Releases 27/04/2018 - 12:06

Pequenos empreendedores estão esperançosos na recuperação da economia brasileira, reporta Flavio Maluf


(DINO - 27 abr, 2018) - A Sondagem Conjuntural dos pequenos negócios brasileiros é realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com o objetivo de apresentar as perspectivas dos donos de pequenos negócios em relação à economia brasileira e ao seu próprio negócio. Isso para um horizonte de 12 meses. Quatro edições já foram realizadas até agora ? a primeira em junho de 2017, depois em setembro e dezembro do mesmo ano e, mais recentemente, entre 27 de fevereiro e 6 de março de 2018. Esta última envolveu 2.992 empreendedores entrevistados. Quem reporta as informações sobre ela é o presidente das empresas Eucatex, o empresário e executivo Flavio Maluf.

Publicada no início de abril, a verificação desse ano apontou o maior percentual de otimismo já registrado desde que a série foi iniciada. Na primeira edição da Sondagem, em junho de 2017, 31% dos entrevistados acreditavam na recuperação econômica do país. Agora, cerca de 50% dos participantes do estudo estão otimistas em relação ao futuro da economia brasileira.

Flavio Maluf acentua, ainda, que, segundo o Sebrae, esse otimismo certamente ficou maior com a derrubada do veto ao Refis das Micro e Pequenas Empresas (MPE) pelo Congresso Nacional, que aconteceu no último dia 3 de abril ? já após a realização da pesquisa. A medida possibilita às MPEs renegociarem suas dívidas tributárias com a União.

"Os empreendedores de micro e pequena empresa são os heróis da nossa economia. Na crise, seguraram o emprego e até criaram novas vagas, mesmo devendo para a Receita. Agora, com a possibilidade de parcelar os débitos em condições mais aprazíveis, esse otimismo certamente será traduzido em mais investimentos nos negócios e consequentemente, em mais vendas", analisa o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

A Sondagem Conjuntural também verificou que, ao longo da série histórica, os que se mostraram progressivamente mais otimistas em ralação ao futuro da economia brasileira foram os empresários que são optantes do Simples Nacional. Em março de 2018, 48% dos empresários pertencentes a esse regime tributário declararam expectativa positiva, contra 32% em junho de 2017, ressalta Flavio Maluf.

Ainda conforme o estudo, mais da metade de todos os empresários participantes do levantamento, 52%, tem expectativas de que o faturamento de suas empresas melhore nos próximos 12 meses. O presidente das empresas Eucatex reporta que, na avaliação de dezembro do ano passado, esse percentual atingiu 45% dos entrevistados. Em setembro, no entanto, o valor foi ainda mais baixo ? apenas 39,3% dos entrevistados revelaram esperanças nesse sentido, acentua Flavio Maluf.

Sul e Nordeste ? Regiões mais otimistas

De acordo com a Sondagem do Sebrae, o Sul e o Nordeste foram as duas regiões do Brasil que registraram o maior aumento do otimismo ? desde a primeira pesquisa, em junho de 2017 ? em relação à economia do país. Atualmente, ambas apresentam um percentual que chega a 50% de entrevistados que acredita que a economia brasileira vai melhorar nos próximos 12 meses. O empresário Flavio Maluf relembra, contudo, que em junho do ano passado esses percentuais eram praticamente metade dos de hoje ? 26% para o Sul e 28% para o Nordeste.

Website: https://flaviomalufoficial.com