Releases 11/09/2015 - 10:14

Como elaborar um marketing omnichannel em três passos


(DINO - 11 set, 2015) - *Fernando Rosolem

Multichannel, cross-channel e omnichannel. O sobrenome é igual (channel), mas o primeiro nome mostra que os conceitos são diferentes. O multi refere-se à utilização de todos os canais de uma empresa para engajar o consumidor. O cross reside na criação de uma experiência contínua por meio destes canais. Já o omni pode ser visto como um casamento entre os dois primeiros, resultando em uma experiência consistente graças às preferências coletadas em cada ponto de contato.

Para funcionar, o Marketing Omnichannel exige um profundo conhecimento do público-alvo da empresa em todos os meios ? seja online ou offline. Portanto, o sucesso depende de uma boa coleta de dados para construir os perfis dos usuários. Confira três dicas para elaborar uma campanha bem sucedida:

Colete dados de qualidade ? as empresas estão incorporando mais informações de diferentes canais, mas nem sempre quantidade é qualidade. Certifique-se de que estes dados são importantes e interessantes para seu negócio, garantindo que a campanha possa atingir seu objetivo de engajar o consumidor. A melhor maneira de garantir dados confiáveis é checar as informações na entrada. Para ajudar nesta tarefa, existem soluções com recursos de validação em tempo real.

Consolide as informações ? a segunda etapa é a consolidação dos dados e a criação de uma visão única do cliente ? fator mais importante para alcançar o sucesso do marketing omnichannel. De acordo com um relatório da Econsultancy e Tealium, 72% dos profissionais de marketing têm como principal desafio solucionar o problema de fragmentação dos dados. O ideal é recorrer a soluções que identifiquem e façam a duplicação automática para melhorar a eficiência e reduzir o tempo gasto em processos manuais.

Tenha uma estratégia de uso ? é preciso saber o que fazer com os dados coletados. A equipe responsável pela estratégia deve trabalhar com essas informações para garantir que a campanha será efetiva para o cliente.

*Fernando Rosolem é gerente da Serasa Experian Marketing Services