DINO - 11 set, 2015) - Coach não pode se limitar a uma área de atuação. É o que defende o master coach Sulivan França, presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC). De acordo com ele, o coach pode ter sua formação acadêmica na área de exatas, por exemplo, e ainda assim ajudar um executivo a atingir metas comumente relacionadas às ciências humanas.
"Em coaching o mais importante no processo de alcançar um objetivo é a metodologia bem aplicada e não a formação ou especialização do profissional", destaca França. O método, segundo ele, é único e bem estruturado podendo ser aplicado para qualquer objetivo e por profissionais das mais diversas áreas com êxito.
"Tudo depende se a metodologia é legitimamente coaching ou se trata de algum tipo de orientação", alerta. "Há muita confusão entre consultoria e coaching, mas são trabalhos bem diferentes. O coach não é um orientador e não é um aconselhador, portanto o trabalho dele depende da excelência na aplicação do método", ressalta.
Com base na afirmação de França é um equívoco definir um especialista no método coaching exclusivamente como coach financeiro, por exemplo, tendo em vista que esse profissional pode organizar estratégias para um indivíduo que queira comprar um carro ao mesmo tempo em que também pode ajudá-lo no relacionamento familiar a partir da mesma metodologia "sem precisar se limitar a coach do amor ou de relacionamentos", como explica França.
Coaching, portanto, é um método de atuação que abrange técnicas estratégicas para promover êxito na busca de objetivos dos mais variados tipos em qualquer área. Já a consultoria está mais ligada à atuação de profissionais que necessariamente tenham especialização na área das metas almejadas.
Website:
http://www.slacoaching.com.br