SÃO PAULO, Nov. 01, 2016 (GLOBE NEWSWIRE) -- Os líderes empresariais da YPO na América Latina relataram níveis crescentes de confiança econômica durante o terceiro trimestre deste ano. O Índice YPO Global Pulse para América Latina, que monitora os níveis de confiança econômica entre os diretores executivos na região a cada trimestre, subiu 1,5, para 55,9 pontos, seu mais alto nível desde outubro de 2014.
A retomada desse sentimento foi impulsionada principalmente por uma perspectiva positiva entre os diretores executivos no Brasil, refletida por um aumento no índice de confiança de 7,7 pontos, indo de 48,9 para 56,6.
Definhando em 38,2 pontos um ano atrás, em um território profundamente pessimista, o Brasil relatou seu quarto aumento consecutivo em confiança nos negócios, agora em seu nível mais alto desde janeiro de 2014. A perspectiva melhorada coincide com uma recuperação regular nos preços do petróleo e no sucesso dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro.
Contudo, nem todos os países relataram crescimentos em confiança econômica durante o terceiro trimestre. A Colômbia caiu em 2,0 pontos, para 57,9, embora ainda mantenha um nível relativamente positivo, e o México desceu 3,9 pontos, indo para 54,9.
A recuperação nos preços do petróleo e o brilho das Olimpíadas do Rio melhoraram a perspectiva para os líderes empresariais no Brasil, disse Tony Ramos, Presidente Executivo da Prin e Presidente Regional da
YPO na Região da América Latina. Os CEOs de toda a América Latina continuarão cuidadosos a respeito das condições empresariais, regional e globalmente, mas buscarão por oportunidades de investimento e crescimento à medida que a economia começa a ganhar ritmo.
Em todo o mundo, o Índice YPO Global Pulse para o terceiro trimestre de 2016 caiu em meio ponto, indo para 59,2. Os níveis mais altos de confiança foram relatados na União Europeia, a qual subiu 2,2 pontos e atingiu 60,7. Logo atrás vieram os Estados Unidos, onde a confiança se manteve estável no terceiro trimestre, registrando um declínio de 0,4 ponto, indo de 60,8 para 60,4. A Ásia caiu 2,9 pontos, ficando com 60,0, enquanto as três maiores regiões econômicas do mundo relataram níveis de confiança distantes em um ponto entre si. Em outros lugares, a confiança no Oriente Médio e Norte da África caiu 2,0 pontos, para 53,9, tornando-se a região mais pessimista do mundo. A África relatou uma perspectiva mais positiva, subindo 1,7 ponto, para 55,5, seu nível mais alto desde julho de 2015.
Principais resultados na América Latina
Perspectiva de vendas e investimento melhora, enquanto emprego cai
Os líderes empresariais na América Latina relataram crescimento nos níveis de confiança em dois dos três principais índices da pesquisa YPO Global Pulse: vendas e investimento fixo. O Índice YPO de Vendas para a América Latina subiu 1,0 ponto, indo para 62,8, enquanto o Índice YPO de Investimento ganhou 1,8 ponto, indo para 56,7.
No entanto, a perspectiva para contratações foi menos positiva, com o Índice YPO de Emprego para América Latina caindo em 1,0 ponto, para 51,5.
Condições econômicas têm previsão de melhora adicional
Os líderes de negócios na América Latina relataram que a economia e os negócios vão melhorar dentro dos próximos seis meses. Quase metade (48%) dos diretores executivos esperam que as condições econômicas melhorem dentro desse período, com uma retomada significativa a partir do segundo trimestre do ano quando apenas 39% previram uma melhora nas condições. Menos que um quarto (19%) dos CEOs acreditaram que o clima econômico se deteriorasse, comparados com os 32% da pesquisa anterior.
Principais resultados no Brasil
Diretores executivos otimistas com as perspectivas para os próximos 12 meses
Os CEOs brasileiros relataram aumento drástico nos níveis de confiança sobre as perspectivas para suas organizações ao longo do próximo ano.
Quase três quartos (73%) dos líderes empresariais previram crescimento da receita no decorrer dos próximos 12 meses, um salto significativo em relação ao trimestre anterior, quando apenas 39% relataram que esperavam aumentar seus volumes de negócios.
A respeito de contratações, 18% dos líderes inquiridos esperavam crescer o efetivo ao longo do próximo ano, com uma vasta maioria (73%) prevendo o mesmo nível de pessoal. Apenas 9% estimaram um corte no tamanho da sua força de trabalho, em comparação aos 20% do trimestre anterior.
Índice de Confiança YPO Global PulseO levantamento eletrônico trimestral, realizado nas duas primeiras semanas de outubro de 2016, reuniu respostas de 1.625 diretores executivos da YPO em todo o mundo, incluindo 119 na América Latina. Visite
www.ypo.org/globalpulse para obter mais informações sobre a metodologia de pesquisa e os resultados em todo o mundo.
Sobre a YPO A YPO é a comunidade global de diretores executivos dedicados a se tornarem Better Leaders through Lifelong Learning and Idea Exchange
TM (Líderes melhores através de aprendizado contínuo e trocas de ideias). Criamos espaços de confiança onde líderes reúnem-se, relacionam-se, compartilham e crescem. A plataforma YPO fornece a mais de 24.000 membros em mais de 130 países representando empresas de setores e tipos diversificados com acesso a oportunidades educacionais extraordinárias, alianças com instituições de liderança e comunidades baseadas em interesses para dar suporte a seus negócios, comunidades e famílias. Para mais informações, visite
www.ypo.org.
Contato:
YPO
Linda Fisk
Escritório: +1 972 629 7305 (Estados Unidos)
Celular: +1 972 207 4298
press@ypo.org