Releases 04/11/2014 - 10:56

Kurion selecionada pelo Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão para demonstrar a


O projeto amadurecerá o sistema de detriciação modular da Kurion para possível utilização em Fukushima


A tecnologia oferecerá tratamento de trítio alternativo para os operadores da planta comercial de energia nuclear, criando plantas de liberação zero de líquidos


IRVINE, Califórnia, EUA & TÓQUIO, Japão & HOUSTON, EUA--(BUSINESS WIRE)--4 de Novembro de 2014--Kurion, Inc., uma inovadora em gestão de resíduos nucleares e perigosos, anunciou hoje que recebeu um subsídio de 1 bilhão de iene japonês (aproximadamente 10 milhões de dólares americanos) do Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão (Ministry of Economy, Trade and Industry, METI) para demonstrar a tecnologia de remoção de trítio com boa relação custo-benefício para possível utilização em Fukushima. O sistema de detriciação modular da Kurion é uma das três tecnologias aprovadas para o "Projeto de demonstração para testes de verificação de tecnologias de separação de trítio" dentre uma esfera de 182 propostas apresentadas. A Kurion desempenhou um papel ativo na limpeza de Fukushima desde o desenvolvimento de seu sistema de adsorção de césio em 2011 nas semanas que seguiram o terremoto e tsunami que devastaram o local; esse acordo representa o quarto maior projeto da empresa para ajudar o local.


"Estamos honrados por termos sido selecionados pelo Ministério da Economia, Comércio e Indústria para demonstrar a boa relação custo-benefício da tecnologia de detriciação da Kurion", disse o fundador e presidente da Kurion, John Raymont. "Montamos uma equipe de especialistas renomados no mundo todo para monitorar o projeto e comprovar a eficácia, escalabilidade e economia da nossa tecnologia para o tratamento bem sucedido de trítio que se acumula em Fukushima. O projeto de demonstração começará imediatamente e acontecerá nas instalações de detriciação da Kurion."


O desafio do trítio em Fukushima


Hoje há mais de 400.000 toneladas de água contaminada armazenada em tanques em Fukushima, um número que cresce na velocidade de 400 toneladas por dia. Exigiu-se das propostas apresentadas ao projeto de remoção de trítio a capacidade de tratar 800.000 toneladas de água tritiada. A TEPCO (Tokyo Electric Power Company, empresa de energia elétrica de Tóquio) já instalou dois tipos de sistemas para remover os contaminantes da água armazenada: o sistema móvel de processamento da Kurion (Kurions Mobile Processing System, KMPS) e os sistemas de remoção de multi-nuclídeos, conhecidos como ALPS.


Embora o KMPS e os ALPS removam os contaminantes da água, eles não removem trítio. Isso porque a descontaminação de trítio (T) é particularmente problemática: é uma forma especial de hidrogênio que forma a água tritiada (HTO versus H2O), que não se presta à remoção por tecnologias convencionais. Isso se deve ao fato de que, ao invés de o contaminante ser transportado na água em forma suspensa ou dissolvida, a própria molécula de água é modificada. Como resultado, a água tritiada é particularmente difícil de tratar e pode propagar-se facilmente se escapa para o ambiente.


Raymont disse: "Reconhecemos a urgência da situação à medida que água se acumula em Fukushima. Embora a data especificada para a conclusão do projeto seja março de 2016, nosso objetivo é acelerar o projeto de demonstração e fornecer os dados necessários até o final de 2015 para permitir que o METI, a TEPCO e o povo japonês tomem uma decisão informada sobre a contaminação por trítio em Fukushima."


Espaço é outra restrição em Fukushima. O sistema modular da Kurion envolve uma pequena área de cobertura, e pode aumentar rapidamente para processar a água no prazo requerido para minimizar requerimentos de armazenamento adicional.


"A abordagem da Kurion para o tratamento de trítio em Fukushima oferece à TEPCO opção e benefício improváveis: criar uma matéria-prima de hidrogênio para a 'economia de hidrogênio' do Japão e apoiar a Iniciativa de Hidrogênio 2015 do METI de forma a estabelecer o hidrogênio como uma fonte de energia para carros. As 800.000 toneladas de água tritiada em Fukushima gerariam cerca de 90.000 toneladas de H2", disse Raymont.


O desafio de remover trítio de forma econômica


Historicamente, o processo industrial de remoção de trítio da água tem se concentrado na limpeza de "água pesada" altamente contaminada para ser reciclada de volta aos reatores nucleares, como o processo usado para os reatores CANDU. No entanto, esta tecnologia é proibitivamente cara para uso com reatores de água leve. O sistema de detriciação modular da Kurion é uma tecnologia exclusiva e pendente de patente baseada nos avanços do processo combinado de eletrólise e troca catalítica (Combined Electrolysis Catalytic Exchange, CECE) da água pesada. O sistema converte água tritiada (HTO) em hidrogênio gasoso (H2), oxigênio gasoso (O2) e trítio gasoso (HT). Depois separa o trítio (T) para estabilização, permitindo o descarte seguro de correntes limpas de gás de H2 e O2 (por exemplo, revendidos como matéria-prima química, expelidos na atmosfera ou recombinados como H2O).


"A Kurion realiza testes extensos em nosso sistema de detriciação modular usando um simulante da água contaminada nos mesmos níveis de concentração de trítio encontrados em Fukushima", disse Dr. Gaëtan Bonhomme, diretor de tecnologia da Kurion, que comandou a demonstração da tecnologia de detriciação. "Esses testes em água tritiada indicam que o sistema da Kurion isola o trítio com sucesso, reduz o volume de resíduo final de forma significativa, e pode ser levado a uma escala maior para atender o desafio em Fukushima."


Muitas soluções de detriciação atingem com dificuldade o nível adequado de descontaminação começando com níveis baixos de contaminação. A Kurion consegue atingir a descontaminação adequada ajustando certos parâmetros de seu equipamento e de recirculação interna. Como consequência, a Kurion consegue, de forma única, modificar as metas do sistema para atingir os objetivos dos clientes. O sistema não produz nenhum resíduo líquido e concentra o trítio para que o volume pequeno possa ser facilmente descartado.


Aplicações globais para a remoção de trítio no setor nuclear comercial


Bill Gallo, CEO da Kurion, adicionou: "A tecnologia de detriciação da Kurion também possui possíveis aplicações a longo prazo para plantas nucleares comerciais. Conforme amadurecemos essa tecnologia, nosso objetivo é fornecer aos operadores de reatores de água leve pressurizada uma alternativa econômica para a liberação controlada de trítio no ambiente e permitir que eles obtenham um status de liberação zero de líquidos. Isso eliminaria as preocupações da comunidade e fortaleceria o status da energia nuclear como uma fonte de energia limpa."


SOBRE A KURION


A Kurion cria soluções de tecnologia para acessar, separar e estabilizar resíduos nucleares e perigosos com a finalidade de isolá-los do ambiente. O conjunto de tecnologias e capacidades de engenharia da Kurion oferece uma plataforma para enfrentar os mais desafiadores resíduos em todo o mundo. Fundada em 2008, a Kurion é apoiada pelos principais investidores em energia, Lux Capital, Firelake Capital Management e Acadia Woods Partners. A empresa é sediada em Irvine, Califórnia, EUA, e possui instalações em Richland (Washington); Houston (Texas); Loveland (Colorado); Idaho Falls (Idaho) e Tóquio (Japão). Para obter mais informações, acesse www.kurion.com.


O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.




Para a Kurion, Inc.
Katie Wood Znameroski
Fone: +1 (650) 801-7952
Fax: +1 (650) 508-8336
katie.wood@zenogroup.com
www.kurion.com