São Paulo--(
DINO - 18 nov, 2016) - A tecnologia é, cada vez mais, algo presente na vida de todos e estar ciente das opções que ela oferece para promover o seu negócio, é imprescindível. A cada dia surgem novas ferramentas que possibilitam a exposição das marcas, e conhecer as possibilidades, pode fazer toda a diferença para a sustentabilidade da empresa. O mundo cibernético, no entanto, ao mesmo em tempo que ajuda, também consegue confundir inúmeros empresários com a infinidade de plataformas e estilos de abordagens utilizadas atualmente.
De acordo com o consultor Marcelo Montone, especialista em Marketing Digital e fundador da Nommad.id, agência paulistana de performance digital, com o avanço da tecnologia, ficar parado no tempo não é mais uma opção. "A cada dia, surgem novas tendências, que elevam as possibilidades com o marketing digital a um patamar imensurável, as empresas que não buscam evoluir com a mesma agilidade do mercado, começam, aos poucos, a fazer parte de um grupo defasado que têm a redução de lucros como algo inevitável. ", contou.
No entanto, engana-se quem imagina que apenas aparecer online é o suficiente. Cada ação digital pede estudo, analise e pesquisa. Antes de entrar 100% no mundo digital é preciso, também, responder a questões como: Quais públicos quero atingir e quais ferramentas e plataformas estão disponíveis?
Pensando em ajudar os empresários, Montone listou cinco tendências do marketing digital para quem busca iniciar o ano com novidades e com o pé direito. As opções já são utilizadas, mas, na visão do especialista, prometem tornar-se indispensáveis no próximo ano. "O mercado, apesar de amplo, é, cada dia mais, restrito àqueles que arriscam, que inovam e que aproveitam as oportunidades, portanto, esse é o momento para se adaptar a um mundo totalmente novo e colher com isso, os louros destinados apenas a quem se destacar."
Confira as dicas:
1. Mobile: Cerca de 70% dos acessos à internet no mundo, é feita através de tecnologia mobile. Mais do que nunca, esse é o momento de investir nesse público e levar o seu produto, cada vez mais, para perto do consumidor. Invista em usabilidade, aplicativos que cativem o público, e fuja do mais do mesmo.
2. Inbound Marketing (Marketing de Atração): A estratégia do inbound é contrária à do marketing tradicional, que visa vender uma marca. Neste caso, a proposta é vender uma ideia que gere a necessidade de determinado produto ou serviço. Para isso, utilize conteúdo atraente para o público, de modo que crie interesse e o faça buscar sua marca de forma voluntária.
3. Content Remarketing: Esta opção atua de forma parecida com o remarketing tradicional, que utiliza as preferências e buscas do cliente para apresentar a publicidade segmentada nos sites que este sempre visita; nesse caso, porém, ao invés de direcioná-lo para o produto, a ação o manda para uma página de conteúdo que ajuda a despertar no público a necessidade adquirir o produto.
4. Snapchat: Muitas marcas ainda não se renderam totalmente às redes sociais, mas elas têm crescido vertiginosamente quando se fala em engajamento. No caso do Snapchat, a ferramenta chegou tímida e muitos ainda nem a conhecem, porém, já se tornou um dos principais canais para a exposição de produtos e serviços.
Os conteúdos permanecem por pouco tempo na rede, isso faz com que a rotatividade seja grande e tanto quem vende, quanto o cliente, conseguem "ir direto ao ponto", com uma eficiência muito maior.
5. Vendas Multiplataformas: É a integração dos canais já existentes, através de soluções que prometem estar disponíveis já nos próximos meses. A possibilidade de fechar um negócio na internet é potencializada quando o consumidor não precisa deixar de lado sua rotina para comprar. Se essa opção existir dentro, por exemplo, de uma rede social, onde o público terá acesso não apenas à publicidade que o redireciona, mas ao botão que, efetivamente, realiza a compra, a taxa de convergência tende a multiplicar-se.
* Sobre Marcelo Montone: Formado pela PUC, com especialização em Marketing pela ESPM e Miami AD School, Marcelo Montone vem há 18 anos pesquisando e se especializando inteiramente em internet e agências digitais. O especialista já atuou em cases de sucesso e atendeu contas importantes como a da Prefeitura de São Paulo, da marca esportiva Penalty, do banco Itaú, da MIP Brasil Farma, da rede Café do Ponto, da marca esportiva Asics e da construtora Tenda. Com pesquisas e técnicas inovadoras, Motone se mostra cada vez mais como um respiro de inovação dentro do mercado de marketing brasileiro.