Releases 06/07/2015 - 20:59

4ª RCE G100 Reunião de Consenso Econômico


SÃO PAULO, 6 de julho de 2015 /PRNewswire/ -- ANÁLISE - A taxa de juros deve manter-se em patamar elevado, podendo sofrer reduções a partir de 2016. A debilidade da atividade econômica permitirá ao Banco Central iniciar um ciclo de corte de juros no primeiro trimestre do próximo ano. O efeito positivo da desvalorização sobre os setores exportadores apenas se manifestará no médio prazo. No curto prazo, penalizará as importações e produzirá o efeito negativo do aumento de juros sobre crédito, investimento e consumo, agravando a retração nos dois próximos trimestres. O mercado de trabalho se apresenta em deterioração, com elevação da taxa de desemprego e com menor expansão dos salários. A inflação desafia as altas de juros e continuará pressionada em 2015, acima do teto da meta. Refletem os efeitos dos reajustes dos preços administrados, a alta dos impostos e a pressão do câmbio sobre os preços dos produtos importados.



Sob o ponto de vista fiscal, o resultado primário ainda é muito baixo e deverá permanecer assim durante todo ano de 2015, em decorrência da queda na arrecadação produzida pelo fraco crescimento de produto. A dívida interna não deve agravar-se de forma aguda. O endividamento público ainda é baixo e a desvalorização da moeda nacional tem efeito positivo sobre a dívida pública, uma vez que o setor público é credor líquido em moeda estrangeira.


O sistema econômico recuperará parte de sua produtividade em decorrência do ajuste dos salários. As hipóteses de maior ritmo da atividade econômica estão descartadas. Há que se considerar que o investidor externo ainda está receoso, embora mantenha certo entusiasmo pelo Brasil. As medidas não se mostraram capazes de promover o convencimento necessário. Portanto, a depender disso a retomada deve ser lenta.


A grande dificuldade nesse momento é definir uma estratégia que possa quebrar o ciclo de alta de preços tão resistente.


Sobre o G100 Brasil Compõe-se de 100 Membros (Acionistas e Presidentes) efetivos e nomeados, congregando os mais eminentes líderes de nosso País, através dos reconhecidos resultados em suas carreiras, no que tange ao desenvolvimento da sociedade e de suas organizações. Orientado pelas Alianças de Conteúdo com a FGV e ESPM, além de uma ampla rede de Parceiros Estratégicos Nacionais e Internacionais.http://www.g100latam.com


Rodrigo RomeroFounder / President G100


Condução e Revisão: Fractal Consulting e Macob Communications


Para imprensa:MACOB Communications Deborah Jacob ? djacob@macob.com.br (11 9.8925-4970)


(Foto: http://www2.prnewswire.com.br/imgs/pub/2014-09-03/original/2082.jpg)


To view the original version on PR Newswire, visit:http://www.prnewswire.com/news-releases/4-rce-g100-reuniao-de-consenso-economico-300109310.html

FONTE G100 Brasil