Releases 08/04/2016 - 14:20

Ninho automático é destaque na Agrishow 2016


Atibaia - SP --(DINO - 08 abr, 2016) - O Ninho C220 foi desenvolvido para oferecer maior conforto para as matrizes e facilitar na hora da montagem e desmontagem para a limpeza. Segundo o assistente técnico de Engenharia, Cleber de Andrade Alves, com um único tipo de chave, é possível fazer todo o trabalho, garantindo que as aves não sejam contaminadas devido a limpezas mal feitas, além de evitar prejuízos financeiros.
O ninho automático foi desenvolvido para levar mais conforto para as aves, diminuindo os famosos "ovos de cama", ou seja, ovos sujos ou quebrados. A máquina trabalha com um sistema de regulagem da correia simultâneo, este mecanismo faz a regulagem da esteira, depois passa pela mesa de coleta de ovos com pernas de inox com regulagem e sensor de segurança para os ovos não colidirem e trincarem.
Apesar da praticidade para a limpeza do ninho, em hipótese alguma pode-se se descuidar da higienização. Durante a troca de lotes, é necessário realizar a limpeza nas instalações. Tudo para evitar que possíveis micro-organismos (oportunos ou de reinfestações) não comprometam a produtividade do próximo lote. A empresa Weinberger produz escovas para este tipo de limpeza agropecuária, contando com uma grande variedade e além dos modelos personalizados. Contar com material de limpeza adequado é importante para poder diminuir a contaminação dentro da matriz.

Coleta manual x Coleta automática

A coleta automática é uma prática que ajuda os empresários de granjas a diminuir o risco de contaminação, apresentando melhor resultados na eclodibilidade e também mostram menores porcentagens de contaminação bacteriana e fúngica.
Já nos ninhos manuais os índices de aproveitamento para incubação são maiores e os índices de ovos de cama menores. Este estudo foi apresentado foi publicado na PUBVET (Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia) e segundo as conclusões, não há diferença no número de ovos trincados entre ninhos e idades das matrizes.