Releases 05/02/2014 - 12:11

Novo trabalho indica uma possível redução de cinquenta por cento nos eventos cardíacos para pac


SAINT-PREX, Suíça--(BUSINESS WIRE)--5 de Fevereiro de 2014--Um trabalho publicado hoje na European Urology, a publicação oficial da Associação Europeia de Urologia, indica que degarelix (nome comercial: FIRMAGON®), antagonista do hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH), pode reduzir pela metade o risco de eventos cardiovasculares (CV) e óbitos em homens com doença CV (CVD) preexistente em comparação com o tratamento que utiliza os agonistas do hormônio liberador de hormônio luteinizante (LHRH). O relatório foi baseado em uma análise agrupada de 2.328 homens com câncer de próstata de seis estudos prospectivos e randomizados.1

Coautor do estudo Jan Nilsson, MD, Departamento de Ciências Clínicas, Lund University, Suécia, disse: Um estudo recente sugeriu que a doença cardiovascular está entre as causas mais comuns de mortalidade precoce em homens com câncer de próstata avançado, e não o câncer em si.2 Como cardiologista, eu quero que os urologistas estejam cientes disso e considerem o risco CV ao selecionar as opções de tratamento para seus pacientes, pois as análises como esta são um passo positivo no sentido de ajudá-los a fazer isso".

O trabalho intitulado Morbidade Cardiovascular Associada com Agonistas e um Antagonista do Hormônio Liberador de Gonadotrofina relatou que, com relação aos homens com CVD preexistente na visita basal, houve um número significativamente menor de eventos cardíacos vivenciados pelos pacientes que receberam degarelix (6,5%) em comparação com os pacientes que receberam agonistas LHRH (14,7%). O modelo de risco proporcional de Cox mostrou um risco 56% menor de eventos cardíacos ou óbitos durante o ano inicial de tratamento com homens que estavam recebendo degarelix em comparação com homens que estavam recebendo agonistas LHRH (IC 0,26-0,74, p=0,002). A redução de risco absoluta durante o primeiro ano foi de 8,2%, que gerou um número com necessidade de tratamento de 12.

Dentre os homens que não tinham doenças cardiovasculares preexistentes na visita basal, não houve diferença na incidência de óbitos decorrentes de qualquer causa ou incidência de eventos cardíacos. O consumo moderado de álcool e um baixo nível de testosterona sérica basal foram os únicos fatores preditores de menor risco de evento cardíaco ou óbito.

Nos seis estudos prospectivos incluídos na análise, os pacientes com câncer foram randomizados para receber terapia de privação de andrógeno (ADT) na forma de degarelix, antagonista GnRH (1.491), ou de agonista LHRH existente (458 receberam goserelina e 379 receberam leuprolida). A maioria do pacientes (72%) recebeu o tratamento por um ano, enquanto os pacientes restantes foram tratados por três a sete meses. Ambos os grupos de tratamento estavam bem equilibrados nas características basais, por exemplo, medicamentos com estatinas, pressão arterial elevada, diabetes, colesterol e histórico de doença CV. A análise de evento CV baseou-se nos óbitos decorrentes de qualquer causa ou evento CV sério definido como arterial, embólico/ trombótico, cerebrovascular hemorrágico/ isquêmico, infarto do miocárdio ou outras doenças cardíacas isquêmicas.

Laurence Klotz, MD, Departamento de Urologia, University of Toronto, Ontário, Canadá, disse: As terapias de privação de andrógenos desempenham um papel importante no tratamento de homens com câncer de próstata. À medida que essas terapias são mais amplamente utilizadas e por períodos mais longos de tempo, começamos a entender mais sobre o que precisa ser feito para ajudar os pacientes além do tratamento do câncer em si. Eu acredito que essa análise fornece perspectivas que têm o potencial de ajudar os médicos a tratar melhor da saúde cardiovascular dos pacientes em terapia com privação de andrógenos - principalmente os pacientes com doença cardiovascular preexistente".

Os autores do trabalho observaram que essa análise post-hoc dos estudos prospectivos randomizados deve ser interpretada como uma geração de hipóteses e destacam a necessidade de estudos adicionais.

O FIRMAGON® (degarelix) foi aprovado para tratamento de câncer de próstata dependente de hormônio avançado tanto na UE quanto nos EUA em 2009. Hoje, ele está disponível em aproximadamente 40 países de todo o mundo, incluindo um número cada vez maior na Ásia, América Latina e Oriente Médio.

# FIM #

Sobre o FIRMAGON® (degarelix)

O FIRMAGON® tem características químicas e um mecanismo de ação novo diferente das terapias hormonais tradicionalmente usadas. Administrado como injeção subcutânea profunda, o FIRMAGON® reduz rapidamente os níveis de testosterona, bloqueando os receptores de GnRH na glândula pituitária. O bloqueio dos receptores suprime a liberação de hormônio luteinizante e hormônio folículo-estimulante, resultando em uma redução na produção de testosterona pelos testículos, chegando aos níveis de castração em três dias. O câncer de próstata depende da testosterona para seu crescimento e a redução desses níveis proporciona uma diminuição na proliferação de células cancerígenas.

Em estudos clínicos, o FIRMAGON® diminuiu a produção de testosterona de forma rápida e sustentada.3,4,5 O FIRMAGON® também mantém o controle de PSA em longo prazo e reduz o risco de progressão de PSA.6

Em estudos clínicos, o FIRMAGON® geralmente foi bem tolerado. Os efeitos colaterais comuns são afrontamentos, dor e eritema no local de injeção, ganho de peso, nasofaringite, fadiga e dor nas costas.5,7

Sobre o câncer de próstata

O câncer de próstata é a forma mais comum de câncer em homens do mundo ocidental8 e a segunda principal causa de óbitos por câncer em homens de alguns países.9 Cerca de 300 mil novos casos são diagnosticados na Europa todos os anos.10 Mundialmente, este número cresce para 670 mil novos casos. Para obter mais informações direcionadas para a imprensa ou alertas de notícias sobre o câncer de próstata, acesse o site de informações da Ferring em www.ProstateCancerLiving.com

Sobre a Ferring

Com sede na Suíça, a Ferring Pharmaceuticals é um grupo farmacêutico especializado e direcionado para pesquisas ativo nos mercados globais. A empresa identifica, desenvolve e comercializa produtos inovadores nas áreas de saúde reprodutiva, urologia, gastroenterologia e endocrinologia. A Ferring tem suas próprias subsidiárias em 55 países e comercializa seus produtos em mais de 100. Para saber mais sobre a Ferring ou seus produtos, acesse www.ferring.com.

© 2013 Ferring B.V.

FIRMAGON® é uma marca registrada propriedade da Ferring B.V.

Referências:

1 Peter C. Albertson et al. Cardiovascular Morbidity Associated with Gonadotropin Releasing Hormone Agonists and an Antagonist European Urology, Volume 65, Issue 3, Pages 565-573. Available at: http://dx.doi.org/10.1016/j.eururo.2013.10.032

2 Conteduca V, DiLorenzo G, Tartaron A, Aita M. The cardiovascular risk of gonadotropin releasing hormone agonists in men with prostate cancer. An unresolved controversy. Critical Reviews in Oncology/Hematology 2013; 86:42-51.

3 Klotz L et al. BJU Int 2008; 102:1531-1538.

4 Firmagon (degarelix). Resumo das características do produto. Julho de 2013.

5 Tombal B et al. Eur Urol 2010; 57:836-42.

6 Crawford ED et al. J Urol 2011; 186(3):889-897.

7 Van Poppel H et al. Abstract (23.) Euro Urol Suppl 2007; 6(2):28.

8 University of Iowa Hospitals and Clinics. Disponível em: http://www.uihealthcare.com/topics/medicaldepartments/urology/prostatecancer/index.html [acessado em 08 de março de 2013]

9 American Cancer Society. Disponível em: http://www.cancer.org/docroot/cri/content/cri_2_4_1x_what_are_the_key_statistics_for_prostate_cancer_36.asp [acessado em 08 de março de 2013]

10 Male Cancer.org. Disponível em: http://www.malecancer.org/nnm/abouts/leaflets [acessado em 08 de março de 2013]

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Tonic Life Communications
Emma Coughlan
Tel: +44 (0) 7896 075431
emma.coughlan@toniclc.com
ou
Ferring Pharmaceuticals
Patrick Gorman
Tel: +41 (0) 58 301 00 53
patrick.gorman@ferring.com