Releases 01/07/2015 - 16:58

Série de Webinars Gratuitos da Kickante chega a 10 mil visualizações e fomenta o mercado de crowdfunding no Brasil


São Paulo - SP--(DINO - 01 jul, 2015) - Mais de 700 pessoas já assistiram a quarta edição do Webinar da Kickante, que foi ao ar ontem - 30/06, com o tema "Quais técnicas de arrecadação de fundos que mais funcionam para ONGs?" (http://crowdfunding.kickante.com.br/webinar-tecnicas-arrecadacao). Nesta última edição, o Webinar contou a presença do convidada especial Michelle Braga, Gerente de Relacionamento e One to One do Médicos Sem Fronteiras Brasil. Além da CEO da Kickante, Tahiana D'Egmont, que tem a missão de viralizar as campanhas de arrecadação digital da plataforma liderando um time apaixonado por crowdfunding e arrecadação digital, e da co-fundadora e ChairWoman do Board da Kickante, Candice Pascoal, que traz na bagagem grande experiência na captação internacional de financiamentos para ONGs, como Médicos sem Fronteiras, Cruz Vermelha, WWF, Anistia Internacional, entre outras.

Além do tema principal sobre técnicas de arrecadação de fundos que mais funcionam no Brasil para ONGs, também foram abordados tópicos sobre como a Kickante detém o recorde nacional de número de contribuidores em uma campanha de crowdfunding e os recordes de arrecadação para o 3º setor; vantagens do crowdfunding para as ONGs; e como a Kickante e as maiores ONGs do Brasil estão mensurando os seus resultados.

UM POUCO SOBRE O MÉDICOS SEM FRONTEIRAS:
Criada em 1971 por médicos e jornalistas, MSF também tem o compromisso de chamar a atenção para o sofrimento de seus pacientes e para os obstáculos que impedem a oferta de ajuda. A organização mantém hoje cerca de 380 projetos em 70 países e conta com escritórios em 28 países, incluindo o Brasil. Esse trabalho é realizado por mais de 35 mil profissionais de todo o mundo, que atuam nas áreas médica, logística, administrativa, finanças e comunicação, entre outras. Em 1999, MSF recebeu o prêmio Nobel da Paz. E, ano passado, o MSF arrecadou, no Brasil, R$ 75 milhões e a arrecadação vem crescendo ano a ano. A Organização possui 230 mil doadores. Destes, 170 mil são regulares e contribuem mensalmente.

"Tenha uma pessoa para analisar os dados de doações. Armazenar e analisar os dados dos doadores ajuda a crescer sem desespero." Michelle

BENEFÍCIO DO CROWDFUNDING PARA AS ONGS:
O grande benefício do crowdfunding para as ONGs é a diversificação da forma de arrecadar fundos. Além disso, é sem risco, possui baixo custo e rápido resultado. Diferentemente de outras formas de arrecadação onde é necessário um planejamento prévio de até 6 meses.

Michelle conta que o MSF decidiu optar pelo crowdfunding quando surgiu a Kickante com a opção de campanha flexível, pois toda a doação é importante. Antes, com somente a opção Tudo ou Nada, teríamos que devolver as doações, caso não alcançássemos a meta. Outra vantagem foi o suporte da Kickante, um grande diferencial.

O legal é que, com crowdfunding, a ONG não precisa ter todas as recompensas prontas antes de lançar a campanha. Isto pode ser feito no final, quando já estiver definido o número de contribuidores. A partir daí, a ONG confeccionará o valor exato, evitando o desperdício.

"Mais de 1.100 campanhas de ONGs lançadas na Kickante." Tahiana D"Egmont

VANTAGENS DA KICKANTE PARA AS ONGS:
- Opção de campanha Tudo ou nada e também Flexível: ideal para as ONGs, já que, nesta última opção, a Organização recebe as contribuições mesmo que não tenha atingido a meta de arrecadação da campanha.
- Evento do Bem: o usuário pode criar um evento do Bem e arrecadar fundos para uma das 300 ONGs cadastradas na Kickante
- Clube de Contribuição Mensal: a ONG pode criar uma campanha recorrente em apenas 5 minutos e arrecadar fundos continuamente para seus projetos.
- Suporte de Marketing Gratuito: desde a criação até o lançamento de divulgação da campanha. Daremos todas as dicas para a sua campanha ser um sucesso!
- Planilha com os dados dos Contribuidores: Ao final da campanha, você faz o download da lista com todos os contribuidores, fomentando sua base.
- Follow up administrativo de pagamento: a Kickante entra em contato por email ou por telefone, caso o usuário não finalize uma contribuição.

"Para o MSF, o item mais relevante em uma campanha de crowdfunding é o banco de dados." Michelle

CRESCIMENTO DA ARRECADAÇÃO ONLINE X ARRECADAÇÃO OFFLINE:
- Arrecadação digital cresce 9% ao ano, enquanto que as outras formas de arrecadação juntas crescem apenas 2% ao ano.
- Ganho de escala da arrecadação online, pois a campanha pode atingir o Brasil e o Mundo todo.
- A primeira contribuição de um doador online é quase o dobro do valor de um doador offline (R$ 62 do doador online x R$ 32 do doador offline).
- Os doadores online contribuem com mais frequência.

Veja o vídeo completo do Webinar e confira estas e outras dicas para arrecadar fundos para sua ONG: http://crowdfunding.kickante.com.br/webinar-tecnicas-arrecadacao

O nosso próximo Webinar será sobre Música! E as inscrições já podem ser realizadas através do link http://crowdfunding.kickante.com.br/webinar-tecnicas-arrecadacao. Contamos com a presença de todos vocês no dia 28/07! ;)