Releases 18/05/2016 - 17:46

Tenébrio molitor é alimento nutritivo para pássaros silvestres


São Paulo, SP--(DINO - 18 mai, 2016) - Ficou mais fácil oferecer insetos vivos para alimentar pássaros de estimação. A Safari, empresa especializada na criação e comercialização de insetos vivos, agora distribui tenébrios molitor e tenébrios gigantes para pet shops de todo o país, a fim de facilitar o acesso dos criadores aos insetos.

O tenébrio molitor, ideal para alimentação de pássaros silvestres como curió, trinca-ferro e canário, tem percentual de proteína que chega a 48% e pode ser oferecida tanto para adultos como filhotes (nesse caso, disponibiliza-se os tenébrios na gaiola e a fêmea alimenta os filhotes). Além da proteína, carboidrato, matéria fosfatada e fibras digestíveis completam o teor nutritivo dos tenébrios, o que promove melhores resultados na reprodução dos pássaros e melhor canto dos machos.

Os insetos da Safari são alimentados com uma dista balanceada e completa, proporcionando assim níveis mais altos de nutrientes para seu pássaro.

A Safari disponibiliza no mercado embalagens como 150 unidades de tenébrio molitor, por R$ 20,00. O frasco com 50 exemplares de tenébrios gigantes sai por R$ 30,00. Conservados na embalagem própria e com a alimentação já fornecida, os insetos vivem até 30 dias.

É importante destacar que a criação de pássaros silvestres no Brasil é regulamentada pelo IBAMA e tanto criadores amadores quanto profissionais devem solicitar autorização e registro junto ao órgão nacional. A instrução normativa está disponível no site: https://servicos.ibama.gov.br/phocadownload/legislacao/instrucao_normativa_n_10_de_20_setembro_2011.pdf


Todos os insetos da Safari são produzidos em uma fazenda localizada em Piracicaba, interior de São Paulo. A criação possui Título de Estabelecimento Relacionado, com aprovação do Ministério da Agricultura e responsável por assegurar a qualidade de produtos de origem animal comestíveis e não comestíveis destinados ao mercado interno e externo.

O "cardápio" oferecido pela Safari é composto por: grilo preto (Gryllus assimillis), tenébrio gigante Zophobas morio), tenébrio comum (Tenebrio molitor), barata cinérea (Nauphoeta cinérea) e barata blaberus (Blaberus giganteus). Em breve, a espécie barata madagascar (Gromphadorhina portentosa) também fará parte da produção que, hoje, já soma milhões de insetos.