NOVA DÉLHI--(
BUSINESS WIRE-
DINO - 26 nov, 2015) -
A Índia está a caminho de ultrapassar o meio bilhão de assinantes de telefonia móvel até o final do ano, de acordo com um novo estudo publicado hoje pela GSMA, sinalizando o início de uma nova era para a economia móvel do país. O relatório "A Economia Móvel: Índia 2015" conclui que 13% dos assinantes de telefonia móvel do mundo residem na Índia e que o crescimento de assinantes prevê superar as médias locais e globais ao longo dos próximos anos à medida que o país consolida a sua posição como o segundo maior mercado móvel do mundo, atrás apenas da China. O estudo também destaca como o setor indiano de telefonia móvel está migrando rapidamente para as novas redes, serviços e dispositivos de banda larga móvel, tornando-se em um elemento essencial do programa "Índia Digital" do governo ? que visa proporcionar conectividade de banda larga para todos.
"A Índia é um mercado móvel único onde o ecossistema móvel está desempenhando um papel muito influente na transformação da vida dos seus cidadãos e impulsionando o crescimento econômico", afirmou Alex Sinclair, diretor Geral e de Tecnologia da GSMA. "O mercado está migrando de forma rápida para a tecnologia de banda larga móvel, que está fornecendo uma plataforma para a Índia se transformar em uma sociedade digitalmente forte e conectar muitos milhões de cidadãos à internet nos próximos anos."
Espaço para crescimento e um contribuinte crescente para a economia indiana
A Índia tinha 453 milhões de assinantes de telefonia móvel no final de 2014. A previsão é ultrapassar os 500 milhões até o final deste ano e somar mais 250 milhões de assinantes até 2020 para chegar a 734 milhões, respondendo por quase metade de todo o crescimento de assinantes esperado na região Ásia-Pacífico durante esse período. Este forte crescimento está ligado à taxa de penetração relativamente baixa de assinantes de telefonia móvel na Índia, que era de 36% da população no final de 2014, em comparação com uma média global de 50%. A taxa de penetração de assinantes na Índia está prevista para alcançar os 54% até 2020, à medida que muitos milhões mais de pessoas estão conectadas por celular.
Embora a Índia só tenha lançado os serviços 3G em 2009 e a implementação do 4G esteja em um estágio inicial, a mudança para as redes de banda larga móvel está marcada para ganhar ritmo nos próximos anos. As redes de banda larga móvel (3G/4G) representaram apenas 11% das conexões móveis
1 no país em 2014, mas se espera que somem 42% do total em 2020. Em pouco mais de cinco anos, desde o lançamento das primeiras redes comerciais 3G, as operadoras móveis da Índia estenderam a cobertura de rede 3G a três quartos da população.
Um fator que motiva a migração para as redes de banda larga móvel é a crescente adoção de smartphones, alimentada por uma série de aparelhos de baixo custo, seja a partir de fornecedores internacionais e, cada vez mais, através de um ecossistema nacional de fabricação. Vários fornecedores internacionais de dispositivos criaram instalações de produção na Índia, apoiados pela iniciativa "Fabricado na Índia", que pretende impulsionar a fabricação local. A previsão é de mais de meio bilhão de novas conexões
2 via smartphones entre 2015 e 2020, elevando o total para 690 milhões, acima dos 149 milhões em 2014.
O setor indiano de telefonia móvel também é um vetor essencial de crescimento econômico e criação de emprego. A indústria apresentou uma contribuição total de INR 7,7 lakh crore (US$ 116 bilhões) para a economia indiana em 2014, o equivalente a 6,1% do PIB
3 da Índia. Esta contribuição deve quase dobrar a INR 14 lakh crore em 2020, o que representaria 8,2% do PIB estimado para esse momento. A indústria, direta e indiretamente, apoiou 4 milhões de postos de trabalho na economia indiana em 2014, um número que deve aumentar para 5 milhões em 2020. Ela também colabora de modo significativo para o financiamento do setor público indiano, contribuindo com aproximadamente INR 1,1 lakh crore (US$ 16 bilhões) em 2014 sob a forma de pagamentos de impostos e de leilões de espectro.
A internet móvel é fundamental para uma Índia Digital
O setor de telefonia móvel da Índia está desempenhando um papel crucial na iniciativa "Índia Digital", lançada em julho de 2015, que visa transformar o país em uma sociedade digitalmente forte e proporcionar conectividade de banda larga para todos. Devido à relativa falta de infraestrutura de telefonia fixa, a telefonia móvel já é a plataforma dominante para acessar a internet. O número de pessoas que navegam através de dispositivos móveis cresceu de menos de 100 milhões de assinantes em 2010 para quase 300 milhões no final de 2014.
No entanto, a cobertura da rede e a literacia digital continuam sendo os principais obstáculos para aumentar ainda mais o acesso à internet móvel, uma vez que muitas das comunidades não conectadas da Índia residem em áreas remotas ou zonas rurais. O relatório apresenta uma série de estratégias que ajudará a tapar este "fosso digital" e apoiar a implementação economicamente rentável da banda larga móvel em todo o país. Essas estratégias incluem um aumento na disponibilidade de espectro harmonizado a um preço razoável, bem como uma redução da tributação relacionada com a telefonia móvel ? que servirá para tornar a banda larga móvel mais acessível aos consumidores e maximizar a capacidade das operadoras de telefonia móvel para investir em suas redes. O relatório também destaca a necessidade de adaptar marcos regulatórios para refletir as novas dinâmicas de mercado que trouxeram mudanças para os serviços tradicionais de comunicações móveis.
"O programa "Índia Digital" é uma oportunidade única de o governo e a indústria indiana de telefonia móvel trabalharem juntos em uma agenda comum para transformar o país em uma sociedade e economia digitalmente potentes", acrescentou Sinclair. "Garantir uma banda larga móvel de alta qualidade, amplamente disponível e acessível será fundamental para proporcionar esta visão ambiciosa, o que exigirá um marco regulatório e abordagem ao espectro que incentive o investimento e a inovação."
Para acessar o relatório completo e infográficos relacionados, visite:
http://www.gsmamobileeconomy.com/india-new/.
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Sobre a GSMA
A GSMA representa os interesses das operadoras móveis de todo o mundo, reunindo cerca de 800 operadoras e mais de 250 empresas do amplo ecossistema da tecnologia móvel, incluindo fabricantes de aparelhos e dispositivos, empresas de software, fornecedores de equipamentos e empresas de Internet, assim como organizações em setores industriais adjacentes. A GSMA também realiza os principais eventos do setor, como o Mobile World Congress, o Mobile World Congress de Xangai e as conferências do Mobile 360 Series.
Para mais informações, acesse o site corporativo da GSMA em
www.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter: @GSMA.
1 O total de conexões móveis (cartões SIM ativos, excluindo M2M) na Índia situou-se em 944 milhões em 2014 e deverá aumentar para 1,3 bilhão até 2020. Um único assinante de telefonia móvel pode ser responsável por várias conexões móveis (cartões SIM).
2 Uma conexão de smartphone é definida como um cartão SIM registrado e usado em um dispositivo smartphone. Ele não representa o número de dispositivos smartphone vendidos ou enviados.
3 O PIB inclui as contribuições direta e indireta das operadoras móveis (1,0%); partes relacionadas ? ex.: fabricantes de dispositivos e fornecedores de infraestrutura (1,0%); impacto econômico indireto (0,4%); e melhorias de produtividade (3,7%)
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Fonte: BUSINESS WIRE