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DINO - 03 set, 2015) - Na procura por pautas relevantes,
a tecnologia pode ser de grande ajuda para os jornalistas. Por meio do cruzamento de dados, da pesquisa de temas em novas plataformas, as notícias podem ter uma maior fundamentação, atualidade e pertinência, e, consequentemente, um maior impacto em meio ao público. Assim, é possível encontrar conteúdos interessantes em novas ferramentas, indo além de fontes tradicionais e declarações oficiais. Veja aqui algumas sugestões de como ter acesso a novidades e temas relevantes, garantindo novas pautas criativas e inéditas para ajudar o trabalho de jornalistas de diversos segmentos:
- Preste atenção às plataformas de redes sociais e sites de compartilhamento de vídeos. Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, dentre muitas outros, são espaços de discussão de assuntos divulgados pela mídia tradicional, mas cada vez se confirmam como locais de difusão de novos conteúdos, tendências modas, temas de interesse geral ou especifico, que podem gerar pautas relevantes e inéditas para vários segmentos sociais, além de oferecerem notícias mais quentes ("hard news") sobre fatos que estão acontecendo em tempo real e que ainda não chegaram à grande mídia. É possível participar de grupos de discussão, acompanhar perfis públicos de formadores de opinião que são referência. Já no Twitter, é possível realizar buscas para encontrar assuntos mais relevantes e comentados no Trending Topics (TTs), lista automaticamente atualizada com os termos mais publicados e comentados no Twitter, que podem também ser filtrados por países e cidades.
- Busque fontes primárias, que é uma prática tradicional do jornalismo. Para isso, é preciso também sair das redações, entrar em contato com cientistas, pesquisadores, profissionais ligados ao poder público, policiais. Manter contato com esses profissionais, especialmente para pautas que exijam um conhecimento técnico maior, é fundamental para garantir a veracidade e a qualidade da informação, além de ter acesso a assuntos que estão sendo discutidos e devem ser divulgados para a população. Para isso, é preciso organizar uma lista dos contatos das fontes, e entrar em contato regularmente, por e-mail, telefone ou ao vivo. Frequentar congressos, seminários e reuniões públicas também pode facilitar o acesso a essas fontes.
- Use as ferramentas do Google, como o Trends, que apresenta gráficos com os termos e tendências mais buscados, além de mapas de interesse e termos relacionados a buscas específicas. Há também o Alerts, que envia para o seu e-mail pessoal (Gmail) notícias publicadas sobre assuntos especificados por você. Já o Adwords é a ferramenta de anúncios do Google, mas que oferece um sistema de busca de palavras-chaves, mostrando a quantidade de vezes em que determinado termo foi procurado. O Google Reader também é uma opção interessante pois acesso às últimas postagens e notícias publicadas em blogs, sites e portais favoritos, funcionando como um leitor de feeds com assuntos constantemente atualizados. Além do Reader, há o Google News, que busca notícias separadas por categorias, e são selecionadas por algoritmos levam em conta o número de vezes em que determinada publicação foi reproduzida em outros sites.
Outra possibilidade é realizar um cadastro em ferramentas de distribuição de releases como o DINO (Divulgador de Notícias). Nele, o jornalista vai ter acesso a uma grande quantidade de releases, padronizados e segmentados por editorias específicas. É possível receber um newsletter diário com o resumo dos releases e assuntos de sua preferência que foram publicados, incluindo os contatos de assessores de imprensa e de fontes, o que vai facilitar e otimizar a apuração. Além de tudo, o serviço é gratuito para jornalistas e disponibiliza conteúdos de qualidade que irão garantir a produção de notícias interessantes e relevantes para diversos tipos de públicos.