Manaus, AM--(
DINO - 30 mai, 2017) - Muitas pessoas, em algum momento da vida ? felizes, tristes ou simplesmente marcantes ?, já puseram suas emoções no papel em forma de poesias. Nem todos, porém, chegavam a mostrar suas linhas poéticas nem mesmo para familiares ou amigos, seja por timidez ou porque este nunca foi o objetivo. Mas a editora amazonense Casa Literária quer justamente este material "secreto de gaveta" para suas novas antologias poéticas.
A coleção "Poeresia" terá, logo de cara, nada menos que três títulos ? cada um sob tema específico: Amor, Solidão e Boemia. O edital com as regras gerais das três antologias está disponível no site da editora. "Se esses autores de ocasião mantêm essas poesias escondidas, chegou a hora de publicar. Podemos até achar piegas ou fora de tempo, mas qualquer texto escrito sob emoções fortes tem valor atemporal", afirma Mário Bentes, editor da Casa Literária.
De acordo com ele, a proposta da coleção é lançar outros títulos no futuro, sempre com temas pré-definidos que representem sentimentos universais. Bentes adianta, ainda, que a coleção será "transmídia", indo além dos exemplares impressos. "Queremos estampar trechos das poesias em peças exclusivas, como canecas, camisas, quadros. Os livros serão os carros-chefes, mas a poesia não deve se limitar a isso. Queremos esses autores sendo citados e divulgados", promete.
O editor explica que o termo que batiza a coleção ? "Poeresia" ? é a mistura das palavras poesia e heresia que, segundo ele, completam-se. "Somos criados para esconder sentimentos. Então expor o que sentimentos, em forma de verso ou prosa, é uma forma de romper uma tradição, uma crença imutável. Portanto, escrever poesias sobre sentimentos ocultos é uma forma de ser herege", esclarece o editor.
Inscrições gratuitas
As inscrições para o edital são gratuitas e os autores não pagam taxas nem mesmo se selecionados. "A coleção é uma forma de encorajar esses quase autores. Não haverá nenhum tipo de taxa, e os autores selecionados vão receber, a título de direitos autorais, um exemplar impresso para cada poesia sua que eventualmente for publicada. Não teremos quantidade limite para participação. Além disso, os autores poderão adquirir outros exemplares com descontos em relação ao preço de capa", diz o editor.
Cada livro terá, em média, 128 páginas e o formato será brochura, em dimensões padrão (14x21cm). O projeto gráfico é da empresa paulista Project Nine, parceira da Casa Literária e responsável pela elaboração de capas e projetos literários de grandes editoras de todo o país, como Aleph, Faro Editorial, Novo Século e Empíreo.
"Teremos um projeto gráfico incrível, que vai se manifestar tanto nos livros impressos como em todas as mídias físicas em que as poesias forem expostas. Os autores terão orgulho de fazer parte e os apreciadores terão à disposição poesias de novos autores de todo o país", comenta, empolgado, o escritor. "É possível que façamos um sarau de lançamento, convidando os autores para declamar suas próprias poesias", afirma.
Website:
http://www.casaliteraria.com.br/