Releases 02/06/2015 - 15:04

Qualificação Urbana no Largo da Barrinha e Joá


Rio de Janeiro, RJ--(DINO - 02 jun, 2015) - A construção da Linha 4 do Metrô e a duplicação do Elevado do Joá causaram impactos diretos na região e população da Barra. Em resposta a isso, um pedido formal, endossado por várias associações, em audiência realizada com a Secretária Municipal de Urbanismo (SMU), Maria Madalena Saint-Martin, no final de 2014, solicitou ao poder público melhorias e modernizações urbanísticas para a região. Como resultado, surgiu o Projeto de Qualificação Urbana do Largo da Barrinha e Joá, já encaminhado à Secretaria Municipal de Obras pelo Subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Alex Costa, para ser orçado.

Desenvolvido pelo Centro de Arquitetura e Urbanismo (CAU) da SMU, o projeto abrange intervenções nas vias e calçadas do eixo viário principal do bairro, desde a saída da Ponte Itanhangá, até a Praça Desembargador Araújo Jorge, largo central da Barrinha dali se bifurcando rumo a Rua Maria Luiza Pitanga, que receberá um braço de chegada do novo Elevado do Joá e do outro lado subindo a própria Estrada do Joá, que já tem projeto da SMU para ser transformada em estrada cênica.

Ao longo do trajeto está sendo previsto o realinhamento da pista de rolamento para disciplinar o trânsito local, com delimitação de vagas de estacionamento e pista exclusiva de ciclovia na calçada. Também foram previstas novas áreas de estar do tipo mirante, em deck projetado em áreas públicas, resgatando o acesso do pedestre e do ciclista à belíssima vista do espelho d"água da Lagoa da Tijuca.

O projeto também propõe o retorno à forma original da Praça Desembargador Araújo Jorge, com implantação de lombadas em nível para a passagem de pedestres, de modo a valorizar a circulação, a segurança e a acessibilidade naquele entorno, dotado de vários estabelecimentos comerciais. Também foi planejado um tratamento urbanístico e paisagístico com o plantio de árvores e iluminação adequada no largo de acesso comum à Ilha da Coroa, à 16ª Delegacia de Polícia, aos restaurantes e à Igreja.

Na reunião realizada no ano passado, na sede da ACIBARRINHA, com o Coordenador do CAU/SMU, o Subprefeito da Barra e Jacarepaguá e representantes das associações de moradores, além de empresários e comerciantes, foram feitas algumas sugestões ao projeto. Acatadas e devidamente incorporadas à versão final encaminhada no início do ano ao Subprefeito Alex Costa, que por sua vez, encaminhou à Secretaria de Obras para fins de orçamento.