São Paulo--(
DINO - 19 mai, 2016) - Sua empresa já possui resultados de vendas com ações online de sua empresa? Cansado de investir no Google Adwords e não tem o resultado esperado? Ocorre que hoje, principalmente, no marketing digital, grande parte dos empresários acreditam que apenas investimentos em redes sociais, buscadores ou outras ações online resultarão em rápida captação de clientes. Infelizmente, essa não é uma realidade.
"Hoje, ter muitos acessos com certeza é positivo, mas não é reflexo de sucesso. Muitas empresas medem suas áreas de vendas apenas pelo número de novos clientes e suas áreas de marketing digital pelo número de contatos que proporcionam ou de visitantes no site ou fãs no Facebook. Em um comparativo simplista é a mesma coisa que ter um bar que está sempre cheio, mas as pessoas consomem a cerveja do boteco da frente que é mais barato", conta Charles Dal Gallo, CEO da Legions.biz, especialista em Inbound Marketing e Inbound Sales (
http://www.legions.biz/).
Assim, métricas mais visíveis como acessos (visitantes) e vendas devem ser considerados, mas é importante entender que no meio desse caminho existem outros estágios importantes, se tornando para empresas fundamental ter profissionais especializados apenas nessas análises e ações.
"Tenha em mente que nem todos os visitantes chegam a você ou ao seu site com o mesmo interesse, que é o de adquirir o que se vende, mas vai depender de sua ação pré e pós entrada, para que se obtenha sucesso em uma estratégia de marketing digital e vendas. É o que chamamos captura de leads e nutrição de leads", esclarece o especialista. Muitas vezes, por uma falha de captura e encaminhamento, um bom prospecte (Lead) acabam não se tornando clientes.
"Hoje existem vários estágios antes da pessoa se consolidar como um cliente e a transição entre eles formam o que chamamos de funil de marketing digital e funil de vendas, eles são complementares, tem que entender que pode chegar um grande volume de pessoas até você, esse é o topo do funil, mas, para que uma venda se efetive outros processos devem ser feitos ao longo do processo de marketing digital e depois vendas até saírem como clientes", conta Charles Dal Gallo.
Se pudesse resumir em poucas palavras e de forma genérica como tudo isso funciona, seria:
? Funil de Marketing (Inbound Marketing)
o Atração: Etapa para atrair novos visitantes ao seu site: Anúncios em Google Adwords, Facebbok Ads e marketing de conteúdo.
o Converter: Etapa para obter o contato de um prospecte (Lead). Páginas otimizadas para captura, chamamos de Landing Page
o Nutrição de Leads: Etapa para entender melhor o seu contato (Lead), email marketing, marketing de conteúdo, automação de marketing entre outros.
o Oportunidade: Etapa que defini o que deve ser passado para vendas, nem todo mundo que chega até você está preparado para comprar, aqui devemos entender em qual processo de compra o seu potencial clientes está. É o que chamamos de Jornada de compra.
? Funil de Vendas (Inbound Sales)
Existem vários tipos de funil de vendas, vou descrever o mais usual e fácil para iniciar um relacionamento comercial.
o Lead: Verificar se o lead passado pelo marketing digital, funil de marketing digital, é realmente um contato ideal (lead adequado) que possa trabalhar e se já existe algum interesse no seu produto ou serviço.
o Sondagem: Uma primeira abordagem com seu potencial cliente para verificar as oportunidades e desejos. Seu objetivo é entender a necessidade do potencial cliente e verificar se o seu produto é adequado para resolver este problema.
o Proposta: Etapa onde se posiciona como referência, ou autoridade, para resolver o problema do potencial cliente e emissão da proposta comercial.
o Follow up: Etapa de acompanhamento, conhecido as vezes como FUP, acompanhar o processo, saber qual o fluxo de aprovação, quem é o decisor.
o Fechamento: Etapa final do processo, assinar a proposta e contrato.
É claro que existem técnicas e mais detalhes em cada etapa, também envolve estratégias e plano de ação, assim como personalização para cada empresa e tipo de negócio. Mais de uma forma rápida e clara não fugimos disto para ter sucesso nas vendas na Internet, inbound marketing e inbound sales.
Entender a dinâmica presente em todo um processo de captação de cliente pode auxiliar a sua empresa a identificar possíveis pontos de melhoria, além de garantir que os esforços nas ações diárias aumentem a velocidade e a qualidade das suas vendas.
Website:
http://www.legions.biz