Releases 14/04/2015 - 17:24

ARTEMISIA anuncia startups selecionadas para a primeira turma de 2015 da Aceleradora


São Paulo--(DINO - 14 abr, 2015) - Pioneira na disseminação e fomento de negócios de impacto social no Brasil, a ARTEMISIA anuncia as 10 startups que iniciaram o processo de aceleração em março. A organização seleciona e acelera empresas que oferecem, de forma intencional, soluções escaláveis para problemas sociais da população de baixa renda. Na área da Educação, as selecionadas são Conecta Mundo, Educareer e Sementes Brilhantes; em Saneamento, Ectas Saneamento; na Saúde, Mobilià, Casa Ângela e MedCloud; em Serviços Financeiros, EWally, Controly e Biva. Diferente de anos anteriores ? com predominância de negócios de impacto social com foco em educação ?, a primeira turma de acelerados em 2015 apresenta uma diversificação maior na atuação.

Nos últimos quatro anos, a ARTEMISIA articulou, com o programa Aceleradora, R$ 32 milhões para 59 negócios acelerados; desses, 46% receberam investimento. Em 10 anos de atuação, a organização consolida a expertise em acelerar negócios de impacto social em curto espaço de tempo e potencializar startups para receber investimentos e alcançar resultados econômicos e sociais em larga escala. O programa Aceleradora da ARTEMISIA é hoje o que tem o melhor track record do país.

Entre os critérios da seleção destacam-se negócios criados por empreendedores com intenção genuína de mudar o Brasil para melhor, com histórico de realizações e capacidade para atrair talentos e desenvolver uma equipe consistente para atuar em negócios de impacto social focados em saúde, educação, serviços financeiros, habitação, empregabilidade e tecnologia assistiva. Os produtos e serviços devem ser desenhados para melhorar a qualidade de vida da população de baixa renda.

Segunda Débora Basso, coordenadora de Aceleração da ARTEMISIA, os negócios selecionados na primeira turma de 2015, embora sejam de setores diferentes ? serviços financeiros, educação, saneamento e saúde ?, têm como traço comum a inovação alinhada a oportunidades de mercado. "Nos anos anteriores, o programa Aceleradora contou com uma participação expressiva de negócios de impacto social com foco em educação. Neste ano, notamos o crescimento de ideias inovadoras em serviços financeiros para a baixa renda, que é resultado da regulamentação nacional de meios de pagamentos móveis. Nessa turma, a média de idade do empreendedor é de 40 anos", afirma a executiva.

Débora Basso acrescenta que foram selecionadas empresas com três perfis distintos: as que estão em estágio inicial, que têm que provar a proposta de valor; as mais avançadas, que têm o desafio de afinar o modelo de negócio; e as empresas consolidadas, que encontraram um novo nicho de mercado e estão aprimorando no processo de aceleração, com o apoio da ARTEMISIA, novos produtos e serviços.



NEGÓCIO ACELERADOS . SANEAMENTO

ECTAS SANEAMENTO (Joinville, Santa Catarina) / www.ectas.com.br
Fundada em 2002, a Ectas oferece estações compactas para o tratamento de efluentes domésticos, comerciais e industriais. Na prática, permite o reuso da água para fins não potáveis. Com a mesma tecnologia já desenvolvida, surgiu o MiniTrat (patente em processo); o produto ? que teve apoio do CNPQ e do Instituto Euvaldo Lodi para desenvolvimento ?, pode ser facilmente instalado em uma residência e substitui a fossa séptica com mais eficiência, segurança e preço similar. O MiniTrat compõe uma linha de negócios voltada a famílias que não têm acesso a saneamento.

De acordo com a equipe da Aceleradora da ARTEMISIA, o acesso ao saneamento básico tem alto impacto na saúde e na qualidade de vida. Ao oferecer uma solução prática e acessível, a Ectas contribui para solucionar um dos principais problemas de infraestrutura do Brasil ? e complementa as ações do programa habitacional Minha Casa Minha Vida.


NEGÓCIOS ACELERADOS . EDUCAÇÃO

CONECTA MUNDO (São Carlos, SP) / www.conectamundo.com.br
Fundada em 2011 pelo físico Paulo Mascarenhas, a Conecta Mundo oferece uma solução de ensino híbrido baseada em uma plataforma digital com interface de rede social e oferece para os professores uma formação prática na qual eles criam um projeto por meio de ferramentas digitais e aplicam em sala de aula. Isso permite que a escola consiga incorporar a tecnologia dentro do processo de ensino/aprendizagem de maneira efetiva. A solução foi aprovada pelo Guia de Tecnologias do MEC, e está em uso em escolas públicas, privadas e por meio de uma editora.

Na avaliação da equipe da Aceleradora da ARTEMISIA, o uso de tecnologia em sala de aula não apenas aumenta o engajamento e interesse dos alunos, como permite que desenvolvam competências relacionadas ao uso da tecnologia na vida pessoal e profissional. Além disso, provoca uma mudança de papéis, estimulando o aluno a ser protagonista do próprio aprendizado; o professor, por sua vez, passa a exercer o papel de facilitador.

EDUCAREER (São Paulo) / www.educareer.com.br
Fundada em 2014 pelos empreendedores Daniel Sgambatti e Rafael Pinto, A EduCareer oferece uma solução web mobile para a redução da evasão no ensino superior privado, atacando suas principais causas: para a escolha do curso, oferece um serviço de orientação profissional; para o baixo desempenho, oferece conteúdo de nivelamento; e para a preparação para o mercado de trabalho, oferece oficinas de desenvolvimento de habilidades comportamentais e promove conexão direta.

A conclusão do ensino superior proporciona aumento salarial de mais de 200%. Ao apoiar o aluno a tomar melhores decisões na escolha de carreira ? e ajudá-lo no início do curso com o nivelamento ?, a Educareer reduz o índice de evasão no ensino superior e possibilita melhores oportunidades de crescimento profissional.



SEMENTES BRILHANTES (São Paulo) /
Fundada em 2015 por Glaucia Maciel, a Sementes Brilhantes oferece um programa pedagógico de baixo custo para potencializar o desenvolvimento integral de crianças na primeira infância, composto por kits de brinquedos educacionais, formação dos educadores e manuais de atividades. Este programa está sendo desenvolvido com base na experiência de 14 anos da Steps (www.stepsbabylounge.com.br) e utiliza os princípios da neuroeducação, múltiplas inteligências e linguagens expressivas. O piloto da Sementes Brilhantes terá inicio em 2015 em três creches públicas de São Paulo.

Estudos demonstram que as desigualdades sociais começam na primeira infância. Aos seis anos de idade já é possível perceber grande diferença de desenvolvimento cognitivo entre crianças pobres e ricas. Um desenvolvimento adequado nesse período ? em que o cérebro está em formação ? diminui a probabilidade de pobreza, violência e problemas de saúde, entre outros aspectos da vida. As creches públicas e privadas não possuem um programa pedagógico estruturado para o desenvolvimento integral das crianças.